Todo negócio quer vender mais e conquistar novos territórios de vendas. Mas com a concorrência cada vez mais acirrada, como ter destaque no mercado? A grande alternativa é a utilização de dados para guiar as suas estratégias.
As vendas baseadas em dados tornam-se ainda mais preciosas para o segmento B2B, caracterizado por negociações mais demoradas e complexas.
Hoje em dia, facilmente você consegue informações relevantes sobre a sua carteira de clientes com base nas informações fornecidas pelo seu ERP e força de vendas.
O histórico de compras, principais canais de vendas utilizados pelo cliente, marcas mais compradas, periodicidade de compra… tudo isso é relevante para o seu vendedor entender como é a relação do cliente com a empresa.
E como utilizar todos esses dados para vender mais e ampliar os resultados da sua distribuidora? Explicaremos tudo neste artigo.
Vendas baseadas em dados somam diversos benefícios para a sua distribuidora. Listamos abaixo alguns para você:
Otimiza o desempenho da equipe de vendas: vendas baseadas em dados permitem uma visão mais clara do público, assim seu time estará muito mais focado no sucesso do cliente. Consequentemente, trará ainda mais resultados para o seu negócio.
Melhora a tática de vendas: é mais fácil criar uma estratégia com informações rasas ou com informações mais assertivas, que dizem exatamente como é o comportamento do seu cliente? Com certeza a segunda opção. Os dados permitem criar táticas de vendas personalizadas, conforme os aspectos individuais de cada cliente.
Identificação de melhorias: os dados revelam também quais os pontos sensíveis do seu negócio. Sendo uma boa oportunidade para implementar melhorias, seja em uma área específica ou na jornada do cliente.
Investimento em novos produtos: quais produtos os seus clientes mais costumam comprar? Ao identificar esse fator, pode ser uma oportunidade interessante para renovar o catálogo de produtos.
Ampliar o tempo de vida do cliente: a análise de dados permite que você identifique quais os clientes inativos e elabore ações para o reengajamento deles. Além de identificar quais correm risco de deixar a sua base.
Comece extraindo os principais dados de vendas. O perfil dos clientes, por exemplo, ajuda a identificar qual o comportamento de compra do seu público majoritário.
Já a identificação de quais os produtos mais comercializados, é interessante para reajuste de preços e abastecimento do estoque.
Além disso, contar com ferramentas para análise de dados é essencial para a eficácia das vendas. Existem muitas plataformas que podem ajudar nesse processo, como: ERP, business intelligence e até mesmo o próprio força de vendas.
O sistema de força de vendas traz diferentes funcionalidades. Acessando as abas disponíveis você encontra tudo que envolve as suas vendas em poucos segundos.
O mais interessante é que você tem ainda todas as informações do seu cliente na palma da mão, como: histórico de compras, títulos, localidade e muitas outras informações que farão a diferença nos atendimentos.
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