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Planejador de rotas: 4 funcionalidades que você precisa conhecer

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Planejador de rotas é um sistema inteligente que, com base na quantidade de clientes presentes na carteira de cada vendedor do seu time e particularidades de cada um deles, determina o melhor roteiro de visitas a ser seguido.

Ou seja, ele analisa os parâmetros determinados por você para criar um roteiro de visitas diário, que seja rentável para a  empresa e garanta a cobertura  mais assertiva da carteira.

Agora que você conhece a inteligência do nosso sistema planejador de rotas, elencamos as principais funcionalidades que farão toda a diferença nos resultados da sua empresa.

Agenda semanal do vendedor

Quem trabalha com vendas externas precisa de muita organização. Com a correria do dia a dia, se o roteiro a ser seguido na semana não for planejado com antecedência, interfere diretamente no alcance da meta. 

Isso porque o vendedor perderá tempo decidindo a ordem de visita do dia e, consequentemente, gastará muito mais tempo para fechar um pedido na loja do cliente visitado.  Detalhes importantes que merecem atenção para garantir uma boa performance do vendedor. 

Por isso, o nosso planejador de rotas contém entre suas funcionalidades a agenda semanal do vendedor. 

É um calendário da semana que indica a ordem de visitas a ser seguida a cada dia juntamente com uma indicação de tempo de permanência em cada ponto de venda. 

Tal funcionalidade é útil para empresas que pretendem aumentar a venda de mix de produtos. Isso porque para uma maior saída de mix, é preciso realizar mais visitas. No entanto, só é possível com uma disciplina de execução. 

Com a agenda semanal toda planejada, fica muito mais prático para o seu vendedor manter a disciplina de execução e garantir excelentes vendas.

Simulação de rota

Nesta funcionalidade, o sistema inteligente aponta para você a melhor rota de visita a partir do ponto de partida do vendedor. 

Por exemplo: o vendedor inicia o dia de trabalho e ao invés de ir para a empresa, ele já parte para visitar o primeiro cliente. Então, todo o trajeto deve considerar o ponto inicial, que é a residência dele.

A partir disso, é indicado os clientes mais próximos da sua região e que estão dentro da carteira. É aqui que será mostrado se é viável visitar primeiro o cliente na área A ou área B.

Tudo pensando na economia de combustível, distância entre uma área e outra e possibilidade de venda. Assim, o seu vendedor terá uma rota rentável financeira e com mais chances de venda.

Quilometragem percorrida

Com o preço do combustível cada vez mais alto, tornou-se primordial ficar ainda mais atento à quilometragem percorrida, sobretudo quando se trabalha com uma equipe extensa de vendas.

Você sabe quantos quilômetros a sua equipe roda diariamente? E quanto de combustível você paga mensalmente para garantir a funcionalidade da operação de vendas? São dados difíceis de medir sem o apoio da tecnologia. 

Mas com o planejador de rotas, rapidamente você tem esses dados em suas mãos. 

Com o acompanhamento desses dados, você consegue ter um controle maior da manutenção financeira da equipe.

Além disso, com base nos parâmetros fornecidos, fica ainda mais fácil identificar onde a sua empresa precisa investir mais ou reduzir os gastos para garantir o lucro e ainda identificar se o cliente visitado está sendo viável para o seu negócio.

Gestão da carteira de clientes 

Sabe aquela trabalheira ao reorganizar a carteira do vendedor  quando entra um novo cliente? Esse trabalho é facilmente resolvido pelo planejador de rotas.

Ao indicar o novo cliente para o sistema e definir com qual vendedor da sua equipe ele ficará, a plataforma rapidamente reorganiza os roteiros da semana. Por isso, todas as rotas da equipe são atualizadas diariamente.

Desta forma, a sua empresa garante a frequência de atendimento correta para cada  ponto de venda, além da cobertura de visita de toda a carteira. 

E, com o aumento das visitas, consequentemente, a sua equipe fechará muito mais pedidos, influenciando diretamente nos lucros do seu negócio e na satisfação dos fornecedores. 

E por falar em gestão da carteira, vale lembrar que a tecnologia não funciona sozinha. É de extrema importância que você reserve um tempo para realizar uma limpeza na base e retirar os clientes que estão com CNPJ duplicado, negativados, contrato cancelado ou outros pontos que impeçam a realização da visita.

Conheça o Roteirizze

A gente já falou nos tópicos anteriores sobre o Roteirizze. Mas como ele pode ajudar o time comercial a vender mais nas visitas?

O nosso planejador de rotas inteligente entrega para a sua equipe de vendas externa o melhor roteiro de visita. Tudo considerando as regras de negócio da sua empresa. 

Com o planejador de rotas você pode:

  • Identificar e atuar assertivamente sobre a capacidade ociosa da sua equipe de vendas; 
  • Garantir a cobertura adequada de toda sua carteira de clientes;
  • Equalizar o faturamento da equipe de vendas;
  • Entender a quilometragem percorrida pela equipe;
  • Otimizar os custos das rotas;
  • Manter a positivação de clientes junto aos fornecedores;
  • Cumprir a periodicidade da visita definida para cada cliente. 

Muito mais que uma roteirização inteligente, nós te ajudamos na gestão das rotas de vendas de ponta a ponta. Auxiliamos no planejamento, execução e acompanhamento de cada etapa.

Conheça o Roteirizze e tenha rotas de vendas balanceadas e atualizadas a todo momento.

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
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