×
Blog

Por que devo utilizar a Inteligência Artificial no meu negócio?

porque-usar-inteligencia-artificial

Apesar do termo “Inteligência Artificial” (IA) normalmente ser associado a robôs, ele significa a capacidade de um dispositivo computacional otimizar processos e solucionar problemas. De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Stanford, o relatório “Artificial Intelligence and Life in 2030” prevê como a IA influenciará a saúde, segurança, educação, o entretenimento e transporte da população. 
Ao longo dos anos, a Inteligência Artificial foi se desenvolvendo e, atualmente, ela já faz parte da nossa rotina. É possível encontrá-la por meio do GPS que você utiliza para se localizar, nas sugestões de compras relacionadas de algum site ou até no corretor ortográfico do seu celular, por exemplo.
Como é possível perceber, a IA executa um papel fundamental no dia a dia comum de muitas pessoas, ou seja, as empresas também já sentem esse impacto. Quer saber como ela pode melhorar ainda mais os resultados da sua empresa? Prossiga na leitura do texto e confira o porquê de utilizar a IA no seu negócio. Vamos lá!

Aumento das vendas

Com o uso de tecnologias inteligentes, fica mais fácil sua empresa vender muito mais, por causa de uma série de fatores, como:

  1. – Agilidade nos processos e mais assertividade nos resultados;
  2. – Integração da equipe de vendas;
  3. – Aumento da produtividade;
  4. – Comunicação clara e transparente entre gestão e equipe;
  5. – Geração de relatórios com informações e dados necessários;
  6. – Melhorias no relacionamento com os clientes;
  7. – Automação de estoque;
  8. – Otimização de tempo.

Melhorias na produtividade da equipe

Muitas vezes, algumas equipes de vendas ficam receosas de perder as demandas que cumpriam com o apoio de um sistema de automação, porém o trabalho delas só tende a melhorar com isso. 
Além do ganho de tempo para fazer as outras atividades, os deslocamentos diminuem, o número de vendas se expande, a comunicação se torna mais integrada e a produtividade só aumenta. É mais tempo para o profissional de vendas, mais satisfação para a equipe e mais lucros para a empresa como um todo.
Confira como fazer o controle de produtividade da sua equipe, clicando aqui, para cumprir as metas e os prazos do dia a dia. Aproveite e clique aqui também para conferir mais outros 4 exemplos de como a Inteligência Artificial pode contribuir bastante para as empresas obterem melhores retornos em seus investimentos. 

Flexibilidade e mais eficiência nos processos

Por integrar a comunicação entre colaboradores, gestores e fornecedores; realizar o gerenciamento do estoque; manter os produtos ou serviços disponíveis para os clientes; demonstrar ações assertivas para cada persona e oferecer diversos dados fundamentais, a IA ajuda você e toda a sua equipe a ter processos mais eficientes. 

Retenção de clientes

A gente sabe que fazer a retenção de clientes é um processo desafiador para muitas empresas. Porém, isso se torna mais prático com o auxílio de um sistema de automação. Isso acontece por causa dos benefícios que a Inteligência Artificial gera, como:

  1. – Permite identificar novas oportunidades de vendas;
  2. – Classifica perfis de clientes;
  3. – Analisa suas necessidades e preferências de compras;
  4. – Personaliza o atendimento ao cliente, de acordo com o estágio de compra em que ele se encontra;
  5. – Automatiza a base de leads obtidos em vendas e estratégias de marketing;
  6. – Contribui para uma comunicação mais ágil e clara. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que já esteja com planos de investir em IA na sua empresa. Temos certeza de que essa escolha proporcionará vários diferenciais em sua busca por mais sucesso.
Aproveita pra ficar por dentro de todas as novidades em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin. Até mais!

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: