O Ciclo de uma venda não se encerra na entrega do produto, na verdade, a partir desse momento pode-se iniciar um novo processo chamado Logística Reversa.
Confira neste artigo o que é a Logística Reversa, porque ela acontece e como minimizar o número de devoluções.
Logística reversa, como o nome sugere, é todo o processo que envolve a devolução de mercadorias. Ou seja, as atividades do transporte inverso, buscando o produto no cliente, retornando para o estoque e substituindo por um novo.
O objetivo das empresas é fazer com que os seus produtos e mercadorias cheguem até os clientes sem nenhum obstáculo, isso, dentro da Logística Tradicional, e para isso, criam-se fluxos de atividades eficientes, desde a venda até a entrega, focando no baixo risco, alta produtividade e satisfação.
Grande parte dos problemas, quando se fala em Logística Reversa, se dão justamente porque as empresas não estão preparadas, elas pensam apenas na logística tradicional, afinal, ninguém imagina que o pedido será devolvido.
A falta de previsibilidade, portanto, é o grande inimigo aqui.
Existem detalhes que acabam ficando para trás ou não são previstos quando não se planeja todas as possibilidades dentro da venda, e isso gera dores de cabeça.
É importante entender que a Logística Reversa tem como pontos fundamentais:
Devoluções são comuns e vão acontecer, porém, sua empresa precisa tentar reduzir os riscos quando se deparar com elas.
Abaixo, listamos os 4 erros mais comuns que geram devoluções de produtos e mercadorias:
Grande parte das devoluções acontecem porque o produto está com defeito ou entregando aquém da sua promessa. Outro ponto é a validade, lotes próximos do vencimento.
Existem produtos que só funcionam em datas específicas e passado aquele momento, são devolvidos por não terem demanda.
A logística tradicional pode ocasionar algum tipo de impacto no produto e gerar quebra, arranhões, amassados e inúmeros danos que danificam a mercadoria. Quando esse processo é realizado por empresas terceirizadas, fica ainda mais propenso a acontecer.
Aqui está um dos principais motivos que levam a Logística Reversa. As operações de vendas com RCAs digitando manualmente os pedidos, são comuns dentro das empresas, fazem parte da rotina e tanto empresa como vendedor já se acostumaram com essa operação, porém, essa atividade é desgastante, repetitiva e exige muito foco do vendedor. É muito fácil acontecer erros de digitação em detalhes dos itens. Quando o pedido é grande e tem várias páginas, o prejuízo pode ser ainda maior.
Como falamos, é imprescindível às empresas criarem dois pontos focais.
O planejamento para que se evite devoluções de pedidos. Apesar de muitos fatores serem imprevisíveis, outros são facilmente evitáveis.
Estar preparada para a Logística Reversa quando ela acontecer. O prejuízo é maior quando não se tem planejamento. Movimentar a equipe, estoque e logística sem um plano, é sinal de custos adicionais.
Para o atacadista distribuidor, a Logística Reversa é um processo que não tem como eliminar, mas é necessário se preparar para ele.
Conheça todos os custos das operações: mapeie a origem de todos os custos, principalmente, os processos que envolvem logística e tempo de operação em rotinas de devoluções. É necessário conhecer os valores que cada etapa consome, isso, considerando custos diretos e indiretos.
Crie estratégias com devoluções alternativas: não tenha apenas um plano A quando se trata de devoluções de mercadorias, afinal, é importante estar preparado para circunstâncias diversas. Qualquer medida quando tomada sem preparação, acarreta custos adicionais e contratação de serviços mais caros.
Tenha fornecedores e terceirizados de confiança: se a sua empresa não realiza todas as etapas do processo, é importante que tenha fornecedores que sejam de confiança e principalmente, conheçam o seu produto e as condições que ele precisa para chegar ao cliente.
Use a tecnologia em processos que podem ser automatizados: o atendimento é um desses processos. Crie rotinas e regras de negócio para facilitar a comunicação do cliente com o sistema, gerando reports que reduzem o tempo entre a solicitação e agilizam o início da operação. Com a tecnologia, o custo desse processo reduz drasticamente e ainda cria-se padrões.
Essas são algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos da Logística Reversa, porém, existem ainda medidas que podem ser tomadas para reduzir a probabilidade de acontecer uma devolução de mercadoria.
Dentro das distribuidoras, a cultura onde o vendedor digita manualmente os pedidos recebidos ainda vigora. De forma viciosa, as empresas ignoram os riscos desse processo que é provavelmente o principal responsável pela devolução de mercadorias e pelos prejuízos.
Já existe tecnologia para automatizar a entrada dos pedidos que são emitidos em PDF, fazendo com que em poucos cliques, todos os itens já estejam no sistema, sem tomar tempo do vendedor, reduzindo para minutos uma operação que se levava dias e o melhor, eliminando todos os erros de digitação e consequentemente, acabando com as devoluções de produtos que aconteciam por esse motivo.
Com a tecnologia automatizando esse processo, o vendedor passa a ter o foco apenas na potencialização da venda, enquanto isso, a equipe de logística ganha tempo na preparação dos pedidos.
Como falamos durante esse artigo, a Logística Reversa é um processo comum dentro das empresas, principalmente em atacadistas distribuidores, é preciso entender que existem ações que podem e devem ser feitas para reduzir as devoluções de mercadorias, e ao mesmo tempo, já se preparar de forma inteligente para essa operação.
Quer saber como eliminar erros com pedidos digitados manualmente? Fale conosco e acabe com os prejuízos dessa operação!
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