×
Blog

Como diminuir e otimizar os custos com a sua equipe de vendas externas?

Quando se fala em vendas, normalmente a primeira associação a ser feita é “lucros”, não é mesmo? Entretanto, vender também requer custos. Ainda mais quando a empresa possui uma equipe externa de vendas, trabalhando em circunstâncias de espaço e tempo diferentes.
Planejar vendas é sempre um desafio. Conseguir reduzir os custos de uma equipe externa é ainda mais. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar a aumentar a produtividade e os lucros de seu negócio. Prossiga lendo e confira!
 

1.Capacite sua equipe de vendas externas

 
Como seus produtos ou serviços poderão ser promovidos por quem não os conhece tão bem? É mais do que necessário apresentar devidamente tudo o que sua empresa oferece aos consumidores. Assim, a equipe de vendas terá o domínio e a capacidade de poder influenciar mais clientes.
Dessa forma, vale fazer treinamentos, mostrar apresentações, entregar materiais de apoio, fazer visita aos setores da empresa, executar reuniões periódicas, planejar as rotas ideais, demonstrar o que já foi feito e as ações que deram certo: tudo com o objetivo de integrar mais a equipe externa à empresa, tratá-la realmente como sua parceira, motivá-la para suas atividades e prepará-la para enfrentar qualquer desafio.
 

2.Pense em novas estratégias

 
Estudar o mercado é de extrema importância para entender mais sobre a situação econômica do cenário atual, identificar os novos critérios no processo de decisão de compra, conferir informações sobre o que tem sido feito pelos concorrentes e avaliar o que pode ser realizado para o público almejado.
Ao analisar estes fatores, torna-se possível buscar novas soluções para lucrar mais e saber onde aplicar seus investimentos de forma mais segura, a fim de otimizar o tempo e evitar prejuízos.
 

3.Compreenda as necessidades dos clientes

 
Conhecer mais a cartela de clientes da sua empresa pode render bons frutos e facilitar o processo de vendas da sua equipe, sabia? Ao contrário de antigamente, onde a regra era padronizar os atendimentos realizados por uma empresa aos clientes, hoje é cada vez mais necessário analisar os diferenciais de cada um e atender de forma personalizada, pois cada cliente possui demandas específicas.
Essa nova forma de realizar o serviço de atendimento aos consumidores não serve apenas para deixá-los mais satisfeitos com a empresa e prolongar sua fidelização, mas também ajuda a gerenciar melhor o tempo da equipe comercial, melhora os resultados e reduz custos.
 

4.Estabeleça metas e prioridades

 
Fazer um bom planejamento para definir objetivos, metas e prioridades é ideal na busca de vender mais e diminuir custos. Por meio de pesquisas e análises dos investimentos já realizados na empresa, é possível verificar os caminhos viáveis a serem seguidos. Assim, a equipe de vendas externas estará mais preparada para alcançar mais lucros em um menor período de tempo.
Dessa forma, elaborar e seguir o que foi planejado para as vendas contribui muito para a produtividade e a eficiência de uma equipe externa, além de melhorar a organização e o alinhamento com os objetivos da empresa. Para conferir mais algumas dicas sobre definir metas de vendas para a sua equipe, é só acessar este outro post que fizemos em nosso blog: link
 

5.Conte com a ajuda da tecnologia

 
Os avanços tecnológicos permitiram a criação de diversos softwares que podem ajudar sua empresa a obter mais lucros. Mesmo que sua equipe já esteja capacitada, contar com ferramentas que otimizem tempo pode contribuir na redução de custos.
Com a utilização de uma plataforma para auxiliar na prospecção de clientes, automatizar os processos e realizar acompanhamento dos processos em tempo real, sua equipe pode focar mais nas vendas. Somado a isso, você pode priorizar mais a gestão de sua empresa em vez de ficar em várias atividades paralelas.
Além de trazer mais eficiência e praticidade tanto para você quanto para sua equipe, uma dessas ferramentas também possibilita uma melhor distribuição de atividades, elimina os retrabalhos e facilita o gerenciamento da rotina.

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: