×
Blog

Prevenção de perdas: 5 dicas para fazer um plano eficiente

prevenção-de-perdas

Prevenção de perdas consiste em um conjunto de estratégias utilizadas para evitar o desperdício de recursos de uma empresa. Esses impactos negativos podem ser ocasionados ou não por ações humanas. Eles interferem diretamente na lucratividade e desenvolvimento do negócio como um todo.

Alguns exemplos de perdas mais comuns nas empresas são: 

  • furtos ou roubo de cargas;
  • fraudes nos pagamentos;
  • mercadoria fora do prazo de validade;
  • atraso na reposição de estoque ou matéria-prima;
  • estrutura de trabalho danificada;
  • pouca ou falta de mão de obra.  

A prevenção de perdas tem o intuito de evitar que esses acontecimentos citados acima ocorram. Mas, caso aconteça, já tem uma estratégia de como lidar de forma efetiva com esses problemas. 

Por isso, elaboramos este artigo com algumas dicas práticas de como elaborar um plano de ação para prevenção de perdas eficiente. 

1 Mapeamento de perdas

O primeiro passo é mapear as perdas mais recorrentes em seu negócio e os principais pontos de vulnerabilidade.

Faça o levantamento de cada processo da sua empresa e confira como eles são realizados. Veja o estoque, cruze as informações com o inventário e identifique como os produtos são armazenados, além de distribuídos.

Nesta etapa, quanto mais minuciosa for, mais pontos de melhorias você identifica e conseguirá pensar em maneiras de reverter os desperdícios.

Portanto, é nesta etapa que você mapeará quais as perdas mais recorrentes e como elas são ocasionadas.

2 Defina estratégias 

Depois de feito o levantamento dos processos e descoberto as principais causas das perdas, é hora de definir estratégias para contorná-las. 

Por exemplo: se foi identificado que há muitas perdas no seu estoque porque a equipe tem dificuldade de conferir o prazo de validade das mercadorias, uma alternativa é reorganizar a exposição dos produtos, colocando aqueles que estão mais perto de vencer em um local mais visível, além de estabelecer uma periodicidade para conferir cada produto presente no ponto de venda. 

Isso pode ser feito com cada ponto identificado no tópico anterior.

3 Documente todos os processos 

A documentação de processos é essencial para manter a padronização das atividades. Padronizar as atividades é extremamente eficaz para prevenção de perdas em uma empresa. 

Uma boa dica é fazer um manual ou até mesmo implementar a cultura em cada setor de documentar seus processos em uma planilha ou no google drive. Mas lembre-se de manter esse documento sempre atualizado, além de deixá-lo de fácil compartilhamento. 

4 Implemente a prevenção de perdas na cultura organizacional 

A prevenção de perdas não pode ser um simples documento ou ação pontual. A sua empresa deve respirar esse conceito. 

Claro que, essa adequação da cultura não acontece de uma hora para outra, mas pode ocorrer aos poucos, como implementar na rotina a documentação das atividades macros de cada setor. 

Todos os colaboradores, incluindo a diretoria, devem estar envolvidos na prevenção de perdas. Caso contrário, você não obterá grandes resultados. 

5 Monitore o plano de prevenção de perdas 

É fundamental realizar o acompanhamento desse estudo e aperfeiçoá-lo conforme necessário. Depois de colocar as ações em prática, estabeleça os indicadores a serem monitorados periodicamente. Assim, você acompanha os impactos das ações e obtém resultados cada vez melhores.

Extra: automatize processos

Você sabia que automatizar processos é uma estratégia eficaz para prevenir perdas ocasionadas por falhas humanas? 

A digitação de um número errado em um pedido de vendas, por exemplo, acarreta em perdas de recursos para o seu negócio. 

Assim como, o gasto constante com combustível ao não planejar roteiros de visitas eficientes para a sua equipe de vendas. 

Nós, da Polibras Software, te ajudamos nisso! Conheça as nossas soluções e alavanque os resultados do seu time comercial. 

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
Compartilhe esta página: