O controle de estoque consiste no gerenciamento de todos os produtos e matéria-prima armazenados em uma empresa.
Esse processo engloba desde a compra do item essencial para a fabricação da mercadoria até a entrega do produto ao cliente final.
É um dos pontos primordiais para manter a saúde financeira e o pleno funcionamento da sua distribuidora.
Isso porque a ineficiência do controle de estoque gera problemas logísticos, fluxo de caixa, insatisfação com o cliente e muitas outras “dores de cabeça” que afetarão diretamente a sua receita.
Se você tem dúvidas de como realizar o controle de estoque de forma eficiente em sua distribuidora ou deseja melhorar a execução desse processo, siga a leitura deste artigo e confira as nossas dicas valiosas para elevar os resultados do seu negócio.
No tópico acima você viu rapidamente algumas problemáticas que podem surgir em sua distribuidora caso o controle de estoque não seja eficiente.
Mas para além disso, o controle de estoque permite que a sua distribuidora esteja em constante crescimento, pois ela sempre terá os itens necessários para produção da mercadoria e, assim, manter a recorrência de compra e abastecimento dos clientes.
O método também é essencial para evitar a falta ou o excesso de produtos em estoque. Ou seja, permite que a distribuidora trabalhe apenas com a quantidade correta para garantir o pleno abastecimento dos clientes da carteira e de novos clientes.
Além de garantir o abastecimento das empresas que confiam em seus serviços, realizar a devida administração da disposição dos produtos em estoque e entender quais itens entram e saem do depósito evita fraudes e poupa recursos.
O passo básico para iniciar um controle de estoque eficiente é a organização do depósito. Considere um ambiente espaçoso, a refrigeração adequada dos produtos e organização desses itens nas prateleiras.
Outro ponto importante que precisa ser levado em consideração e está ligado diretamente com a saúde financeira do negócio, é estabelecer a quantidade mínima e máxima de produtos em estoque. Para isso, é essencial buscar parceria com fornecedores confiáveis do mercado.
Você tem o hábito de realizar a auditoria do estoque da sua distribuidora? A auditoria deve ser para além de um hábito, e sim uma tarefa a ser cumprida periodicamente pelo setor de estoque.
O processo funciona como uma averiguação dos documentos, notas fiscais e demais dados para apurar o patrimônio existente.
A auditoria de estoque tem o objetivo de coletar informações verídicas e confiáveis para prevenção de riscos e auxiliar na tomada de decisão.
Além disso, é necessária também para apurar a quantidade de itens declarados no estoque, conferir o valor avaliado do estoque, organizar os documentos na entrada e saída de produtos e ativos, checar o controle de qualidade e muitos outros.
A documentação é um processo complementar à auditoria de estoque. Cada entrada e saída de produtos devem ser documentadas para que a empresa tenha registrado cada operação feita.
Desta forma, a sua distribuidora mantém sempre atualizado a movimentação do setor, além de impedir a falta ou desperdício de itens.
Você pode utilizar planilhas para ajudar neste processo ou ainda contar com o apoio de um sistema de gestão que reduz as falhas e torna a atividade mais ágil.
O abastecimento do estoque deve ser planejado tanto para garantir a reposição dos itens, quanto para facilitar o trabalho do setor de compras.
Um controle de estoque bem feito com datas de compras pré-determinadas permite que se saiba com antecedência quando e quantos produtos devem ser comprados.
Nesta etapa também vale ser considerado os períodos sazonais, além do volume máximo e mínimo de cada item.
Gostou do conteúdo? Confira semanalmente as atualizações do nosso blog sobre o mercado atacadista distribuidor.