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Inteligência de dados: como ela aumenta a eficiência do atacado distribuidor?

Inteligência de dados: como ela aumenta a eficiência do atacado distribuidor?

Entra ano e sai ano, e as empresas acumulam todos os dias, dados e informações sobre diversos pontos relacionados ao seu negócio. O que muitos ainda não perceberam é que esses dados são essenciais para o planejamento de novas estratégias. Por isso, neste conteúdo vamos falar sobre a inteligência de dados.

Com o mundo cada vez mais digital, o número de informações e dados que uma empresa gerencia vem aumentando significativamente. Afinal, cada ação que fazemos em um site, ferramenta, sistemas e plataformas, fica registrada e pronta para servir de norte para as empresas.

Certamente, estamos falando de um processo incrível e que todas as empresas sonham com ele. Mas vale ressaltar que os dados quando mal geridos, podem trazer sérios problemas para uma organização, como uma distribuidora, por exemplo.

Para entender a importância da inteligência de dados para o distribuidor atacadista, vamos a partir de agora explicar do que se trata e como ela funciona. Logo em seguida vamos pontuar cinco situações em que a gestão de dados impacta de forma positiva para esse tipo de empresa.

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados nada mais é que um processo onde as informações são gerenciadas de modo que elas sejam fortes aliadas de uma empresa. Essas informações devem ser integradas em softwares e logo em seguida serem apresentadas de uma forma que seja possível fazer boas análises.

No dia a dia, uma empresa coleta informações de diversos aspectos como, faixa etária dos seus clientes, geolocalização, sexo das pessoas que consomem seus produtos, o valor médio que costumam gastar em suas compras, o horário que entram em contato ou frequenta a loja, etc. Todos esses dados – que são apenas alguns dos exemplos – são essenciais para saber onde mirar nas tomadas de decisão.

Através dos dados que são armazenados de forma inteligente, é possível compreender todo o comportamento do consumidor, além de entender também os números internos da empresa.

Trazendo para a realidade do distribuidor atacadista, vamos listar alguns dos dados possíveis de serem analisados de acordo com os dois cenários acima.

Comportamento do consumidor:

  • dias da semana que mais costuma fazer seus pedidos;
  • o canal que mais utiliza para se comunicar com o vendedor;
  • a média de produtos que costuma pedir todos os meses;
  • as marcas que mais vende;
  • o tipo de produto que mais solicita;
  • nível de urgência dos pedidos (pede com antecedência ou não);
  • formas de pagamento que mais utiliza (à vista, parcelado, fatura, etc);
  • horários que mais se comunica com a distribuidora, entre outros.

Números internos da empresa:

  • quantos produtos vendidos por mês;
  • cliente que compra mais em volume de mercadorias;
  • cliente que compra mais em valores;
  • mercadorias que sofrem mais danos no transporte;
  • rotas mais longas e demoradas;
  • quantidade de pedidos com erros;
  • tipos de erros internos e onde eles mais ocorrem;
  • produtos que mais costumam falta no estoque, assim como;
  • produtos que costuma sobrar no estoque;
  • estados, cidades e bairros com mais vendas, etc.

Veja que acima, listamos diversos dados que podem ser gerenciados por uma distribuidora e usados de forma inteligente. Obviamente esses dados são apenas alguns exemplos dos vários outros tão importantes quanto.

Agora que entendemos o que é a inteligência de dados, vamos conhecer as situações em que ela é essencial para o crescimento da empresa. Continue lendo!

Como a inteligência de dados impacta positivamente no atacado distribuidor?

A gestão adequada dos dados beneficia todo e qualquer tipo de empresa, entre elas as distribuidoras atacadistas.

Para um atacado distribuidor ter sucesso na sua missão – independente de qual seja a visão e valores da empresa – é necessário ter atenção em três importantes frentes: estratégia de mercado, gestão de pessoas e gestão de processos.

Baseado nessas três frentes, separamos cinco situações onde a inteligência de dados impacta positivamente. Confira!

Inteligência de dados: como ela aumenta a eficiência do atacado distribuidor?

Planejamento estratégico eficiente

O planejamento estratégico é algo que nenhuma empresa pode viver sem. A empresa que não planeja os seus objetivos a curto, médio e longo prazo, está fadada a fechar as portas em pouquíssimo tempo.

Esse tipo de planejamento serve para orientar os caminhos que a empresa deve percorrer. Uma empresa de distribuição, por exemplo, pode analisar o ponto que quer chegar em determinado período e traçar a forma como vai chegar até lá.

E é exatamente por se tratar de uma análise, que o empresário distribuidor precisa ter em mãos, dados importantes que o ajude a decidir o que quer e como fazer para ter. Obviamente, a gestão de dados é quem vai melhor orientar esse empresário.

Digamos que o empresário deseja crescer em 60% a sua atuação no mercado maranhense. Mas ele não tem dados suficientes ou de forma clara, que mostre as reais chances desse crescimento ser possível.

