Analisar formas mais econômicas de realizar as rotas é muito importante, mas para montar um roteiro de entregas realmente eficaz para seu time e sua empresa é preciso seguir alguns critérios essenciais.
Ainda mais quando você atende a um número mais amplo de clientes: otimizar o tempo e diminuir os custos é algo que você deve priorizar sempre para garantir mais sucesso.
Então acompanhe a leitura desse texto com a gente e descubra os segredos de planejar e desenvolver bem o cronogramas de entregas do seu negócio. Vamos lá!
Se a rotina de entregas da sua empresa muda, por que se basear em apenas um planejamento? É necessário organizá-lo a cada semana para evitar possíveis problemas a longo prazo.
Durante o planejamento, alguns critérios que devem ser observados são:
– caminho a ser percorrido;
– distância entre os pontos de entrega;
– tipo de meio de transporte ideal;
– quantidade de colaboradores necessários;
– tipo e quantidade de entrega.
Depois de saber os lugares a serem percorridos e a distância entre cada um deles, é hora de definir as datas e os horários para fazer o roteiro de entregas.
É importante ver também os horários que os clientes vão estar disponíveis para evitar a famigerada “viagem perdida”. Imprevistos podem acontecer, inclusive no trânsito, mas quanto antes você e sua equipe se prepararem com um bom planejamento de roteiro, melhor.
Outro ponto a ser olhado no planejamento semanal, além da distância dos pontos de entrega, é o volume de pedidos.
Dependendo da quantidade, é indicado utilizar transportes maiores e, a depender da distância, talvez seja mais recomendado veículos mais rápidos, a fim de otimizar tempo e evitar prejuízos.
Para que as entregas sejam devidamente realizadas, outro fator que também se faz necessário é ter uma comunicação transparente e eficaz com a equipe.
Alinhar as estratégias com os colaboradores, permitir que eles também participem de momentos de decisão e planejamento, investir em treinamentos, mostrar disponibilidade para ajudar no que for preciso e oferecer feedback são alguns hábitos que podem melhorar não apenas a produtividade da equipe, mas também as entregas de serviços ou produtos e a satisfação dos clientes.
Hoje é possível contar com sistemas de automação para facilitar os roteiros de entrega. Por meio deles, é possível integrar a equipe de forma mais simples, analisar datas e horários, gerenciar resultados, evitar erros ou prejuízos, se comunicar com os clientes e calcular as rotas para otimizar o tempo e os custos operacionais.
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