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Inteligência artificial como vantagem competitiva para o setor atacadista distribuidor em 2021

29 de dezembro de 2020
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O ano de 2020 gerou uma série de alterações nos setores sociais, econômicos e mercadológicos ao redor do mundo, e a transformação digital foi bastante presente ao longo desse período. Com a pandemia de Covid-19, a rotina de profissionais e empreendedores mudou completamente no país e, consequentemente, os hábitos dos consumidores também.

O setor de atacado e distribuição sentiu o impacto das transformações, e precisou contar mais com a tecnologia para inovar seu processo e manter a competitividade.

Apesar de nem todas as empresas estarem preparadas para o futuro, ele já está vindo em direção a nós: então é necessário se preparar para as mudanças ao longo dos processos e, assim, investir em melhores resultados para o seu negócio.

Segundo a pesquisa global do IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, realizada com 350 executivos do Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido – as principais tecnologias de 2021 serão Inteligência Artificial (IA), machine learning, 5G e internet das coisas (IoT). 

E aí, quer saber como a inteligência artificial pode ser uma vantagem competitiva para o setor atacadista distribuidor em 2021? Acompanhe a leitura desse post com a gente e descubra!

1. Aumento de vendas

Com as medidas de distanciamento social, devido à tentativa de diminuir o contágio do novo coronavírus, muitas empresas precisaram encontrar outras formas de vender, a fim de continuar com as portas abertas ao longo desse período.

Entretanto, segundo uma pesquisa da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) – em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração – o setor de atacado e distribuição obteve um crescimento nominal de +4,43%, e em relação a outubro de 2019, o avanço foi de +6,78%. 

A tendência de valorizar os empreendedores locais e o varejo de vizinhança, que cresceu ao longo da pandemia, além do aumento do uso de tecnologia, devem permanecer e estão apresentando ótimos resultados até então.

O uso da Inteligência Artificial tem contribuído bastante nas previsões das entregas, na melhoria do relacionamento com os clientes e fornecedores, além do controle de estoque e finanças também, otimizando os serviços e as vendas de produtos.

2. Preparação para as transformações

De acordo com a pesquisa da IEEE, que contabilizou informações de 2020 em meio à pandemia de Covid-19, 92% dos entrevistados acreditam que sua empresa agora está bem preparada para responder a crises, como uma violação de dados ou um desastre natural, em decorrência a este período.

Segundo quem participou da entrevista, o coronavírus acelerou a adoção da computação em nuvem (55%), a adoção do 5G (52%), tecnologias IA e machine learning (51%), adoções de IoT (42%), realidade aumentada e virtual (35%) e tecnologias de videoconferência (35%).

3. Compras online

Provavelmente, no período da pandemia, você deve ter realizado alguma compra online: isso se tornou ainda mais comum, solidificando a força do comércio eletrônico no país

Por mais que você consiga comprar em apenas alguns cliques, há uma grande estrutura por trás das operações de um e-commerce: os sistemas de inteligência artificial (IA) permitem o completo gerenciamento de dados para melhorar a experiência do cliente e tornar mais assertivos os processos de atacadistas e distribuidores.

Segundo relatório semestral do e-commerce – o Webshoppers edição 42 – elaborado pela Ebit | Nielsen, o crescimento do faturamento nas vendas online nos seis primeiros meses de 2020 foi impulsionado pelo total de 90,8 milhões de pedidos, obtendo um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2019. 

Clique aqui para descobrir como a inteligência artificial pode atuar na empresa B2B e, aqui, para entender o porquê de investir no e-commerce B2B.

Esse movimento do comércio eletrônico brasileiro agilizou outros processos para os empreendedores: ampliação de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica, investimento em ferramentas tecnológicas e melhorias no atendimento e pós-venda.

O Policommerce App é a escolha perfeita para você que deseja modernizar o processo de vendas da sua empresa, reduzindo custos, recuperando clientes e aumentando o seu faturamento. 

Desenvolvido pela Polibras Software, empresa pioneira em sistemas de força de vendas no país, o Policommerce App é uma plataforma simples e intuitiva para você impulsionar seus negócios nos setores de atacado e distribuidor

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