O sistema de roteirização de vendas é uma ferramenta criada para acelerar os resultados da equipe comercial em campo. Não apenas isso, mas também ajudar o supervisor de vendas na otimização dos roteiros de visitas do time.
Essa otimização do roteiro de visitas acontece quando o supervisor ou a pessoa designada para criar o roteiro de cada vendedor não precisa mais realizar essa tarefa de forma manual.
O sistema de roteirização de vendas externas, com a ajuda da Inteligência Artificial, executa todo esse processo em poucos minutos seguindo todas as regras do seu negócio.
Mas como isso agrega valor à sua distribuidora? Bom, quanto menos operação manual tiver em sua empresa, menos erros e prejuízos financeiros ela estará sujeita.
Além da redução de erros operacionais, o seu supervisor exercerá uma função muito mais estratégica junto ao time de vendas em campo.
Já que, o profissional que antes estava apenas imerso na criação deste roteiro, sem tempo para acompanhar a execução, agora pode exercer um papel de acompanhamento mais próximo do time, validando se tudo estipulado pelo sistema está sendo cumprido corretamente.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os benefícios da roteirização para os vendedores em campo, vamos nos aprofundar no assunto? Explicaremos tudo nos próximos tópicos.
A roteirização consiste em planejar uma rota com o melhor percurso a ser seguido. No entanto, a roteirização de vendas excede esse conceito.
Além de definir o caminho que o seu vendedor deve seguir, ela realiza ainda a carteirização dos clientes, indica o tempo médio que o vendedor deve ficar em cada ponto de venda e também estabelece uma ordem de periodicidade de cada loja.
Tudo pensando em positivação de vendas, metas a serem batidas e demais regras de negócio da sua empresa.
Portanto, ao roteirizar um time de vendas externas os seus vendedores estarão trabalhando de forma muito mais estratégica, além de estarem garantindo maior produtividade.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre sobre a roteirização, que tal dá uma conferida sobre os benefícios da utilização de um sistema para roteirização de vendas externas? Confira nos tópicos abaixo.
Utilizar um sistema de roteirização para planejar o roteiro de visitas dos seus vendedores possibilita maior assertividade no fechamento de vendas. Isso porque os roteiros são planejados com base em dados, reduzindo drasticamente as falhas na operação.
Você sabe qual o custo da rota percorrida por cada vendedor? E se a ajuda de custo disponibilizada para a sua equipe realmente está compatível com o valor gasto em campo?
Tudo isso é fácil de descobrir ao entender precisamente qual a quilometragem diária percorrida pelo time. Esse dado é relevante para ajustar a ajuda de custo, além de auxiliar você a tomar decisões que tornam as rotas mais econômicas.
Geralmente, quando a roteirização de vendas é feita de forma manual não há critérios para definir a periodicidade de visitas correta a cada ponto de venda. Porém, o sistema entrega essa informação para você com o intuito de manter uma recorrência de compras na carteira de clientes.
A constância de visitas além de ser uma estratégia importante para evitar que o seu cliente compre com a concorrência, é necessária também para ampliar a venda de mix de produtos, o que gera positivação com as indústrias parceiras da sua empresa.
O nosso planejador de rotas inteligente entrega para a sua equipe de vendas externa o melhor roteiro de visita. Tudo considerando as regras de negócio da sua empresa.
Com o planejador de rotas você pode:
Muito mais que uma roteirização inteligente, nós te ajudamos na gestão das rotas de vendas de ponta a ponta. Auxiliamos no planejamento, execução e acompanhamento de cada etapa. Conheça o Roteirizze e tenha rotas de vendas balanceadas e atualizadas a todo momento.