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Como usar a metodologia Kanban na gestão de vendas?

kanban na gestão de vendas

Kanban na gestão de vendas, é possível? A metodologia Kanban é um sistema de gestão visual que pode trazer diversos resultados positivos para a gestão de vendas.

Por meio da utilização de quadros Kanban, é possível ter uma visualização clara do processo de vendas, desde o momento em que um lead é gerado até o fechamento do negócio.

 Isso permite identificar gargalos e atrasos no processo e tomar medidas para melhorá-los. 

Além disso, a metodologia Kanban incentiva a colaboração e a comunicação entre os membros da equipe de vendas, aumentando a eficiência  das atividades comerciais.

Gostou? Então, vamos aprender um pouco mais sobre como usar a metodologia Kanban na gestão de vendas. 

O que é a metodologia Kanban? 

A metodologia Kanban é utilizada para gerenciar de forma visual fluxos de atividades, no qual as tarefas são representadas por cartões e movimentados entre colunas que representam diferentes estágios do processo. 

Geralmente, as etapas são definidas como: a fazer, em processo e feito. No entanto, você pode adequar a nomenclatura para os estágios de processos que melhor representam a sua realidade de vendas.

Com isso, é possível identificar gargalos, limitar o trabalho em andamento e otimizar o fluxo de produção, resultando em maior produtividade. 

A metodologia Kanban é frequentemente usada em ambientes ágeis de desenvolvimento de software, mas pode ser aplicada a diversos setores e áreas de trabalho, assim como a gestão de vendas. 

Como implementar a metodologia Kanban na gestão de vendas? 

Ao utilizar um quadro Kanban na gestão de vendas, por exemplo, é possível dividir as atividades em diferentes etapas, como: conexão, apresentação, negociação, fechamento ou Icelog. Isso permite uma melhor visualização das tarefas que precisam ser realizadas.

Além disso, o Kanban pode ser integrado com outras ferramentas, como sistemas de CRM, tornando a gestão de vendas ainda mais eficiente.

.Para implementar o Kanban na gestão de vendas, primeiro é necessário identificar quais são os processos mais importantes da área comercial para que, assim, você possa nomear corretamente cada etapa do processo na esteira de atividades. 

Com isso em mente, deve-se criar um quadro Kanban para cada processo, com as etapas necessárias para sua realização.

 É importante que o quadro seja visual e claro, com as informações mais relevantes para cada etapa. Para isso, você pode utilizar o Trello, seu CRM ou outra ferramenta que preferir. 

Em seguida, é preciso designar responsáveis para cada tarefa e definir prazos para a conclusão de cada uma delas.

 Uma forma eficiente de fazer isso é utilizar cartões coloridos para representar as tarefas e movê-los pelo quadro Kanban de acordo com o andamento de cada processo. 

Dessa forma, é possível visualizar de forma clara as tarefas que estão em andamento, aquelas que precisam ser realizadas e as que já foram concluídas.

E como identificar se a metodologia Kanban na gestão de vendas realmente está trazendo os resultados esperados? Com o acompanhamento! 

Realize reuniões de alinhamento, de preferência semanais, para conferir de perto a evolução de cada tarefa e o desempenho da equipe. 

Este artigo foi útil para você? Então acompanhe aqui as nossas dicas semanalmente. Aproveite também para conhecer as nossas soluções que impulsionarão a sua força de vendas.

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