×
Blog

5 passos para ter o total controle dos dados da sua empresa

controle-dos-dados

Como você deve ter percebido, 2020 foi um ano cheio de imprevistos em diversos setores da sociedade e, por isso, é de extrema necessidade ter mais controle sobre os dados de sua empresa: ao definir indicadores de resultados, essa missão se torna mais simples.

Por mais que não seja possível prever se a sua empresa vai alcançar as metas almejadas para 2021, você pode organizar melhor seus processos para conferir se as estratégias estão no caminho certo para obter melhores resultados.

Como controlar os dados e acompanhar o desempenho do seu negócio, afinal? Prossiga na leitura desse texto para descobrir os 5 passos para fazer isso de forma mais assertiva. Vamos lá!

1- Analise o cenário atual da sua empresa

Para fazer com que o planejamento de 2021 seja mais eficaz, é importante analisar como está a situação do seu negócio atualmente. Como está a gestão da equipe, os fluxos de vendas e o controle financeiro, por exemplo, são alguns dos questionamentos que você deve fazer.

Vale a pena também avaliar o mercado, a economia da sua região e os concorrentes diretos e indiretos da sua empresa: quais são as forças e oportunidades que sua organização deve investir mais para enfrentar as fraquezas e ameaças?

2- Escolha indicadores a serem acompanhados

Depois de analisar o cenário em que sua organização se encontra para definir os próximos objetivos da sua equipe, é recomendável escolher os indicadores de resultados a serem acompanhados.

Alguns dos indicadores mais utilizados por empreendedores são:

  • indicadores de finanças;
  • indicadores de tendências de consumo;
  • indicadores de fluxos de vendas;
  • indicadores de estoque;
  • indicadores de comunicação;
  • indicadores de recursos humanos.

Clique aqui para saber quais indicadores podem te ajudar a acompanhar as metas da equipe de vendas do seu negócio.

3- Reúna sua equipe

Para definir os indicadores de resultados mais coerentes com o que precisa ser acompanhado em sua empresa, é importante comunicar à equipe de forma transparente ao longo desse processo: quanto mais cientes os colaboradores estiverem do que precisa ser considerado prioridade, melhores serão os retornos para o seu negócio.

Também é importante fazer reuniões periódicas para mostrar os dados e ouvir as opiniões e sugestões do seu time: fazer isso pode contribuir para que você amplie a visão do que precisa ser levado em conta na história de desenvolvimento da sua organização.

4- Acompanhe os processos

Como saber se a sua empresa está adquirindo um bom desempenho se você não fizer monitoramentos ao longo dos trabalhos da sua equipe? É essencial acompanhar os processos de perto para avaliar se as estratégias estão dando certo.

Caso você perceba alguma falha durante as etapas, você pode avaliar o que precisa ser mudado – se é a estratégia, o planejamento, as metas ou os indicadores – para encaixar melhor nas necessidades da sua organização e, assim, melhorar o engajamento da sua equipe.

5- Registre todos os resultados

Além de monitorar o trabalho do seu time, também é indicado registrar tudo e coletar relatórios com dados e informações detalhadas sobre os resultados obtidos.

Analisar esses relatórios vai ser bastante útil para ajudar você nas tomadas de decisão e nos planejamentos futuros, a fim de garantir retornos ainda mais eficazes com seu plano de ação.

Conheça o Poliequipes

O Poliequipes é um sistema desenvolvido pela Polibras Software para ajudar você na jornada de sucesso do seu negócio. 

Totalmente integrável a quaisquer sistemas e equipes, ele permite o acompanhamento de processos em tempo real, cria agendas, estabelece metas para o time, agiliza o atendimento com os clientes, monta o fluxo de atividades e, ainda, gera relatórios.

É a ferramenta ideal para você que deseja alavancar suas vendas e ter total controle sobre os dados de sua empresa. Tire suas dúvidas e saiba como agendar sua demonstração, clicando aqui. Será uma honra poder ajudar você e sua equipe a garantir resultados extraordinários!
Para conferir mais dicas como essa, é só continuar de olho em nosso blog e seguir nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: