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Roteiro de visitas: como acompanhar os resultados

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Depois de planejar e os seus vendedores colocarem em prática o roteiro de visitas, o próximo passo é acompanhar o andamento dessa roteirização.

 O processo deve ser proativo e a análise frequente! Se você tem o hábito de mensurar os resultados obtidos com a roteirização apenas no final de cada mês, precisa mudar de atitude o quanto antes.

Para te ajudar nisso, explicaremos neste artigo quais as principais dicas para um acompanhamento assertivo do roteiro de visitas. 

Boa leitura! 

Acompanhe as atividades de cada vendedor 

Como dito logo no começo do texto, o acompanhamento da roteirização deve ser um exercício frequente, sobretudo quando a empresa está no inicio de implantação do processo.

 É importante frisar que, no início do processo de gestão de rotas, o acompanhamento constante fará toda a diferença para garantir bons resultados como: maior cobertura de clientes, aumento de mix e, consequentemente, maior faturamento da empresa.  

Portanto, no começo, você precisará estar bem mais próximo da equipe de vendas externa. 

É essencial passar  para cada membro da  equipe um feedback diário da execução do vendedor referindo-se ao dia anterior. 

Exaltar os acertos e corrigir as falhas na execução do vendedor é a melhor maneira de afirmar para ele o quanto isso é importante para você. 

 Mas com o passar do tempo, após a adaptação do time ao sistema de roteirização, a tendência é que ele execute a rota naturalmente, reduzindo o esforço gerencial.  

Além da visita ao PDV, ao realizar esse levantamento, fique atento se o seu time externo:

  • Realizou o check in ao chegar na  loja e que você esteja usando as ferramentas de cerca eletrônica, para garantir que as atividades estão sendo executadas in-loco;
  • Cumpriu todas as atividades designadas a serem feitas no PDV;
  • Justificou a não-visita ou não-venda, lembrando que é imprescindível que a não- venda seja executada in-loco e que esteja associada a coleta de informações no ponto de venda que corroborem com a “não-venda”;
  • No caso de positivação da loja, verifique se atingiu o faturamento e mix esperado para aquela visita; 
  • Seguiu o roteiro de visitas determinado para o dia. Seguir a sequência de atendimento do roteiro de visitas é fundamental para garantir  o menor tempo / deslocamento pelo vendedor;
  • Está em dia com a rotina de visitas. 

A parceria e o diálogo sempre serão aliados nesse processo. Você, como gestor, precisa estabelecer essa via de mão dupla com a equipe. 

E lembre-se sempre: analisar diariamente a execução do roteiro de visitas da sua equipe de vendas permitirá chegar a meta estabelecida de forma bem menos dolorosa. 

O PoliEquipes

O PoliEquipes te ajudará no gerenciamento da equipe externa. A ferramenta inteligente possibilita que você defina jornadas de visitas, monte fluxo de atividades e acompanhe tudo em tempo real. 

Facilita ainda o dia a dia do vendedor, pois permite que ele tenha sempre em mãos: a carteira de clientes, catálogos de produtos, ofertas exclusivas, sugestões de itens, além de mix ideal para cada loja visitada. 

Analisando a execução do roteiro de visitas

Como analisar corretamente a execução diária do roteiro de visitas da equipe de vendas? Interpretando os dados! 

É com a interpretação correta das informações fornecidas por um sistema inteligente, como o PoliEquipes, ou o seu ERP, que você conseguirá fornecer todo o suporte necessário para a equipe de vendas. 

Manualmente você perderia horas do seu dia para checar atividades simples realizadas em um PDV, contudo, as encontram facilmente com a ajuda da tecnologia, pois ela já fornece um relatório pronto com os principais pontos, por exemplo: a quantidade de horas diárias trabalhadas pelo vendedor, a quantidade de pedidos fechados na loja do cliente, o que foi executado no dia e demais informações citadas no tópico anterior.. 

Baseado em todos esses dados que, você identificará qual vendedor está se saindo bem, qual está com dificuldades para vender ou aquele que não está com bom desempenho. Nisso, é possível realizar os alinhamentos necessários para obter os resultados esperados pela empresa. 

E como otimizar o  tempo para realizar uma gestão adequada? É o que veremos no tópico abaixo.

💡 Dica extra: gestão de tempo do gestor comercial 

Confira abaixo como o gestor comercial deve gerir o seu tempo para acompanhar os resultados pretendidos e realizar os ajustes quando necessário.

Período da manhã

  • Depois que toda a equipe for a campo, reserve cerca de 5 minutos para verificar o acompanhamento da visita de cada vendedor. Caso algum colaborador não esteja cumprindo a rotina de visitas da maneira correta, o ideal é que você tenha uma reunião de alinhamento.

Final da tarde

  • Reunião com o vendedor que não cumpriu corretamente a rotina de visitas do dia. 

 Semanalmente

  • Reserve um momento na sua semana, de preferência toda segunda pela manhã, para analisar o crescimento das vendas de mix de produtos e o faturamento obtido por cada vendedor. Com este hábito, você garante o atingimento da meta mensal.

Uma equipe de vendas CLT precisa de acompanhamento de perto para se desenvolver e entregar os melhores resultados. 

Gerir uma equipe exige tempo e dedicação, caso não queira gastar energia com esses exercícios diários, talvez seja a hora de considerar a contratação de representante comercial autônomo (RCA). 

Essas dicas foram úteis para você? Acompanhe as atualizações do nosso blog e fique por dentro das novidades sobre o mercado. 🙂 

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
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