×
Blog

3 benefícios da roteirização para equipes de vendas

roteirização-para-equipes-de-vendas

A roteirização para equipes de vendas é o processo de planejamento e otimização de rotas para que os vendedores externos possam visitar os clientes ou potenciais clientes de forma mais eficiente e produtiva.

Isso envolve a análise de dados geográficos, como: localização dos clientes, tempo de deslocamento, distância entre eles e outros fatores. 

Tudo a fim de criar um roteiro que permita o vendedor visitar o maior número de clientes possível em um determinado período de tempo. 

Para além de muitas visitas, a roteirização para equipes de vendas tem como objetivo principal a redução dos custos logísticos e a maximização dos lucros. 

Pois não adianta visitar inúmeros clientes e não vender o suficiente para cobrir com todas as despesas que envolvem a operação de vendas, correto? 

Ainda é comum que as empresas utilizem processos manuais para o planejamento do roteiro dos vendedores.

Mesmo que seja para uma equipe com poucos colaboradores, a roteirização manual está sujeita a erros, além de estar sujeita a ficar desatualizada em um curto espaço de tempo.

Quer entender os principais benefícios da roteirização para equipes de vendas? Confira tudo neste artigo. 


Carteirização estratégica dos clientes 

Como você categoriza os clientes de cada vendedor?  A carteirização é basicamente a categorização dos clientes em diferentes grupos com base em critérios como o valor de compra, frequência de compra, tipo de produto comprado, entre outros.

Mas para uma empresa que trabalha com o time externo de vendas, esse processo é um pouco mais burocrático, pois envolve dois fatores cruciais: o ponto de partida do vendedor e a localização do cliente atendido.

Realizar esse processo de forma manual envolve inúmeros dias de trabalho, pois é preciso considerar vários cálculos matemáticos que resultem em um roteiro de visitas lucrativo para a empresa e de fácil atendimento para o vendedor. Afinal, ele terá que visitar não apenas um cliente a cada dia, mas vários. 


Redução dos custos operacionais de vendas

A roteirização pode ajudar a reduzir os custos de transporte e logística, permitindo que a distribuidora otimize a rota de suas equipes de vendas e minimize o número de viagens necessárias.

Além disso, a roteirização para equipes de vendas permite que você realize um diagnóstico completo do atual cenário do seu time de vendedores externos. 

Isso é possível, pois os processos tecnológicos que envolvem a roteirização inteligente identifica se os seus vendedores estão sobrecarregados, ou seja, realizando uma quantidade de visitas acima do ideal; subutilizados, quantidade de visitas menor do que a recomendada; e balanceados, quantidade de visitas saudável, considerando os custos gerais.

Você quer entender um pouco mais como funciona esse diagnóstico? Então, vale a pena dar uma conferida na nossa planilha para o controle de custos do vendedor.


Melhoria da qualidade do serviço e do planejamento estratégico 

Com a roteirização para equipes de vendas, a empresa pode garantir que seus clientes sejam atendidos de forma mais rápida e eficiente, melhorando a qualidade do serviço prestado e aumentando a satisfação do cliente.

A roteirização para equipes de vendas possibilita que o cliente seja visitado na hora certa, no dia certo e na frequência certa, o que garante o estoque do cliente sempre abastecido. 

Outro fator importante garantido pela roteirização inteligente é um planejamento estratégico de vendas mais assertivo e eficaz. Isso ocorre, pois a roteirização pode ajudar a distribuidora a identificar áreas de maior potencial de vendas e a planejar suas estratégias.


Conheça o Roteirizze

O Roteirizze é um planejador de rotas de vendas desenvolvido pela Polibras Software. O sistema inteligente cria os roteiros mais econômicos e viáveis financeiramente para a sua empresa. Com ele, você cria rotas automáticas seguindo todas as regras do seu negócio, além de ter a tecnologia necessária para otimizar as rotas da sua equipe externa.

Gostou das dicas? Acompanhe semanalmente o nosso blog e confira as melhores dicas do mercado distribuidor atacadista aqui.

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
Compartilhe esta página: