×
Blog

Sistema de roteirização de vendas: como escolher um?

sistema de roteirização

O sistema de roteirização de vendas é uma plataforma que auxilia empresas a planejar roteiros de visitas de uma equipe comercial externa. 

Com base nas regras de negócio da sua indústria ou distribuidora, o sistema define o melhor roteiro a ser seguido, visando a maior positivação de vendas e economia com os custos. 

Investir em um sistema que estrutura e entrega roteiros de visitas para serem realizados de forma precisa e eficaz, é uma necessidade para empresas que almejam ampliar seus resultados.

Quer entender um pouco mais sobre sistema de roteirização de vendas? Elencamos os principais tópicos neste artigo para você.

O que é roteirização de vendas?

Roteirização de vendas é o processo de elaborar rotas de visitas para uma equipe de vendedores externos, baseado nos objetivos da empresa e nas particularidades da base de clientes do vendedor.  

Em termos mais simples significa que, é na roteirização de vendas que será definido a ordem e a periodicidade de visita em cada cliente. 

Mas não é apenas definir  percursos diários e um roteiro a ser seguido. É olhar para toda a carteira de forma macro e estratégica a fim de extrair o melhor desempenho em vendas. 

Quando uma empresa elabora a estratégia de roteirização de vendas, é preciso considerar os principais pontos:

  • Horas de trabalho do vendedor;
  • Quantidade de clientes na carteira do vendedor;
  • Ponto de partida do vendedor;
  • Geolocalização de cada ponto de venda;
  • Potencial de compra de cada cliente.

Existem muitos outros pontos que podem ser considerados em um projeto de roteirização de vendas, porém, vai depender também das regras de negócio de cada empresa. 

Como funciona o sistema de roteirização de vendas?

No tópico anterior você viu os inúmeros pontos que devem ser considerados ao planejar um roteiro de vendas. Agora, imagine como é difícil e pouco confiável realizar esse trabalho de modo manual!

Já atendemos clientes que levavam em torno de 3 meses para elaborar o processo de roteirização de uma equipe de 10 vendedores. E quando finalizaram o roteiro, estava completamente desatualizado.

O sistema de roteirização surge justamente para facilitar e proporcionar maior agilidade para esse processo. Depois de aderirem ao sistema, o que antes demorava em torno de 3 meses feito manualmente, agora leva poucas horas para ser finalizado. 

A tecnologia automatiza o planejamento de rotas, evitando falhas no projeto, além de garantir maior lucratividade e economia para a empresa, considerando todas as variáveis do seu negócio, como as que citamos anteriormente. 

Quais os benefícios de aderir ao sistema de roteirização de vendas?

E quais os benefícios de utilizar um sistema de roteirização de vendas? São vários! Listamos alguns para você.

Melhor previsão de vendas

Saber qual a previsão de vendas para cada semana é essencial para alcançar o resultado esperado no final do mês. O sistema de roteirização de vendas permite uma visão mais clara disso, pois um dos requisitos seguidos pelo sistema da Polibras Software para a criação de rotas dos vendedores é a periodicidade de visitas x ticket médio do cliente. Com isso, a plataforma mostra quem visitar e quando visitar para atingir o objetivo esperado. 

Maior cobertura da carteira de clientes

Utilizar um sistema de roteirização de vendas permite que o seu vendedor tenha uma maior cobertura da carteira de clientes. A tecnologia garante que todos os clientes sejam visitados, em ordem e periodicidade estratégica.

Equipe com tempo estratégico 

Vimos anteriormente que um dos tópicos considerados pelo sistema de roteirização de vendas ao criar um roteiro são as horas de trabalho do vendedor. Portanto, o sistema elenca as ordens de visita da semana e ainda indica o tempo estimado de deslocamento e permanência no ponto de venda. Assim, garante que todas as horas trabalhadas do seu vendedor sejam investidas estrategicamente.

Economia nos custos

Você sabe quantos quilômetros a sua equipe roda diariamente? E quanto de combustível você paga mensalmente para garantir a funcionalidade da operação de vendas? São dados difíceis de medir sem o apoio da tecnologia. Mas com o planejador de rotas, rapidamente você tem esses dados em suas mãos.Com o acompanhamento dessas informações, você consegue ter um controle maior da manutenção financeira da equipe.

Como escolher um sistema de roteirização de vendas? 

O sistema de roteirização de vendas precisa atender todas as necessidades da sua empresa. Por isso, é primordial buscar uma plataforma completa com ampla variedade de funcionalidades. 

Busque uma plataforma de fácil integração com o seu força de vendas e ERP, que centralize todos os dados, ofereça relatórios de desempenho e logístico. É primordial que seja um sistema robusto, mas de fácil usabilidade. 

Atente-se ainda como funciona toda a implantação do projeto e como funciona o suporte técnico para atender as suas dúvidas ao dar continuidade ao serviço. 

Conheça o Roteirizze

O nosso planejador de rotas inteligente entrega para a sua equipe de vendas externa a melhor roteirização de vendas. Tudo considerando as regras de negócio da sua empresa. 

Com o planejador de rotas você pode:

  • Identificar e atuar assertivamente sobre a capacidade ociosa da sua equipe de vendas; 
  • Garantir a cobertura adequada de toda sua carteira de clientes;
  • Equalizar o faturamento da equipe de vendas;
  • Entender a quilometragem percorrida pela equipe;
  • Otimizar os custos das rotas;
  • Manter a positivação de clientes junto aos fornecedores;
  • Cumprir a periodicidade da visita definida para cada cliente. 

Muito mais que uma roteirização inteligente, nós te ajudamos na gestão das rotas de vendas de ponta a ponta. Auxiliamos no planejamento, execução e acompanhamento de cada etapa.

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
Compartilhe esta página: