×
Blog

Principais erros de atacadistas e distribuidores na hora de começar a vender pela internet

Principais erros de atacadistas e distribuidores na hora de começar a vender pela internet

Você já pensou em vender online, mas ainda não sabe por onde começar? Ampliar seus canais de venda e ter presença online são dois fatores que podem ajudar no bom desenvolvimento de sua empresa, mas é preciso ter alguns cuidados para ter sucesso com um e-commerce B2B

O setor de atacado e distribuição tem muito a ganhar investindo em vendas pela internet. Não é à toa que o comércio eletrônico B2B aumentou 62% em 2020, no Brasil, mesmo em um período de pandemia da Covid-19, de acordo com a atualização da McKinsey.

Antes de investir, é fundamental saber o que você não deve fazer para, assim, evitar falhas e obter melhores resultados a longo prazo. Ao longo desse texto, você vai conferir os principais erros de atacadistas e distribuidores ao iniciar no universo do e-commerce.

Confira e saiba como vender online para aumentar seus lucros, otimizar a produtividade de sua equipe e alcançar mais clientes. Vamos lá!

1. Falta de controle financeiro

A saúde financeira da sua empresa precisa estar sempre em dia, ainda mais se você pretende investir em um e-commerce: é importante pensar no crescimento da sua marca, desperdiçando o mínimo de recursos possível. 

Assim, é necessário aliar diversos setores da sua empresa ao controle financeiro, a fim de evitar gastos imprevistos e ter mais segurança nos próximos passos. 

É recomendável fazer também uma análise do seu histórico de vendas e realizar um diagnóstico do controle financeiro de sua empresa para avaliar o cenário atual e identificar o que precisa ser feito.

2. Ineficácia no controle de estoque

A gestão de estoque faz parte de toda a logística da empresa: quanto melhor você conseguir controlar o seu estoque, avaliando as entradas e saídas, mais deve ter atenção também às rotas, aos serviços de distribuição, transportes e fretes.

Para efetuar isso de forma segura e assertiva, é indicado contar com um sistema integrado de gestão: isso pode melhorar até o relacionamento com os clientes também, visto que eles poderão saber o prazo de entrega de forma automática.

3. Ausência de integração entre os canais de venda

Ter vários canais de venda é ótimo para quem deseja alcançar mais clientes e oferecer mais meios de comunicação. Porém, para melhorar o relacionamento com o público, é de extrema importância solidificar os valores e objetivos da sua empresa, a fim de fortalecer sua marca.

Ao definir a identidade do seu negócio, se torna mais fácil aprimorar a experiência de compra do cliente: os canais offline e online vão dialogar entre si, gerando mais competitividade para a sua organização no mercado.

Uma dica para conseguir fazer isso, além de investir na identidade de comunicação da sua marca, é conhecer a fundo os seus clientes, analisando suas preferências e necessidades, para saber como alcançá-los da melhor forma.

Clique aqui e entenda mais sobre o grande aumento de vendas, de pequenas e micro empresas, pela internet.

4. Baixo investimento em tecnologia

Para obter mais sucesso com um e-commerce B2B, é recomendável investir em um sistema integrado de gestão. Com esse apoio tecnológico, você ganha mais tempo para se dedicar a atividades mais importantes, otimizando o operacional e aumentando a produtividade da equipe.

Além disso, um software de automação também ajuda você a acompanhar os processos, monitorar os indicadores e as estratégias, e analisar os dados e as métricas dos resultados adquiridos.

Investir na automação da força de vendas é diminuir os prejuízos no estoque, aumentar os lucros, contar com relatórios de dados precisos, integrar os setores e, assim, tomar decisões mais assertivas com praticidade em seu e-commerce B2B de atacado e distribuição.

Se o modo de vender mudou, sua empresa pode – e deve – se adaptar da melhor forma para fazer parte da era digital e aumentar o faturamento do seu negócio com um e-commerce.

O Policommerce App e Web, desenvolvido pela Polibras Software, é garantia de mais praticidade, vendas e metas alcançadas para você ter um seu próprio comércio eletrônico e vender de qualquer lugar (e a qualquer hora). Saiba mais informações e solicite sua demonstração gratuita, clicando aqui.

Para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, força de vendas, comércio eletrônico e tecnologia, é só continuar acompanhando o nosso blog. Você também pode saber mais sobre o nosso trabalho e tirar dúvidas, clicando aqui

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook, Instagram e Linkedin.

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: