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Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

A Inteligência Artificial ainda é vista por muitos como uma tecnologia pouco acessível. Porém essa realidade vem cada vez mais perdendo o sentido, pois na verdade, está cada vez mais difícil continuar no mercado sem o uso dela.

Com o avanço das conexões e dispositivos super inteligentes, é natural que as plataformas e ferramentas estejam evoluindo para oferecer mais segurança e agilidade nos processos, principalmente empresariais.

Com a Inteligência Artificial, as empresas estão aumentando a produtividade das suas equipes, assim como garantindo mais competitividade no mercado. Afinal, a tecnologia é hoje uma grande aliada para as organizações oferecerem aos seus clientes uma experiência diferenciada, além de garantir um ótimo relacionamento.

Se tratando da distribuidora atacadista, as oportunidades são muitas, pois as empresas desse segmento lidam diariamente com um grande volume de informações, e por isso, a inteligência artificial é essencial para elas.

Neste post vamos falar sobre Inteligência Artificial e como ela pode transformar os modelos de negócio do distribuidor atacadista. Continue para entender!

O que é Inteligência Artificial?

Podemos dizer que a Inteligência Artificial é uma tecnologia altamente capaz de fazer atividades bem próximas das humanas. Pois, ela agrupa mecanismos tecnológicos de algoritmos, Machine Learning, redes neurais artificiais e robótica. Tudo isso junto simulam a capacidade de inteligência do ser humano. Daí o nome, Inteligência Artificial.

Não é de hoje que a Inteligência Artificial, também conhecida como IA, faz parte do imaginário e da realidade das pessoas. Isso porque desde o começo da segunda metade do século passado, a IA já fazia parte dos roteiros de livros e filmes, além de algumas tecnologias que vinham sendo desenvolvidas na década de 50. A calculadora, é um exemplo disso.

Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

O grande impacto desse tipo de tecnologia de 70 anos atrás em relação à que é desenvolvida hoje, se dá pelo avanço da internet nas últimas décadas. Pois com as pessoas cada vez mais conectadas em diversos dispositivos, as necessidades e o comportamento do consumidor fizeram com que as Inteligências Artificiais evoluíssem de tal forma que antes parecia apenas relatos de ficção científica.

A grande verdade é que hoje, estamos cercados de aplicativos, ferramentas, softwares, aparelhos eletrônicos e diversas máquinas que fazem da IA uma tecnologia indispensável em nossas vidas.

Quem diria que um dia poderíamos ter uma secretária eletrônica capaz de conversar com a gente de acordo com nossos gostos e comandar toda a automação da nossa casa com um simples comando de voz? Pois é, a Amazon, Apple e Google vieram para nos mostrar isso.

Independente da IA que você utilize, perceberá que o grande objetivo dela é apenas facilitar a sua vida.

Qual a importância da Inteligência Artificial para as empresas de distribuição?

O distribuidor atacadista que está preocupado com as tendências de mercado e as novas estratégias para se manter competitivo, já deve ter ouvido falar que a tecnologia é o passo inicial para ter sucesso nos dias de hoje. Entre essas tecnologias, destacamos a Inteligência Artificial.

Como já percebemos, a IA tem o intuito de facilitar a vida do ser humano ao agir inteligentemente como nós. Portanto, em uma empresa onde o grande volume de trabalho operacional e a quantidade alta de informações predomina, é fundamental contar com a Inteligência Artificial de modo que a qualidade do trabalho seja feita com segurança e rapidez.

Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

Essa tecnologia inteligente, traz para as empresas de distribuição diversos benefícios. Entre os principais podemos destacar:

  • melhor tomada de decisão estratégica: com dados precisos, é possível direcionar a empresa no caminho certo.
  • segmentações precisas: a área comercial de uma distribuidora, por exemplo, pode receber sugestões de mercadoria de acordo com o perfil do cliente. Ele também pode, entre outras funções, identificar e interpretar dados como periodicidades de pedidos, etc.
  • intensificação das automações: a inteligência artificial pode facilmente integrar-se com automações na área de logística e estoque, e proporcionar mais uma automação ainda mais inteligente com capacidade de análises e sugestões.
  • redução significativa dos erros: dependendo da qualidade da tecnologia desenvolvida, os erros podem ser reduzidos a zero. 
  • melhor atendimento e relacionamento com o cliente: a inteligência artificial pode ajudar a distribuidora na personalização do atendimento. Quando o cliente percebe um atendimento exclusivo totalmente dedicado a ele, mais fácil será sua relação com o distribuidor atacadista.

