×
Blog

O que a sua empresa precisa ter para vender pela internet?

vender-na-internet

Provavelmente, você já deve ter feito alguma compra online e vivenciado uma sensação de conforto ou rapidez, não é mesmo? Pois é, essa praticidade tem contribuído para que a venda pela internet cresça cada vez mais no Brasil e ao redor do mundo. 
Conforme uma pesquisa do Google, as vendas online irão dobrar em até cinco anos, chegando a R$85 bilhões e, em 2021, o crescimento desse setor será 12,4%, em média, ao ano. 
A internet se desenvolve cada vez mais, juntamente com a Inteligência Artificial, e o e-commerce tem acompanhado esse crescimento. Porém, como começar a investir em vendas online e gerar competitividade para sua empresa nesse novo mercado que se desenvolve mais a cada dia? Pensando nisso, resolvemos trazer os passos essenciais que você precisa saber para obter sucesso no comércio eletrônico. Aproveite e confira!

Entenda o seu negócio e defina um nicho de atuação

Como ter bons resultados em vendas sem entender quais são as reais necessidades da sua empresa? É preciso, primeiramente, saber o que você deseja alcançar para conquistar um bom retorno de seus investimentos depois.

Você sabe dizer qual é o nicho de mercado da sua empresa? E, se sabe, você tem certeza se ele é o ideal? Pois é, muitas vezes, as empresas podem tomar decisões melhores depois de definir melhor esse ponto. 
Para descobrir o seu nicho de atuação, é importante saber em qual mercado sua empresa estar, identificar um problema a ser solucionado, investir em conhecimento para se aprofundar em tal ramo de negócio, analisar a demanda que busca solucionar aquele problema e fazer um benchmarking, avaliando o mercado e pesquisando sobre a concorrência.

Defina o público-alvo e as personas

Entender melhor como direcionar as estratégias da sua empresa já é meio caminho andado para evitar prejuízos imprevistos e conquistar melhores resultados. Por isso, vale a pena definir o público e as personas do seu negócio.
Criar o público-alvo também é extremamente útil para você saber onde encontrar seus clientes e em quais canais de venda investir. Nessa etapa, é essencial saber informações básicas, como estado civil, gênero, nível de formação, comportamento de compra e profissão, por exemplo. 
Enquanto o público-alvo é mais amplo, para definir a persona é preciso obter mais detalhes sobre os clientes, a fim de delimitar mais a segmentação. A persona costuma ter algumas particularidades, como um nome fictício, estilo de vida, valores, hobbies, hábitos de compra e dúvidas.

Invista em um site seguro e funcional

Esse ponto pode parecer óbvio para ter um e-commerce de sucesso, mas algumas pessoas acreditam que o site pode ser melhorado com o tempo, depois de ter conquistado mais clientes, mas aí é onde mora o erro.
O recomendável é você já começar com um site funcional e 100% seguro, pois a falta de um desses pontos pode colocar a perder boa parte dos investimentos que você fez ou poderia fazer.

Segurança e funcionalidade são dois pontos básicos para quem quer ter um bom retorno com comércio eletrônico. Então vale contar com uma equipe de especialistas nisso para começar da melhor forma possível. 
Vale lembrar que para o site ser realmente funcional você também deve se atentar a detalhes, que muitas vezes passam despercebidos por algumas lojas online, como;

  1. – Qualidade boa nas fotos dos produtos – e com o tamanho ideal para não deixar o site pesado ou lento;
  2. – Descrição e características principais de cada produto ou serviço;
  3. – Uso de técnicas de SEO para obter um melhor posicionamento nos sites de pesquisa;
  4. – Objetivos claros nas informações destacadas;
  5. – Facilidade de navegação e no processo de compra;
  6. – Coerência visual entre texto e imagem, descrição e produto, etc.;
  7. – Identidade de comunicação de acordo com os princípios da empresa.

Foque na identidade de comunicação da sua empresa 

Outro ponto que, algumas vezes, é esquecido por alguns empresários é a famigerada identidade de comunicação. A gente sabe que a criação de novos canais de vendas é muito importante, mas é necessário que eles sejam integrados entre si, senão a experiência satisfatória do cliente pode ser perdida.

Então, é fundamental priorizar a identidade da sua empresa, para que ela siga uma linha – independente do canal – e, dessa forma, possa criar vínculos mais sólidos com o público do seu negócio.

Conte com um bom sistema de automação

Investir em um bom software de automação também faz toda a diferença para quem deseja ter um e-commerce incrível. Isso porque, por meio desse apoio tecnológico, você conquista diversos benefícios, como:

  1. – Maior praticidade e agilidade nos fluxos;
  2. – Armazenamento de dados importantes;
  3. – Perfis de clientes cadastrados;
  4. – Comunicação integrada e transparente;
  5. – Aumento de vendas;
  6. – Melhorias na produtividade da equipe;
  7. – Retenção de clientes;
  8. – Mais oportunidades de expansão;
  9. – Geração de relatórios;
  10. – Análise de métricas.

E-commerce B2B e B2C

Depois de ficar por dentro dos principais passos para criar um e-commerce de resultados extraordinários, é importante conhecer mais os principais tipos de comércio eletrônico: B2B e B2C. 
O B2C (Business to Customer) é um dos modelos mais tradicionais, por realizar vendas de produtos ou serviços a consumidores finais. Enquanto o B2B (Business to Business) vem crescendo mais a cada ano e desenvolvendo um novo cenário ao redor do mundo, gerando novas possibilidades de vendas para diversas empresas. Saiba os benefícios de colocar sua empresa na internet para vender mais, clicando aqui.
É importante salientar que não há um tipo melhor ou pior, cada um traz suas diferenças e semelhanças, e a escolha ideal vai depender das necessidades da sua empresa, do nicho de atuação, do seu público-alvo e das personas definidas, além dos indicadores de sucesso do seu negócio.
Sobre B2B, saiba como aumentar a relevância e atrair clientes por meio do guia completo e totalmente GRATUITO que preparamos para ajudar você a superar todos os obstáculos desse mercado. Clique aqui e confira!
Para entender mais sobre e-commerce, gestão de negócios e vendas, você pode falar diretamente com a nossa equipe, clicando aqui. Você também pode conferir mais sobre o nosso trabalho, por meio das redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.
 

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: