×
Blog

Como a tecnologia pode otimizar o controle de atividades do setor atacadista distribuidor

Como a tecnologia pode otimizar o controle de atividades do setor atacadista distribuidor

O seu consumo de tecnologia aumentou nos últimos anos? Provavelmente, há alguns momentos da sua rotina em que você não se imagina mais sem determinados eletrônicos ou aplicativos, por exemplo. Os avanços tecnológicos se tornaram mais frequentes, auxiliando até no controle de atividades de empresas ao redor do mundo.

Com isso, foi possível perceber tanto mudanças efetivas no comportamento do consumidor quanto transformações importantes para o setor de distribuição e atacado.

Com o objetivo de aproveitar melhor as novas possibilidades, otimizar as tarefas, melhorar a qualidade dos processos e gerar mais competitividade no mercado, muitas organizações passaram a investir em ferramentas tecnológicas para obter resultados mais significativos. O período de distanciamento social agilizou a necessidade de investir em tecnologia na rotina de muitas empresas.

De acordo com uma pesquisa da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um grupo representativo das organizações, o desempenho do setor atacadista e distribuidor foi surpreendente durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020, registrando um aumento nominal de 10,17% com relação ao mês de junho de 2019.

Você sabe dizer como as atividades do setor atacadista distribuidor sofreu mudanças positivas por meio do auxílio da tecnologia? Continue a leitura desse post com a gente e saiba como melhorar a gestão da sua empresa e da sua equipe. Vamos lá!

1. Equipe de alta performance

Ter uma equipe produtiva é um dos objetivos mais comuns entre os empreendedores que desejam obter mais sucesso no mercado. Porém, como conseguir manter o engajamento dos colaboradores ao longo das atividades e dos prazos?

Como uma das principais atividades da gestão é garantir que os colaboradores realizem as tarefas com o máximo de bom desempenho possível, a fim de entregar resultados mais eficazes, a tecnologia pode ser extremamente útil para contribuir na melhoria do potencial do time.

Com um sistema de automação, por exemplo, você consegue integrar a equipe, melhorar a comunicação, otimizar o tempo das demandas e aprimorar o fluxo de vendas, melhorando a produtividade e a motivação dos profissionais.

2. Controle de estoque com segurança

Ter um bom controle de estoque é essencial para empresas atacadistas e distribuidoras. Por meio de uma boa gestão de estoque, a organização tem a oportunidade de se destacar perante à concorrência, diminuindo os prejuízos e aumentando as vendas.

Para fazer isso com segurança, algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar você e sua empresa. Um software de gestão vai estabelecer datas para recebimento e armazenamento, analisar dados importantes sobre entradas e saídas, definir indicadores (lotes e validades) e diminuir a quantidade de falhas, de forma mais prática e ágil.

Descubra como reduzir custos e perdas no controle de estoque da sua empresa, clicando aqui.

3. Acompanhamento de processos

Outra atividade que pode ser otimizada com a tecnologia é a realização do monitoramento de tarefas. Fazer planejamentos e definir metas é muito importante para qualquer empresa se desenvolver bem, mas isso não gera tantos resultados sem o acompanhamento de fluxos.

Acompanhar sua equipe, ao longo dos processos, contribui para a avaliação do desempenho dos colaboradores, para a definição de estratégias mais assertivas e o aumento do engajamento da equipe. Contar com o auxílio de um sistema de gestão só torna essa tarefa mais simples e efetiva.

4. Análise de dados e métricas

Identificar os dados e as métricas dos processos e resultados é uma forma de melhorar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa, além de aumentar a oportunidade de fidelizar e atrair mais clientes.

O monitoramento de informações é extremamente necessário para desenvolver empresas atacadistas e distribuidoras, visto que estas estão em constante mudança e precisam contar com mais assertividade e eficiência em seus processos. 

Ao contar com um software de gestão, o gestor e a equipe adquirem mais segurança e tempo para otimizar suas tarefas e seus recursos financeiros.

O Poligestão é a opção perfeita para quem precisa integrar departamentos, dados e recursos para manter a produtividade sempre em alta. Com essa ferramenta, você consegue otimizar os processos internos, ter uma gestão focada no resultado e impulsionar seus lucros. Saiba mais informações, clicando aqui, e agende já uma demonstração para garantir essa oportunidade.
Para conferir mais conteúdos como esse e saber como levar sua empresa ao futuro de forma segura, controlando suas atividades com precisão, é só continuar acompanhando o nosso blog, falar com a gente e seguir nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: