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Gestão de vendas para indústrias: 3 dicas que você precisa saber

gestão de vendas para indústrias

A gestão de vendas para indústrias é primordial para garantir o aumento da receita e atração de clientes. O termo refere-se ao gerenciamento, organização e otimização do departamento que é o coração da empresa: o setor de vendas.

Com o mercado cada vez mais acirrado, destaca-se quem é mais estratégico e sabe utilizar assertivamente todos os recursos disponíveis.

Você já sabe que o departamento de vendas desempenha um papel importante para o negócio, mas como ter um time motivado, de alta performance e que traga grandes resultados? Muito mais que bons vendedores, é preciso de uma boa gestão. 

Neste artigo detalharemos 3 dicas essenciais que você precisa saber sobre gestão de vendas para indústrias.

Seja transparente com as metas e objetivos 

Meta é o que move um time de vendas. A equipe estará totalmente empenhada para alcançar os números daquele mês. 

Porém, ser transparente com o time será uma motivação a mais. Procure deixar claro de que forma, de fato, aqueles números impactarão na empresa como um todo.  

Mas não basta apenas querer que o setor venda determinada quantia mensalmente, o plano de comissões e benefícios devem ser proporcionais ao que está sendo vendido.

Tenha um setor de vendas integrado com outros departamentos

Na sua indústria o departamento de vendas deve ser integrado, isso quer dizer que todos os colaboradores, independentemente da sua especialidade, trabalharão em conjunto para alcançar um único objetivo. 

Mas para além do setor comercial, essa integração deve acontecer com o departamento de marketing, análise de dados e outros que podem se unir para viabilizar o fechamento de uma venda de forma mais ágil. 

Por exemplo: com a ajuda da análise de dados, o time de vendas consegue entender mais a fundo o comportamento do mercado B2B, e assim ajustar o pitch ao negociar com o cliente. 

O setor de marketing pode pensar em ações diferenciadas e personalizadas para movimentar a venda em um determinado ponto de venda (PDV). E assim por diante… cada setor trabalhando em conjunto e se comunicando para o crescimento da indústria e aumento da carteira de clientes. 

Porém, para isso funcionar, os colaboradores precisam sair da caixinha e conversar com as demais áreas para que a gestão de vendas seja cada vez mais integrável. 

Equipe com fundamentação técnica 

O departamento comercial é o setor que estará em contato direto e constante com o cliente. Por isso, os integrantes desse time devem conhecer com propriedade cada detalhe do produto vendido para atender a carteira de clientes o melhor possível.

Além de saber as características, diferenciais e benefícios do produto, os vendedores da sua indústria precisam estar bem treinados em técnicas de vendas e negociação para estabelecer uma comunicação fluida com as lojas interessadas no que está sendo vendido. 

Invista em  cursos, workshops, treinamentos internos e jornadas de conhecimento periódicas entre o time para garantir que a sua equipe esteja sempre preparada para encarar qualquer desafio.

Ferramentas que ajudam a gestão de vendas para indústrias 

Você já pode perceber que as estratégias de  gestão de vendas para indústrias demandam esforços e tempo. Por isso, contar com a ajuda de plataformas inteligentes é essencial para otimizar o trabalho.

Conheça as soluções que te ajudarão a gerir a sua equipe de vendas de forma muito mais assertiva. 

Roteirização inteligente

O seu vendedor já  atrasou alguma visita ao ponto de venda por não receber o roteiro de visitas em tempo hábil? Ou simplesmente porque precisou ser refeito devido a erros na localização, ordem dos clientes, etc.?

Isso é bastante comum quando as rotas de visitas são realizadas com base em dados rasos e de forma manual somente com o apoio das planilhas.  O sistema inteligente de roteirização agiliza todo esse processo. 

Gestão de atividades

É comum o seu time de vendas visitar  tanto cliente em um dia que simplesmente esquece quais as atividades deveriam ser feitas no cliente seguinte? Isso é bastante comum e a tecnologia pode ajudar até nisso. 

Com uma ferramenta inteligente, a gestão pode definir o fluxo de atividades em cada ponto de venda, estabelecer as metas a serem cumpridas, criar a agenda semanal e muitos outros.

Enquanto isso, o seu vendedor tem acesso em mãos a todo o catálogo de clientes, títulos, pesquisa de preços da concorrência, emissão de relatórios das visitas e muitas outras funcionalidades. 

Quer entender como funciona na prática? Fale com os nossos especialistas.

Max Okamoto
Diretor comercial da Polibras Software
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