Agora que você entendeu a importância e os benefícios da IA para as distribuidoras, vamos descobrir como essa tecnologia pode ajudar sua empresa a faturar mais atuando em quatro frentes. São elas: 

  • gestão de vendas;
  • gestão de marketing;
  • gestão de transporte e logística;
  • trade marketing.

Inteligência Artificial para gestão de vendas

Sendo um dos setores mais intensos de qualquer empresa, não poderíamos deixar de falar da área comercial de uma distribuidora. É nessa equipe que a empresa vê a máquina de vendas rodar e projeta nela as metas para o crescimento da organização.

Com certeza o setor comercial não poderia ficar de fora da implementação da tecnologia inteligente. Pois é aqui que o maior número de informações sobre os clientes e os produtos que eles consomem são geridos. Capaz de identificar e segmentar os clientes por perfil e comportamentos, a IA entrega diretamente nas mãos do vendedor tudo o que ele precisa para ser mais ágil, produtivo, consultivo e eficiente.

As distribuidoras recebem semanalmente, milhares de pedidos que são processados na maioria das vezes manualmente. Além de ser um risco perder espaço para o concorrente, aumenta substancialmente as chances de erros que causam prejuízos no final do processo.

Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

Uma equipe de vendas sobrecarregada e desmotivada, gera para a distribuidora um problema sério de improdutividade. Nesse caso, os trabalhos atrasam, as vendas caem, o cliente se chateia com os pedidos errados e a distribuidora perde dinheiro.

Em uma empresa onde o círculo da venda passa por no mínimo 3 setores antes de chegar ao cliente, é essencial ter uma tecnologia capaz de orientar nas melhores decisões, além de processar matematicamente cada informação com segurança e zero possibilidade de erros.

Agora se sua distribuidora ainda conta com um site e-Commerce, aí o céu é o limite. Afinal, a loja virtual pode ser totalmente desenvolvida de modo que ela vai te dizer o que fazer e vender, ao invés de ser o contrário.

Inteligência Artificial para estratégias de marketing

Se a área comercial é onde a máquina de vendas funciona, o marketing é a alma do negócio. Sem esse time que atrai ou vai diretamente no cliente, as equipes de vendas terão mais trabalho para alcançar suas metas. Afinal, ninguém compra de uma empresa que não se conhece. Já dizia o ditado: “quem não é visto não é lembrado.”

Na era da internet, o marketing evoluiu monstruosamente as suas estratégias, deixando de olhar apenas para a mídia off e rumando sem medo para o marketing digital.

A Inteligência Artificial já faz parte das principais redes sociais e plataformas web, mas ela não pode dizer qual o melhor caminho a seguir se você não sabe no mínimo como se comporta o seu cliente. As ferramentas de marketing podem até rastrear o seu público com total facilidade, mas quem diz pra elas quem é esse público é você.

Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

Por isso, a IA é tão essencial nos processos da distribuidora, pois ela consegue mapear cada comportamento do cliente perante as compras que ele realiza com você. Cada informação gerada por meio da parceria, é um dado a mais que a IA vai processar e devolver a você para análises estratégicas.

Um exemplo para finalizar este tópico seria: o cliente que costuma pedir determinados tipos de produtos, como fraldas geriátricas mais do que fraldas infantis, vai automaticamente dizer para a Inteligência Artificial que naquele ponto de vendas é possível ter uma concentração maior de pessoas idosas. Os dados coletados e analisados pela IA também colaboram para criação de sugestões de outros produtos associados ao perfil do cliente.

Inteligência Artificial na logística gestão de transportes

Sabemos que em uma empresa de distribuição, a área de logística e transportes é algo praticamente inviável de não ter. Por isso, é considerado um dos principais setores para este tipo de empresa.

É na logística que acontece todo o caminho a ser percorrido pelo produto até chegar ao cliente. É aqui que os pedidos são entregues já com todas as especificações e os produtos são separados e organizados em transportes para ir até o seu destino final.

Pode parecer fácil, mas para uma distribuidora que vende milhares ou até milhões de produtos por mês, acaba sendo uma etapa bastante crítica que exige da empresa bastante atenção, e principalmente, tecnologia.

Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

Não dá mais pra fazer logística sem tecnologia. Hoje, essas empresas se valem de sistemas computacionais que fazem boa parte do trabalho operacional e repetitivo, mas na maioria são sistemas automatizados que não tem implantada a inteligência humana.
É extremamente importante para as distribuidoras atacadistas se adequarem à Inteligência Artificial e estarem aptas a atenderem cada vez mais o mercado com a velocidade que ele vem exigindo.

Para entender a diferença do cenário tecnológico atual com a IA. Vamos considerar o seguinte:

Softwares automatizados: fazem o trabalho repetitivo e por meio da robotização de sistemas conseguem realizar processos sozinhos como, gerenciar pedidos, controlar estoques, realizar entradas e saídas por meio de códigos de barras, organizar rotas, gerar notas fiscais, gerar etiquetas, gerar relatórios, etc.

Inteligência Artificial: além de fazer tudo o que fazem os softwares automatizados, eles ainda analisam as informações e sugerem melhorias nos processos. Exemplo desta inteligência são rotas elaboradas de acordo com as últimas feitas, o sistema consegue analisar os últimos pedidos entregues e propor uma melhoria para ter menos gastos nas próximas entregas. Isso também pode acontecer, por exemplo, com o volume dos produtos. Nesse caso, a IA pode analisar que nos últimos meses, um caminhão fez determinado número de trajetos para entregar o mesmo tipo de produto. Dessa forma, ela pode sugerir que tal produto seja entregue em um caminhão de tamanho específico que fará a entrega em menos vezes gerando mais produtividade para a empresa. 

Os exemplos mais uma vez foram básicos, mas servem para explicar que a Inteligência Artificial tem a poderosa função de aprender constantemente com os próprios processos. Quanto mais informações ela processa e gerencia, mais inteligente ela fica a ponto de chegar mais próximo possível do raciocínio como um ser humano. 

Os principais benefícios da IA para a área de logística são:

  • redução de gastos e custos;
  • aumento da produtividade;
  • segurança nos dados;
  • planejamento estratégico mais eficiente;
  • mais foco no cliente ideal.  

Inteligência Artificial para estratégias de Trade Marketing

O Trade Marketing é a parte do negócio em que as estratégias estão voltadas para o aumento das vendas e otimização dos canais de distribuição.

A partir do momento que o produto chega aos canais de distribuição, é necessário parcerias estratégicas entre cliente e distribuidora a fim de ter os melhores espaços no ponto de venda e atingir exatamente o público daquele produto. E é exatamente nesse cenário que a Inteligência Artificial é tão importante. Afinal, o comportamento do shopper e consumidor diz muito sobre a decisão de compra deles.

Inteligência Artificial: atuação 360º da tecnologia

Hoje, as tecnologias para esse tipo de ação estão em constante evolução. Há 2 anos atrás no evento APAS Show 2019, as empresas já apresentavam tecnologias de reconhecimento de imagem por PDV, por exemplo. E algumas das soluções esperadas por essa inteligência são o poder de presença, share, planograma, monitoramento da concorrência e monitoramento das estratégias comerciais.

Os principais ganhos da IA nas técnicas de trade marketing são:

  • mais capacidade de criatividade e inovação;
  • otimização de tempo;
  • melhor direcionamento do dinheiro investido;
  • mais de chances de atingir o público-alvo;
  • mais interação e dinamismo com o cliente final;
  • melhor interpretação do comportamento do cliente no ponto de venda;
  • melhores negociações com os clientes (supermercados);
  • mais informações para direcionar as estratégias de mix de produtos.

Inteligência Artificial para transcrição automática dos pedidos em PDF

Uma das práticas mais comuns nas empresas de distribuição, são os famosos pedidos em PDF. O cliente envia o pedido nesse formato de arquivo para o vendedor, que por sua vez lança cada produto manualmente.

Acontece que o trabalho manual nessa etapa da venda, costuma gerar sérios erros que impactam diretamente no lucro da empresa. Por isso, é importante que a equipe de vendas possa contar com sistemas inteligentes capazes de reduzir esses erros praticamente a zero.

O Polipedidos PDF, por exemplo, é uma IA que processa todo e qualquer pedido em PDF por meio de um aplicativo de mensagem, transformando as informações em pedidos completamente integrados com o ERP da distribuidora.

Toda essa tecnologia contribui para que a empresa possa transformar o prejuízo de mercadorias devolvidas em investimentos de curto, médio e longo prazo, além de otimizar a entrega com redução de tempo entre a realização do pedido e a entrega no cliente.

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