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Gerenciamento de processos de negócios: como implementar?

Gerenciamento de processos de negócios é uma metodologia aplicada às empresas para mapeamento e aprimoramento dos processos de trabalho. Com isso, a organização atinge os seus objetivos de forma mais ágil e eficiente.

Quer entender mais sobre essa prática e aplicá-la em sua indústria ou distribuidora? Mostraremos neste artigo o que é, de fato, gerenciamento de processos de negócios, quais os seus benefícios e como implementar.

Boa leitura! 

O que é gerenciamento de processos de negócios?

Conhecido também como Business Process Management (BPM), o gerenciamento de processos de negócios são práticas utilizadas para mapear processos internos de trabalho de uma empresa com o intuito de identificar possíveis falhas na rotina e corrigi-las.

Para isso, são utilizadas ferramentas e tecnologias para facilitar a visualização de todos os processos pelos gestores e guiar a tomada de decisão.

Ou seja, é gerir os processos empresariais por meio de softwares a fim de agilizar a rotina de trabalho e reduzir falhas. 

Segundo a Gartner, empresa de pesquisas em TI e negócios, o BPM pode ser descrito nas seguintes fases: analisar, modelar, executar, monitorar, otimizar e automatizar.  

É importante saber que, o gerenciamento de processos de negócios inclui todas as operações conectadas à rotina da empresa, além das ligadas às decisões estratégicas. 

Quais os benefícios do BPM?

Os processos refletem a eficácia e a eficiência organizacional de uma empresa. Com o BPM bem implementado, a organização fornece produtos e serviços a um custo menor, alinhado às suas expectativas de negócio.

A adoção do gerenciamento de processos de negócios traz vários benefícios à empresa. Confira os principais deles:

Processos automatizados

Após avaliar e entender cada processo que compõe a empresa, é possível automatizar aqueles que não precisam ser realizados manualmente e centralizar os esforços da equipe em atividades mais relevantes.

Em sua distribuidora, por exemplo, é possível automatizar processos para digitação de pedidos ou até mesmo planejamento de rotas de visitas

Sugestões de leitura:

Redução de custos

A redução de custos é uma consequência da automação das operações manuais. Isso ocorre porque o seu time estará centralizado em atividades mais estratégicas e lucrativas, além de estar com a rotina de trabalho otimizada. 

Melhora a experiência do cliente

Além do time como um todo, o cliente também é beneficiado com o gerenciamento de processos de negócios. 

Isso acontece porque o BPM auxilia a empresa a descobrir as melhores táticas para aprimorar a experiência do cliente, identificando a necessidade de acrescentar ou reduzir etapas nos processos ligados diretamente à persona, seja vendas, relacionamento ou outro. 

Como implementar o gerenciamento de processos de negócios

O BPM pode ser aplicado em grandes, médias e pequenas organizações. Independente do tamanho da sua empresa, o primeiro passo é a análise e a identificação dos processos em cada departamento. 

Feito isso, classifique por ordem de prioridade cada processo identificado. A classificação pode ser feita ainda com base na complexidade e custo de cada operação. 

Após realizada a classificação dos processos, é a hora do teste! Eleja uma atividade que seja fácil de automatizar e de risco moderado. Você pode iniciar pela automação da força de vendas, por exemplo. 

Depois de implementado o sistema, é feita a análise para aperfeiçoamento contínuo e expansão para outros processos. 

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