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Como otimizar a roteirização dos vendedores externos e impulsionar as vendas: 5 dicas inovadoras

otimizar a roteirização dos vendedores

Otimizar a  roteirização dos vendedores externos é importante por diversos motivos. Ao planejar a rota de visitas dos vendedores, é possível otimizar o tempo e os recursos disponíveis.

Com uma roteirização eficiente, os vendedores conseguem ampliar o número de clientes atendidos em um dia.

Além disso, conseguem ainda  reduzir deslocamentos desnecessários e evitar longos períodos ociosos.

Isso resulta em maior produtividade e eficiência nas vendas, o que reduz os custos com a logística.

Otimizar a roteirização dos vendedores externos é uma ótima alternativa para obter um melhor atendimento ao cliente.

Isso porque ao organizar as visitas de forma estratégica, os vendedores podem se programar para estar disponíveis nos momentos em que os clientes estão mais propensos a fazer compras ou a ter reuniões.

Isso aumenta as chances de fechar negócios e fortalece o relacionamento com os clientes, uma vez que eles percebem a disponibilidade e o comprometimento da empresa em atendê-los de maneira eficaz.

Até aqui, você viu como otimizar  a roteirização dos vendedores externos é crucial para o sucesso das vendas, tanto para a eficiência operacional, quanto para o aprimoramento do atendimento ao cliente.

Confira algumas dicas importantes para otimizar a roteirização dos vendedores externos da sua empresa.


Utilize ferramentas de mapeamento e planejamento

Existem várias ferramentas disponíveis que podem ajudar a otimizar a roteirização, como sistemas de informações geográficas (GIS) e aplicativos de planejamento de rotas.

Essas ferramentas permitem que você analise as informações sobre clientes, localizações geográficas e preferências de rotas para obter vendas eficientes e minimizar o tempo de deslocamento entre as visitas aos clientes

A tecnologia permite automatizar tarefas de roteirização que, de outra forma, exigiria muito tempo e esforço manual.

Com o uso de ferramentas e softwares específicos, é possível analisar dados, calcular rotas otimizadas, considerar múltiplos fatores e gerar planos de roteirização eficientes.

Isso economiza tempo e recursos, permitindo que os vendedores externos se concentrem nas atividades de vendas em si.

Artigo que pode ser do seu interesse: Sistema de roteirização de vendas: como escolher um? – Polibras Software


Agrupe clientes por proximidade

Ao agrupar clientes por proximidade geográfica, você pode reduzir a distância percorrida pelos vendedores externos e economizar tempo e dinheiro em deslocamentos.

Portanto, organize os clientes em regiões ou zonas e atribua dias específicos para visitar cada uma delas.

Isso ajudará a minimizar os custos de transporte e a aumentar o número de visitas realizadas em um determinado período.


Considere o tráfego e horários de pico

Leve em consideração os horários de pico de tráfego ao planejar as rotas dos vendedores. Utilize informações de tráfego em tempo real para evitar congestionamentos e atrasos.

Além disso, otimize as rotas de acordo com os horários em que os clientes estão disponíveis para receber visitas. Isso ajudará a garantir que os vendedores aproveitem ao máximo o tempo deles e melhorem a eficiência.

Mas além dos horários de pico no trânsito, considere ainda os melhores horários do seu cliente! Para isso, identifique quais os melhores dias para realizar a visita ao estabelecimento, assim, você garante um momento mais produtivo com o seu cliente.


Priorize os clientes mais importantes

Otimizar a roteirização dos vendedores externos visa, sobretudo, ampliar os resultados de vendas durante as visitas ao cliente. E para isso, é preciso saber priorizar!

Classifique seus clientes com base em critérios como: volume de vendas, potencial de crescimento ou importância estratégica.

Ao planejar as rotas dos vendedores externos, dê prioridade aos clientes mais importantes. Certifique-se de que eles sejam visitados regularmente e recebam um atendimento personalizado. Isso fortalecerá os relacionamentos comerciais e maximizará as oportunidades de vendas.


Monitore e analise os resultados

Implementar um sistema de roteirização além de montar o roteiro mais adequado para o seu time de vendas, ajuda no monitoramento e análise dos resultados das rotas dos vendedores externos.

Os dados obtidos com a ferramenta são importantes para acompanhar métricas como: número de visitas, tempo gasto em cada visita, vendas realizadas e satisfação do cliente.

A análise  desses dados é essencial para identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização.

As informações obtidas são também um grande guia para ajustar as rotas conforme necessário e está aberto a adaptar sua estratégia para garantir um desempenho cada vez melhor.

Lembre-se de que a otimização da roteirização é um processo contínuo. À medida que você coleta dados e ganha insights sobre suas operações de vendas externas, poderá refinar e ajustar suas estratégias para obter resultados cada vez melhores.

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
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