Como é feita a gestão de pedidos B2B da sua indústria ou distribuidora? Por incrível que pareça, essa tarefa ainda é negligenciada em muitas empresas.
A gestão de pedidos B2B não começa apenas quando o seu vendedor registra os pedidos feitos pelo cliente.
O processo envolve ferramentas para agilizar o trabalho, controle de estoque, prevenção de erros e muitas outras etapas imprescindíveis para garantir o sucesso do cliente e a lucratividade da sua empresa.
Entenda como fazer uma boa gestão de pedidos B2B na leitura a seguir.
O termo lead time refere-se a todo o ciclo do pedido, que engloba desde o momento em que o cliente solicita o produto, até a entrega ao ponto de venda. É o tempo em que o pedido percorre todas as etapas do processo, do início ao fim.
Essas etapas podem ser definidas em:
Pedido | Preparação | Distribuição |
Corresponde à entrada do pedido | Corresponde à liberação e o processamento do pedido | Escala dos transportes, expedição dos produtos e controle de entregas |
Para calcular o lead time, basta somar os valores de cada etapa acima. A análise do ciclo do pedido permite que você identifique gargalos que impedem a eficiência do processo.
Se houver falha no momento em que o pedido for registrado, consequentemente afetará a logística de entrega e o seu cliente ficará mais tempo à espera do produto. E você não quer ser lembrado por isso, correto!?
Para ter um fluxo intenso de envio de mercadorias, você precisa ter um estoque suficiente de produtos.
Tenha o hábito de periodicamente checar o estoque e conferir se os produtos com maior saída estão abastecidos.
Claro que, ao realizar o controle de estoque também é importante checar quais mercadorias são menos pedidas, assim vale reavaliar a substituição ou liquidação do produto.
Checagem de valores também é imprescindível. Sempre que possível, confira quais fornecedores estão com melhor custo benefício.
Imagine o constrangimento que é o seu vendedor estar no ponto de venda e ao formalizar o pedido do cliente, o produto que estava disponível no catálogo, está em falta no estoque. Essa situação passa a ideia de uma empresa desorganizada, concorda!?
Por isso, mantenha o seu catálogo de produtos atualizado. Confira se cada mercadoria exposta realmente está disponível para venda. Além disso, não esqueça de expor as novidades que chegaram.
Um ponto interessante que pode ser acrescentado no catálogo são os combos promocionais. É uma forma de mostrar facilmente para o cliente as promoções da temporada.
Pensar em alternativas para prevenção de erros também faz parte da gestão de pedidos B2B.
E uma das formas mais eficazes em colocar em prática é com a diminuição dos processos manuais com a automatização.
Ao automatizar processos, a sua equipe de vendas economiza tempo, evita erros e será muito mais estratégica no atendimento ao cliente in loco.
Nós, da Polibras Software, desenvolvemos uma solução para otimizar o tempo da sua equipe de vendas de forma eficiente e reduzir os prejuízos financeiros à sua empresa.
Com a automação para digitação de pedidos, o seu time terá muito mais agilidade para potencializar as vendas.
A plataforma recebe os pedidos B2B em formato PDF ou planilha, processa os dados e envia todas as informações diretamente para o seu força de vendas.
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