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Operação de vendas: 5 erros que impedem de alcançar grandes resultados

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A sua operação de vendas externas está alcançando todos os resultados esperados? Para vender no mercado atacadista distribuidor, não basta apenas visitar pontos de vendas e oferecer produtos. 

É necessário ter processos bem definidos e estratégias traçadas junto ao seu time. Neste artigo, reunimos os principais erros cometidos em uma operação de vendas externas que impedem de alcançar grandes resultados para a sua empresa. 

1 Processos de vendas mal definidos 

Empresa com bons números de vendas, tem processos bem definidos. A sua área comercial não pode ser guiada por improvisos ou apenas na maturidade da equipe. 

Mapeie como acontece o processo de vendas de ponta a ponta e direcione responsáveis qualificados para cada atividade estabelecida. 

Uma dica importante é evitar que esses processos internos sejam repassados somente de boca a boca, pois isso gera uma despadronização do trabalho e prejudica os fluxos diários. 

O playbook é um material de grande ajuda para o setor comercial. Neste guia, você pode elencar os principais tópicos referentes à rotina de vendas, além de acrescentar como deve ocorrer a abordagem com o cliente, pitch de vendas e o que mais achar interessante. 

2 Ausência de KPIS 

Key Performance Indicator (KPI) é uma ferramenta de gestão utilizada para medir o desempenho e sucesso de uma organização em um determinado processo ou até mesmo ação específica. 

Existem vários indicadores-chaves de desempenho que são interessantes serem observados. Mas antes, você deve entender cada um deles e depois definir qual faz sentido ser implementado no setor. 

Portanto, lembre-se que o indicador-chave de desempenho precisa seguir esses fatores: ser mensurável, relevante, verificável e melhorar a tomada de decisão. 

3 Não acompanhamento do time 

Um time comercial produtivo é sinônimo de mais lucratividade para a empresa e maior satisfação do cliente. Porém, para que essa produtividade seja constante no time, é necessário um bom gerenciamento de equipe. 

Você já ouviu falar em OPIs? Os indicadores de performance operacional são métricas que medem o desempenho de um time de vendas. 

Eles podem ser: histórico de lucratividade, duração média em uma visita, quantidade de reuniões com o cliente, tempo de produção e demais indicadores que você julgar importante acompanhar.

Mas lembrando que, como citado no tópico anterior, é preciso primeiramente estabelecer processos de vendas. Sem processos definidos, não há como medir o andamento deles. 

4 Desalinhamento entre setores 

A operação de vendas não trabalha sozinha. Por isso, é importante que o seu time comercial esteja alinhado com os demais setores da empresa.

O marketing, por exemplo, vai ajudar o comercial com estratégias para aquisição e retenção de clientes, além de ações de relacionamento para serem feitas nos pontos de venda. Enquanto o estoque, por outro lado, ajudará a manter o abastecimento das lojas. 

5 Muitos processos manuais 

Quantas atividades manuais, que podem facilmente serem automatizadas, prejudicam a produtividade da sua operação de vendas?

Atualmente, a tecnologia permite acelerar esses processos para que os seus colaboradores foquem em ações mais estratégicas. 

Atividades como digitação de pedidos ou até mesmo o planejamento do roteiro de visitas são processos importantes, mas que demandam muito tempo para serem feitos. Além disso, ainda existem grandes chances de falhas humanas. 

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Essas dicas foram úteis para você? Fique atento ao nosso blog. Semanalmente, postamos dicas sobre esse e outros assuntos importantes do mercado atacadista distribuidor.

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
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