A Black Friday é um período sazonal bastante utilizado no varejo para proporcionar um aumento significativo nas vendas. Muitos consumidores economizam ao longo do ano para aproveitar as ofertas.
Mas será que essa estratégia é válida apenas para o varejo? Apesar do mercado B2B possuir vendas mais complexas e demora maior para o fechamento, a Black Friday é uma oportunidade para alavancar os negócios.
Conforme uma pesquisa realizada pelo Méliuz, este ano 91,3% dos brasileiros pretendem fazer compras nesse período, cerca de 20% a mais do que o comparado com 2021.
Dito isso, explicaremos neste artigo quais estratégias você pode adotar para ter resultados em suas vendas para o público B2B.
É comum encontrarmos ofertas na Black Friday oferecendo 10, 20% de desconto em produtos ou serviços. De certa forma, esse valor é pouco significativo para o cliente, sobretudo quando se trata de venda para CNPJ.
Por isso, consulte o seu ROI (retorno sobre o investimento) e CAC (custo por aquisição de cliente) para verificar qual a margem disponível para descontos.
Se a sua empresa não está apta para oferecer uma redução significativa nos preços, aposte em condições especiais como: cashback, frete grátis ou benefícios exclusivos. Mas lembre-se de corresponder às expectativas do que for ofertado.
Como toda promoção, a Black Friday também precisa ter uma data limite. Muitas empresas apostam em estender o período promocional por uma semana ou mês. Independente da sua escolha, cumpra o prazo estabelecido.
Além de evitar prejuízos financeiros, isso permite que você utilize alguns gatilhos mentais do marketing para dar uma forcinha para impulsionar as vendas.
É bastante comum encontrarmos o gatilho de urgência, que estimula a realizar a compra antes do prazo final. Aqui, você pode utilizar frases como “oferta por tempo limitado”.
Outro gatilho interessante para chamar a atenção do seu público é o de escassez, usado quando a oferta já está pertinho do fim.
Nessa ação utiliza-se o argumento de que o produto, serviço ou promoção já está acabando. Isso gera, muitas vezes, a compra impulsiva no cliente.
A Black Friday é uma ótima oportunidade para realizar ações de cross-sell, ou seja, oferecer uma venda complementar ao que o cliente está adquirindo.
Mas não é apenas uma venda complementar, é uma brecha para intensificar a experiência do seu cliente com a marca.
Pense na necessidade de quem está adquirindo o seu produto, o que mais você possui em seu catálogo que seja interessante para ele nesse momento da compra?
Por exemplo, aqui na Polibras Software, nós desenvolvemos um roteirizador inteligente. A ferramenta é essencial para gestores comerciais que precisam de maior agilidade e precisão ao planejar a rota de visitas da equipe de vendas externas.
Pensando na necessidade do gestor em ter um time comercial ainda mais produtivo, ele também pode complementar a aquisição com um força de vendas, que permite estabelecer rotinas de visitas mais organizadas e focadas no cliente.
Esse seria um exemplo de venda cross-sell focada no problema que a sua persona precisa resolver.
Um erro comum das empresas durante a Black Friday é focar apenas na atração de novos negócios.
Porém, essa é uma ótima chance de estabelecer conexão com quem já está na sua carteira de clientes.
Que tal oferecer condições exclusivas ou até mesmo brindes para clientes recorrentes?
Gostou do que encontrou por aqui e quer ficar por dentro de mais novidades do mercado? Nos acompanhe semanalmente.