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Metodologia MTSP: vendas com estratégia e eficiência  

Você já ouviu falar em metodologia MTSP? A sigla refere-se às palavras mindset, techniques, speech e process. A ferramenta tem se tornado uma grande aliada para alcançar grandes resultados nas vendas B2B.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas adotem abordagens inovadoras para conquistar seus clientes. Exploraremos neste artigo o que, de fato, é a metodologia MTSP e como ela pode ser utilizada de forma estratégica em seu negócio. Boa leitura!  

Mas o que é metodologia MTSP? 

Os quatros pilares da metodologia MTSP são: mentalidade, técnica, discurso e processo. Cada um desses elementos fornecem métodos específicos para aprimorar as habilidades do time de vendas. Entenda cada um deles abaixo:

  1. Mindset – mentalidade

Diz respeito ao conjunto de convicções que o profissional de vendas possui para obter sucesso. Essas crenças são derivadas de uma mentalidade cultivada pela confiança, resiliência, pensamentos positivos e atitudes voltadas para o crescimento pessoal e profissional. 

  1. Techniques – técnicas 

Refere-se às habilidades e técnicas que o vendedor utiliza para fechar novos negócios, manter a fidelização de clientes e superar desafios. Ou seja, todo o conjunto de táticas que o profissional utiliza no dia a dia para conquistar os resultados esperados.

  1. Speech – discurso 

Aqui, refere-se à comunicação. É como o vendedor se comunica com os clientes e demais colegas de trabalho. Qual o discurso utilizado para fechar novas vendas? A mensagem está sendo passada de forma concisa? O discurso organizado e persuasivo é fundamental para comunicar valor de forma eficaz e impactar positivamente os clientes. 

  1. Process – processo 

É o caminho que um vendedor segue para realizar uma venda, desde a identificação inicial de possíveis clientes até a finalização da transação e o acompanhamento após a venda. Ter um processo bem estabelecido ajuda a assegurar que as atividades de vendas sejam consistentes, eficazes e conduzam a resultados alcançáveis.

Quais as vantagens da metodologia MTSP? 

Ao implementar a metodologia MTSP, o time comercial desfruta de uma série de vantagens que otimizam o processo de vendas, pois essa abordagem visa, sobretudo, a excelência nos resultados. 

Podemos destacar como principal benefício a melhoria no desempenho da equipe, impulsionada pela estrutura da metodologia que contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos vendedores.

Não apenas o ganho no desempenho, mas a metodologia MTSP aprimora ainda a comunicação tanto internamente entre os membros da equipe, quanto com os clientes.

Vale destacar que essa abordagem também promove uma mentalidade positiva, a qual não apenas influencia os resultados da equipe, mas pode beneficiar a saúde, reduzindo a perda de memória em indivíduos mais entusiastas e alegres.

Adicionalmente, os processos integrados ao MTSP desempenham um papel fundamental na organização das equipes de vendas. Isso se traduz em melhores práticas, como: utilização de relatórios gerenciais, sistemas de documentação eficientes e pastas compartilhadas, garantindo um acesso mais facilitado às informações cruciais.

E como implementar no dia a dia do time de vendas?

Agora que você já entendeu o que é metodologia MTSP e quais os seus benefícios para o time de vendas, como é possível implementá-la no dia a dia? Para colocá-la em prática, basta seguir alguns passos básicos:

Identifique quais são os pontos fortes e fracos do seu time:

Ao avaliar as habilidades de cada membro do seu time, é possível traçar estratégias para fortalecer os pontos fortes e aprimorar as habilidades necessárias. 

Estimule o trabalho em equipe:

Estimulando o trabalho em equipe, naturalmente, os vendedores se tornarão mais colaborativos e terão um mindset voltado para resultados.

Treine a comunicação:

A comunicação eficaz é a chave para evitar erros e mal-entendidos. Dedique-se à prática da comunicação e explore conceitos como a comunicação não-violenta para aprimorar ainda mais as habilidades da sua equipe.

Estabeleça o processo de vendas: 

Organização é fundamental. Crie um sistema com documentos organizados, pastas de fácil acesso, materiais de suporte e um playbook de vendas. Adapte-o conforme necessário para atender às demandas diárias. 

Conclusão

A metodologia MTSP é uma abordagem holística que permite que as empresas alcancem resultados excepcionais nas vendas. 

Ao mapear o mercado, treinar a equipe, segmentar e personalizar as estratégias, você pode melhorar significativamente o desempenho de suas vendas e se destacar em um mercado competitivo.

 Implementar a MTSP não é apenas uma estratégia, mas um compromisso em entender e atender às necessidades de seus clientes de forma personalizada e eficiente. Esteja pronto para abraçar essa metodologia e transformar seus resultados de vendas.

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Alexandre Dogakiuchi
Gerente de Marketing
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