Gerenciamento de processos de negócios é uma metodologia aplicada às empresas para mapeamento e aprimoramento dos processos de trabalho. Com isso, a organização atinge os seus objetivos de forma mais ágil e eficiente.
Quer entender mais sobre essa prática e aplicá-la em sua indústria ou distribuidora? Mostraremos neste artigo o que é, de fato, gerenciamento de processos de negócios, quais os seus benefícios e como implementar.
Boa leitura!
Conhecido também como Business Process Management (BPM), o gerenciamento de processos de negócios são práticas utilizadas para mapear processos internos de trabalho de uma empresa com o intuito de identificar possíveis falhas na rotina e corrigi-las.
Para isso, são utilizadas ferramentas e tecnologias para facilitar a visualização de todos os processos pelos gestores e guiar a tomada de decisão.
Ou seja, é gerir os processos empresariais por meio de softwares a fim de agilizar a rotina de trabalho e reduzir falhas.
Segundo a Gartner, empresa de pesquisas em TI e negócios, o BPM pode ser descrito nas seguintes fases: analisar, modelar, executar, monitorar, otimizar e automatizar.
É importante saber que, o gerenciamento de processos de negócios inclui todas as operações conectadas à rotina da empresa, além das ligadas às decisões estratégicas.
Os processos refletem a eficácia e a eficiência organizacional de uma empresa. Com o BPM bem implementado, a organização fornece produtos e serviços a um custo menor, alinhado às suas expectativas de negócio.
A adoção do gerenciamento de processos de negócios traz vários benefícios à empresa. Confira os principais deles:
Após avaliar e entender cada processo que compõe a empresa, é possível automatizar aqueles que não precisam ser realizados manualmente e centralizar os esforços da equipe em atividades mais relevantes.
Em sua distribuidora, por exemplo, é possível automatizar processos para digitação de pedidos ou até mesmo planejamento de rotas de visitas.
Sugestões de leitura:
A redução de custos é uma consequência da automação das operações manuais. Isso ocorre porque o seu time estará centralizado em atividades mais estratégicas e lucrativas, além de estar com a rotina de trabalho otimizada.
Além do time como um todo, o cliente também é beneficiado com o gerenciamento de processos de negócios.
Isso acontece porque o BPM auxilia a empresa a descobrir as melhores táticas para aprimorar a experiência do cliente, identificando a necessidade de acrescentar ou reduzir etapas nos processos ligados diretamente à persona, seja vendas, relacionamento ou outro.
O BPM pode ser aplicado em grandes, médias e pequenas organizações. Independente do tamanho da sua empresa, o primeiro passo é a análise e a identificação dos processos em cada departamento.
Feito isso, classifique por ordem de prioridade cada processo identificado. A classificação pode ser feita ainda com base na complexidade e custo de cada operação.
Após realizada a classificação dos processos, é a hora do teste! Eleja uma atividade que seja fácil de automatizar e de risco moderado. Você pode iniciar pela automação da força de vendas, por exemplo.
Depois de implementado o sistema, é feita a análise para aperfeiçoamento contínuo e expansão para outros processos.
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