×
Blog

Reduza custos e perdas com ferramentas para o controle do seu estoque

analisando estoque

Você já ouviu a palavra do controle de estoque? Pode-se dizer que este termo representa boa parte de um esqueleto de um negócio. Caso não seja realizado um bom controle, diversos setores da empresa podem ser afetados, o que coloca o capital de giro em risco.
Por outro lado, quando as demandas são bem organizadas, tanto a equipe quanto a gestão e também os consumidores ficam satisfeitos, contribuindo para o crescimento e valor da marca. Sabemos que você quer entender melhor como resolver tudo isso e ainda reduzir os temidos prejuízos. Preparamos, então, este conteúdo especialmente para te ajudar. Vem acompanhar com a gente e ficar por dentro de tudo que precisa saber!
analisando estoque
 

1.Classificação dos produtos e realização do inventário

É indispensável fazer o registro adequado de tudo que está armazenado em seu estoque. Além disso, definir um padrão para garantir um bom controle de entrada e saída, avaliar o que é preciso comprar em maior quantidade e otimizar o seu tempo de pesquisa.
Realizar um inventário com frequência para fazer a contagem, identificar, classificar os tipos e estabelecer os valores específicos de cada produto é uma das ferramentas principais para manter um bom controle de estoque. Isso contribui bastante para diversos processos da empresa.
mercadoria em estoque

2.Padronização no armazenamento das mercadorias

Além de classificar direitinho as mercadorias do seu estoque, é necessário armazená-las do modo correto e padronizado. Isto é necessário para reduzir prejuízos e possíveis preocupações. É recomendável estabelecer o local em que cada um deve ficar. Além disso, manter a organização, a limpeza e a segurança do ambiente.
mesa de escritório

3.Planejamento de períodos para compras

Outro benefício de fazer um inventário é saber quais produtos que apresentam mais saída e os que estão sobrando. Com isso, é possível fazer planejamentos melhores, economizar recursos financeiros e ter mais garantia da quantidade de mercadorias necessárias por um determinado período de tempo.
Um bom planejamento também ajuda você a calcular o controle de estoque de segurança ideal para utilizá-lo em casos emergenciais e, desta forma, evitar perder clientes e capital, além de ter melhores condições de programar pedidos com antecedência, falar com fornecedores confiáveis e negociar prazos de pagamento.
planilha

4.Giro de estoque

Você sabe como fazer uma planilha de giro de estoque? Por meio do cálculo do giro de estoque, você poderá saber os produtos que não tiveram saída e o número de vezes em que o estoque foi renovado, ou seja, mostra quantas vezes o inventário foi atualizado.
Além de ajudar você a analisar a média de tempo em que cada produto permanece nas prateleiras de sua empresa, facilita também na hora de planejar o período de renovação das mercadorias. Assim, é possível identificar as mercadorias que ficaram em falta e precisam ser substituídas.
mesa de escritório com notebook

5.Gestão integrada

Aproveitar os recursos tecnológicos é, sem dúvidas, a ferramenta ideal que você precisa para conseguir fazer tudo que falamos acima. Otimizar o processo por meio de um software de automação evita perda de tempo, falhas, preocupações e gastos elevados.
Um sistema de gestão integrada ao controle de estoque garante o bom desenvolvimento de diversos setores da empresa, além de melhorar a comunicação com a equipe, dividir as tarefas do melhor modo possível, transmitir as demandas necessárias com clareza e contar com a geração de relatórios para aprimorar os planejamentos e monitorar cada etapa.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos que envolvem melhorias na gestão de negócios e força de vendas? Continua acompanhando o nosso blog, acompanha a gente no Facebook e Instagram ou, se preferir, fala diretamente por aqui ou pelo telefone: (85) 4008-4508.

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: