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Como aumentar as vendas no PDV?

Como aumentar as vendas no PDV

Pensar em estratégias para aumentar as vendas no PDV impacta diretamente no resultado financeiro da empresa. 

A visita ao ponto de venda é um momento decisivo na jornada de vendas, isso porque essa prática é essencial para a manutenção do relacionamento com o cliente da carteira.

Mas vale lembrar que, a visita não deve ser pensada única e exclusivamente para vendas, e sim para fidelização do cliente. Portanto, cabe aqui ações personalizadas para fortalecimento da parceria e melhoria da experiência do cliente como um todo. 

Neste artigo, daremos algumas dicas essenciais para aumentar as vendas no PDV, tornar esse momento da jornada do cliente ainda mais assertivo, além de garantir uma rotina de visitas estratégica. 

Planeje um roteiro de visita

Planejar o roteiro de visitas do time comercial é essencial para aumentar as vendas no PDV. Quem planeja, executa melhor. 

Porém, esse planejamento não pode ser generalizado. É preciso ter atenção às particularidades da carteira de clientes de cada vendedor.

Nesse momento, devem ser considerados: o potencial de compras de cada cliente visitado, o ponto de partida do vendedor, a distância entre um ponto de venda e outro, quantos clientes serão visitados no dia, ordem, tempo de visita em cada PDV e muitos outros detalhes que tornarão os resultados na visita ao ponto de venda ainda mais certeiros. 


E como fazer?

O roteiro de visitas do seu time de vendas não precisa ser feito manualmente. Com a Inteligência Artificial, tudo fica mais fácil e assertivo. 

A ferramenta de roteirização inteligente é ideal para planejar um roteiro pensando em todas as particularidades citadas acima, além de considerar todas as regras de negócio da sua empresa. 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira os detalhes do nosso sistema de roteirização de vendas.

Estabeleça atividades a serem executadas no PDV

E depois de realizar o planejamento do roteiro de visitas de todos os vendedores, o próximo passo é estabelecer quais atividades obrigatórias serão executadas no momento da visita. Assim, além de organizar a execução do trabalho em campo, ainda é estratégico para aumentar as vendas no PDV. 

Liste a ordem e quais as tarefas essenciais que não podem deixar de serem realizadas no ponto de venda. Pode conter neste check list: registro do check in, foto da gôndola, pedidos, registro do check out e outras informações.

O planejamento prévio facilita o trabalho da equipe de vendedores e da gestão. Pois, após uma visita, é só conferir se todo o check list estabelecido foi realizado corretamente. 

E como fazer?

Deu pra perceber o quanto ter uma rotina de visitas organizada é importante para aumentar as vendas no PDV, né? 

E para ganhar ainda mais eficiência na execução das atividades e acompanhamento da gestão, o sistema força de vendas é essencial. 

A ferramenta define a jornada de visitas da sua equipe e monta um fluxo de atividades em cada cliente visitado, além de possibilitar o acompanhamento de todas as atividades dos seus vendedores externos.

Defina metas para o time de vendas  

Definir metas é primordial para direcionar as ações e esforços a serem realizados no ponto de venda.

Com metas bem estabelecidas e que estejam de acordo com a realidade da sua equipe, é muito mais simples aumentar as vendas no PDV dos clientes visitados. 

No entanto, utilize métricas reais para defini-las. Faça uma análise de mercado, estude a sua concorrência e confira os indicadores de vendas da sua empresa.

E como fazer?

Ainda falando do sistema força de vendas, com ele também é possível estabelecer metas conforme os objetivos da sua empresa e acompanhar a evolução delas. Tudo disponível online e em um aplicativo móvel para facilitar o acesso dos seus vendedores em campo. 

Monitore o time de vendas em campo

Não basta apenas planejar, é preciso acompanhar o andamento de todas as estratégias estabelecidas.

Erroneamente muitos gestores deixam para conferir como foi a execução dessas atividades ao final do mês. 

Mas se você realiza o acompanhamento diário, terá tempo hábil para ajustar as estratégias ou pensar em novas para implementar. 

Atualmente existem várias ferramentas que possibilitam uma visão completa do time de vendas em campo. Mas o Monitore, solução desenvolvida por nós, traz ainda mais facilidade para esse processo. 

A plataforma permite que você além de acompanhar de forma online a execução de todas as tarefas determinadas para os vendedores no dia, veja em tempo real a localização de cada membro do seu time de vendas em campo. 

Este artigo foi útil para você? Então acompanhe aqui as nossas dicas semanalmente. 

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
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