Se ele investe dinheiro sem ter a certeza na tomada de decisão, terá grandes chances de não colher os bons resultados e amargar prejuízo.

Lembra quando mencionamos alguns dados de comportamento do consumidor e números internos da empresa? Para essa situação, entender esses dados seria fundamental.

Melhor desempenho das equipes

Não existe nada mais frustrante para uma equipe do que trabalhar sem saber o rumo que deve seguir. Todos os dias fica apenas aquela sensação de que quanto mais nada, mais longe fica da praia.

Com a inteligência de dados bem estruturada na empresa, os colaboradores podem analisar o ponto certo em que irão atacar estrategicamente. Seja o time de vendas, marketing, financeiro, logística ou recursos humanos.

Se o dado mostra que 75% dos clientes são mulheres, o time de marketing vai buscar fazer ações específicas voltadas para esse público. Assim como o vendedor vai treinar o pitch de vendas de modo que se comunique bem com essa persona.

Quanto mais dados fidedignos os colaboradores tiverem, mais resultados bons entregarão, e quanto mais resultados entregarem, mais motivados estarão. Veja que o círculo do bom desempenho se fecha e tudo começa a fluir bem.

É como aquele velho ditado: “Contra dados não há argumentos”.

Equipes mais criativas e inovadoras

Engana-se quem pensa que o bom desempenho operacional do colaborador é a única vantagem da inteligência de dados.

Quanto mais informações organizadas a empresa tiver, mais criatividade e inovações poderá ver no trabalho do seu time. Isso acontece porque os colaboradores, principalmente os do time de marketing, passam a conhecer as reais dores, necessidades e comportamentos dos clientes e do público-alvo.

Com esses dados claros e precisos, fica mais fácil oferecer ao cliente ou prospect exatamente o que ele precisa. E vamos combinar que toda inovação ou criatividade surge de acordo com uma necessidade que ninguém tinha percebido antes, mas que estava ali.

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Mais competitividade no mercado

Não dá pra concorrer no mercado se não souber em que solo está pisando. Por isso, os dados são tão importantes para ser uma empresa competitiva.

A partir do momento que o empresário distribuidor entende a sua participação no mercado e analisa com dados a também participação dos concorrentes, ele passa a conhecer melhor os motivos que fazem os clientes comprarem dele.

Não podemos deixar de dizer que o posicionamento e o diferencial – tão necessário para ser competitivo – de uma empresa são definidos após a análise de dados. Portanto, percebemos o quanto a inteligência de dados é importante para esse quesito.

Diminuição de erros e prejuízos

Já parou para pensar em quanto erros já ocorreram pelo simples fato de um colaborador não saber o que está fazendo?

Baseado no cenário do distribuidor atacadista, vamos considerar que um profissional de marketing responsável pela divulgação de mídia paga no facebook, direcione R$ 10 mil para a cidade de Fortaleza e R$ 20 mil para a cidade de Recife. Porém, o histórico mostra que o número de prospects que clicam no anúncio e fecham a compra é bem maior em Fortaleza do que em Recife.

Por que será que esse analista de marketing direcionou mais dinheiro para uma praça fraca ao invés de aplicá-lo na cidade onde a conversão de vendas é maior?
Certamente a falta de dados para ajudá-lo a tomar a decisão o fez seguir o caminho errado.

Esse erro gerou prejuízo para a empresa, pois o dinheiro foi empregado no lugar errado.

Claro que esse exemplo é básico, mas ajuda a entender as diversas situações que uma empresa pode sofrer pelo simples fato de tomar decisões na base do “achismo”.

A inteligência de dados evita os erros e consequentemente os prejuízos.

Como a inteligência de dados ajuda no relacionamento com o cliente?

Depois de caminhar por todas as situações acima, chegamos em uma das mais importantes: o relacionamento com o cliente.

Você já parou para pensar como a inteligência de dados pode tornar o empresário mais próximo do seu cliente? As possibilidades são diversas, vão desde entender como o cliente se comporta e entregar a ele o que precisa, até mesmo se fazer presente na vida dele em momentos especiais.

Puxando para este último caso, podemos citar alguns momentos na vida do cliente em que seria interessante a empresa estar junto e mostrar toda sua dedicação e parceria. Esses momentos são:

  • datas de aniversário: ideal para enviar presentes e mensagens;
  • aniversário da empresa cliente: prestar uma homenagem nas redes sociais;
  • dia da mulher: dedicar apoio as clientes do sexo feminino;
  • recorde de vendas: parabenizar o cliente pelas vendas de seus produtos e etc.

Todo cliente gosta de se sentir especial e querido, portanto, cabe à empresa traçar estratégias para tornar o cliente o centro de suas atenções.

As estratégias de relacionamento são diversas, mas nunca será possível sem a inteligência de dados. Portanto, é essencial aproveitar ao máximo esse processo para colher bons frutos.

Enfim, esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender a importância da gestão de informações e dados, a fim de melhorar a tomada de decisão na sua distribuidora.

Continue antenado no nosso blog e até o próximo post!

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