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Análise da carteira de clientes: como fazer?

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Uma boa gestão da carteira de clientes é a chave para o sucesso de uma empresa, sabia? A forma de gerenciar o atendimento aos clientes pode trazer mais relevância para a marca, melhores oportunidades de venda e lucratividade. 
Você quer saber como analisar a da sua empresa e obter resultados incríveis? Pois vem com a gente e acompanha esse conteúdo, que está cheio de dicas pensadas especialmente para você. 

1.Seleção dos clientes 

A carteira de clientes é o total de consumidores que adquirem determinados serviços ou produtos de uma empresa. É de extrema importância identificar quem faz parte desta. Porém, o que fazer com os clientes que já consumiram e atualmente estão mais distantes ? Ou com aqueles que se interessam pela marca e ainda não demonstraram outras intenções para além disso? 
Muitas pessoas acabam focando apenas nos clientes que mais geram lucros, com o objetivo de aumentar o faturamento, porém é preciso ter cuidado também para não perder outras oportunidades. 
Além de pensar em conquistar novos clientes e selecionar quais são os melhores atualmente em sua empresa, é fundamental também ter atenção aos clientes inativos. Isso, a fim entender o motivo do afastamento e conseguir recuperá-los. E nos prospects (também conhecidos como leads) para pensar em estratégias que possam atraí-los até à decisão de compra. 
Ter mais organização e estabelecer um controle ativo da carteira de clientes da sua empresa é algo que leva tempo e muita atenção, mas que pode também trazer grandes melhorias nos resultados e evitar prejuízos. Ah, e vale lembrar também que é essencial focar mais na qualidade do que na quantidade, pois não adianta ter uma extensa carteira de clientes sem avaliá-la e fazer uma boa seleção. 

2.Comportamento do consumidor 

Agora que você selecionou os tipos de clientes da sua empresa e percebeu como essa organização pode contribuir bastante para melhorar o desenvolvimento de sua gestão e equipe, que tal pensar no comportamento de quem adquire seus produtos ou serviços? 
Sim, além de saber quem consome ou se afastou, é essencial analisar o que leva cada um a tomar estas decisões para poder efetuar um planejamento mais elaborado, aumentar o seu ticket médio e evitar o churn
Para isso, vale a pena avaliar qual é o período que normalmente tem mais clientes realizando compras ou solicitando serviços para pensar em ofertas, prever maiores demandas e manter um bom relacionamento com seu público. 
Também é relevante analisar a regularidade dos pedidos ou possíveis alterações nestes para prestar mais atenção em quem pode se tornar um cliente inativo e planejar ações que evitem este problema.
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3.Quais são as metas e métricas? 

Depois de fazer uma análise cuidadosa sobre a atual situação da carteira de clientes da sua empresa e perceber o comportamento destes, podemos ir para o próximo passo. Você possui metas do que fazer nos próximos meses ou anos? E quais serão as métricas a serem utilizadas para monitorar se as metas estão no caminho de serem alcançadas? 
Algumas das metas mais frequentes de boa parte das empresas são vender mais, obter mais lucros e ampliar a carteira de clientes ativos, não é mesmo? 
Entretanto, é necessário pensar também quais são as necessidades atuais da sua empresa. Será que você precisa aumentar o número de clientes ? Ou apenas tentar fidelizar os atuais, melhorar a comunicação da sua marca e resgatar os que se tornaram inativos? 
Depois de analisar a situação em que sua empresa se encontra, é possível definir melhor as metas para elaborar um planejamento e pensar nas métricas que vão nortear melhor o trajeto a ser percorrido. 
Vale ressaltar que tudo isso deve ser feito entre a gestão e toda a equipe de vendas. É fundamental que ambos tenham acesso às informações a fim de que as metas sejam alcançadas da melhor forma possível. 

4.O apoio de um software de automação 

Você percebeu o quão importante é analisar sua carteira de clientes para estar sempre à frente da concorrência e garantir maiores lucros? Estar por dentro de tudo que você precisa saber para definir metas e alinhar cada uma destas com a sua equipe se torna cada vez mais necessário. 
Porém, como fazer tudo isso e manter uma boa organização em cada uma das etapas do processo? Esta não é uma tarefa simples e, por isso, hoje já existem diversos softwares de automação que podem ajudá-lo a ter mais praticidade. 
Além de tornar a comunicação mais transparente entre gestão e equipe de vendas, esta ferramenta também ajuda muito na hora de selecionar melhor os tipos de clientes, organizar os prazos das tarefas a serem cumpridas, monitorar as demandas, estabelecer metas, elaborar um bom planejamento, melhorar a retenção na sua carteira de consumidores e gerar mais lucros.
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5.Dica extra: saiba o que não fazer na carteira de clientes 

Agora que você já leu as nossas dicas de passo a passo para fazer uma boa análise da carteira de clientes, já sabe como proceder e que medidas deve tomar, confira o texto que fizemos dos erros mais comuns na gestão da carteira de clientes, clicando aqui
Quer ficar por dentro de mais assuntos sobre gestão de negócios, carteira de clientes e automação de processos? Continua acompanhando nosso blog ou, se preferir, fala com a gente pelo site ou pelo telefone: (85) 4008-4508.

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