Rota de vendas é um termo comum para vendedores externos. Visitar várias lojas no dia e saber qual cliente se deve priorizar na rota faz parte do dia a dia desses profissionais.
Mas e quando são dezenas de pontos de venda que devem ser visitados na semana, quais fatores utilizar para estabelecer essa prioridade? Ou melhor, como montar uma rota econômica, mas que a venda seja certeira?
Realizar esse processo de forma manual traz gigantescas possibilidades de erros. Por isso, vamos te mostrar neste artigo como a nossa solução inteligente é capaz de otimizar a roteirização de ponta a ponta.
Primeiro de tudo…
Sem um planejamento e direcionamento correto, o seu vendedor atenderá qualquer área ao iniciar o dia, sem prioridade assertiva dos clientes.
O planejamento traz para o time comercial muito mais agilidade e controle da rotina. Sem isso, o vendedor teria que percorrer a cidade por horas, ao invés de realizar percursos mais curtos e estratégicos.
Além de exigir mais tempo do dia dele para o fechamento de uma venda, isso ocasionará custos maiores para a empresa, pois em uma rota está contido gastos como o salário do vendedor e o combustível.
Portanto, vale lembrar que, o planejamento da rota de vendas precisa acontecer com antecedência, e não ao iniciar o expediente.
Facilidade para a tomada de decisão: o planejamento bem estruturado da rota de vendas facilita que gestor tome decisões mais rapidamente para atingir os resultados esperados, o que inclui o implemento de estratégias ou aprimoramento delas.
Garantia do cumprimento de metas: o detalhamento dos processos e a definição de ferramentas otimiza o dia a dia do vendedor, com isso ele tem mais garantia para cumprir a meta estabelecida.
Gestão mais eficiente: a gestão torna-se mais eficiente com a definição das etapas de um projeto, metas, prazos e investimentos da empresa. Isso ocorre devido a melhor previsão de possíveis erros que possam surgir no caminho, facilitando as ações para controlar os impactos negativos.
Identificação de possibilidades para inovação: inovar é preciso! Com o planejamento correto e o acompanhamento da execução da rota de vendas, facilmente se encontram possibilidades para inovar. Afinal, nem sempre executar as mesmas ideias é o suficiente.
A gestão possui papel fundamental para o sucesso da equipe de vendas. Planejar, acompanhar os resultados e realizar os ajustes necessários são as principais atribuições do gestor para uma rota de vendas bem sucedida.
Atualmente, com a ajuda da tecnologia, o trabalho operacional da gestão foi reduzido consideravelmente.
Antes, era preciso checar roteiro por roteiro para verificar o desempenho do vendedor. Hoje, com a ferramenta certa, todas informações referentes a rota e a visita do PDV podem ser disponibilizadas em um ambiente online.
Assim, basta interpretar os dados fornecidos para ajustes de estratégias. Por exemplo: o Roteirizze, nossa ferramenta para roteirização inteligente, possibilita que o gestor confira que horas o vendedor iniciou a rota ou ainda quanto tempo ele passou na visita, além de quais os produtos vendidos e muitas outras informações necessárias para uma boa gestão.
A gente já falou no tópico anterior brevemente sobre o Roteirizze. Mas como ele pode ajudar o time comercial a ter sucesso nas vendas?
Com ele, você cria rotas automáticas seguindo todas as regras do seu negócio, além de ter a tecnologia necessária para otimizar as rotas da sua equipe externa.
A plataforma permite que você:
Muito mais que uma roteirização inteligente, nós te ajudamos na gestão das rotas de vendas de ponta a ponta. Auxiliamos no planejamento, execução e acompanhamento de cada etapa.
Conheça o Roteirizze e tenha rotas balanceadas e atualizadas a todo momento.