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O trade marketing e as vendas: por que eles precisam estar cada vez mais alinhados?

Quem trabalha na área comercial sabe que conquistar um consumidor e concretizar vendas não é uma tarefa fácil. Não à toa, é senso comum utilizar de todas as ferramentas e estratégias possíveis para conseguir vender e lucrar. O marketing, naturalmente, é o aliado principal do comércio, e o trade marketing um dos meios que mais conecta os dois lados dessa relação. Essa proximidade e alinhamento entre os setores é fundamental para uma utilização mais aprofundada dos artifícios do trade marketing para potencializar resultados e obter sucesso no negócio.
Entendendo o trade marketing
O trade marketing, por princípio, pretende elaborar estratégias de publicidade com base em um estreitamento da relação entre os fabricantes e os canais de distribuição, em busca de orientar suas táticas para melhor posicionamento de produtos e venda final. Essa articulação entre fornecedor e venda é explicada pela necessidade de ambos de ter produtos com boa saída para conseguir lucrar e desenvolver um relacionamento de longo prazo entre as empresas. Investir em trade marketing é a indústria enxergar o varejo como parceiro de grande importância para o negócio e vice-versa.
Ele funciona analisando dados de comportamento e escolha de compra dos consumidores para direcionar uma série de processos da empresa. É possível elaborar novos produtos, escolher canais de venda específicos para cada objetivo e que meios de distribuição são ideais para alcançar o seu público-alvo e convencê-lo da compra. Isso afeta a produção e a logística de toda a empresa, tudo para obter sucesso quando o produto chegar no ponto de venda. O trabalho em conjunto para o trade marketing também envolve a colocação dos produtos dentro dos pontos de venda, decisão de campanhas promocionais e até no conhecimento de vendedores sobre os produtos para um atendimento mais específico e personalizado.
Interligando o trade marketing com as vendas
Informação é a palavra-chave do trade marketing e transformar números em ações diretas é o que permite que ela funcione. Para isso, trocar o conhecimento entre esses dois setores é fundamental para estruturar as táticas de trade marketing. Assim, é possível ter uma visão mais ampla e completa sobre todo o processo do comércio. Para a indústria, é ter um maior controle sobre o destino dos seus produtos. Para o varejo, é ter mais recursos para conquistar a atenção dos consumidores e vender mais.
O desenvolvimento dessa relação também gera melhores negociações entre os fabricantes e os comerciantes para a venda dos produtos. Também é uma forma de agregar valor à empresa que terá o investimento no trade marketing como diferencial por se importar não só com a venda para o varejo quanto na venda do próprio produto nela. A figura do promotor de vendas, substancial para o trade marketing, permite a integração direta entre ele e as vendas. Servindo como elo entre as áreas, esse representante auxilia ambos nessa tarefa de trocar de informações e criar estratégias.
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