Já se foi o tempo em que a palavra “automação” causava mal-estar quando dita pela gestão aos funcionários das empresas.
Entendida como um processo no qual a máquina substitui o homem, a ferramenta que antes era vista como inimiga, hoje está relacionada com aumento nas vendas, melhoria na produtividade, entre outros benefícios fundamentais para o sucesso nos negócios.
É importante ressaltar que sim, realmente automatizar a força de vendas traz resultados e a mudança na percepção tem fundamentos.
Mas, o que significa na prática automatizar a força de vendas e quais os resultados que ela poderá trazer?
“HD externo” seguro e inteligente
Assim como as informações dos computadores precisam ser armazenadas em um dispositivo seguro para ficarem protegidas, as informações dos seus clientes também.
Com a diferença de que automatizar esse armazenamento seria como ter à disposição, como se fosse em um hard disc externo, todas as particularidades de cada venda.
No software de relacionamento com clientes, podem ser inseridos dados de cada pessoa, além de quantidade de produtos em estoque, preços, valores de comissionamento por item e uma infinidade de outros dados relevantes que ficam à disposição da equipe.
Basta dar a primeira carga de dados que o próprio sistema tem capacidade para autogestão, corrigindo e alterando conforme novas informações vão sendo inseridas pelos colaboradores.
Portanto, se o core business de sua empresa for a venda de produtos ou serviços, o retorno financeiro será expressivamente maior com a instalação de um CRM – Customer Relantionship Manager, conhecido como Sistema de Relacionamento com Cliente, ou seja, o software responsável pela automação da força de vendas e por oferecer essa “ajuda extra” para cada membro do seu time.
Lembrando que o CRM pode ser implantado sozinho ou em conjunto com outros softwares de gestão, sobretudo o ERP – Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa, que é a ferramenta de gestão empresarial global.
No ERP a base de dados também é única, mas não é utilizada especificamente para gestão de informações de vendas, mas sim como auxílio aos controles financeiros, contábeis e toda série de informações necessárias para um bom gerenciamento corporativo de maneira geral.
Quando trabalhando em conjunto, CRM e ERP potencializam resultados.
Resultados imediatos
É muito chato quando entramos em uma loja e no momento em que finalmente decidimos por um produto o vendedor informa que infelizmente não está mais disponível em estoque.
Com a automação nas vendas essa situação não acontece. Antes de fechar qualquer negócio o colaborador consegue verificar em sua base de dados a disponibilidade ou não.
Além disso, consultando outras informações – e isso pode ser feito pelo celular ou por um tablet, ele vai conseguir oferecer um produto ou serviço semelhante ao que eventualmente não estiver disponível na hora.
Outras vantagens da automação são agilidade na entrega e confiabilidade das informações. Como o sistema é integrado e automático, o processo flui rapidamente até a fase de liberação do pedido, não é necessário que um pedido aguarde a liberação de outro para dar continuidade ao processo e o controle dos dados é feito com segurança.
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