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Como definir metas de vendas para a sua equipe?

equipe celebrando

Já ouviu aquela frase, de Lewis Carrol, que diz “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Esta citação traz uma valiosa lição para diversos setores. Serve até mesmo no que se refere a metas de venda. É imprescindível definir bem quais serão as metas de sua empresa para alcançar os resultados almejados. Principalmente, em um mundo que está constantemente inovando, juntamente com um mercado cada vez mais competitivo.
Já pensou em como pode definir as metas ideais para garantir mais lucros? Metas que podem contribuir com o desempenho da sua equipe de vendas? Continue a ler o artigo, que vamos te ajudar com 5 dicas fundamentais.
 

1.Determine os objetivos principais: saiba onde você quer chegar

Definir suas metas é necessário. Entretanto, não há como fazer isso da melhor forma sem entender quais são os objetivos a serem cumpridos. Muitas empresas acabam não conseguindo ter um bom retorno das metas alcançadas devido à falta de planejamento.
Além de pensar nos objetivos centrais do negócio, também é preciso analisar os setores da empresa. O local em que ela está inserida, o período determinado para a ação e o cenário atual do mercado influenciam a realização de um bom planejamento empresarial.
Alinhar essas informações aos objetivos principais da sua empresa é uma etapa necessária para estabelecer as metas. Além disso, também é necessária para planejar os próximos passos e capacitar sua equipe de vendas.

2.Analise o histórico das ações e dos investimentos da sua empresa

Avaliar historicamente o que já foi feito é uma ótima estratégia para pensar em suas metas de vendas. Principalmente, se a sua empresa já estiver há mais tempo no mercado. Pensar nos prazos, no valor dos investimentos e no direcionamento das próximas ações contribuem no processo como um todo.
O valor dos investimentos a serem aplicados não devem ser pensados apenas no quesito financeiro da ação. Ele deve ser pensado também levando em consideração a valorização e o crescimento da empresa. Além disso, a evolução profissional da equipe, na conquista de novos clientes e na fidelização dos antigos.

3. Impulsione sua equipe de vendas

Nada é mais motivador do que participar do processo em busca de alcançar bons resultados. Quando uma pessoa é convidada a “colocar a mão na massa” e participar da elaboração, a sua experiência é diferente. Ela sente mais vontade em mostrar sua voz, focar seus esforços e lutar por um desfecho de sucesso. Assim, é vital que sua equipe de vendas possa participar da definição de metas, até mesmo porque é ela quem é sua grande aliada e vai estar à frente nos momentos de colocar tudo em prática.
Além de estimular a participação, também é interessante capacitar e direcionar a equipe para alcançar os objetivos desejados. Invista em treinamentos, realize reuniões e proporcione capacitações para ampliar as habilidades, aumentar a confiança e promover a motivação entre os funcionários.

4.Atenção: as metas precisam ser desafiadoras, mas também palpáveis

A gente sabe que é preciso manter os pés no chão para não passar por falhas ou sofrer prejuízos, mas também é essencial buscar por inovação. Se as metas da sua empresa forem sempre as mesmas, isso pode levar à falta de engajamento de sua equipe, visto que todos os meses ela vai precisar percorrer os mesmos caminhos e obedecer às demandas rotineiras. Por isso, é mais do que necessário inovar e buscar outras propostas para prosseguir no bom desenvolvimento do seu negócio e entusiasmar seus funcionários a se superarem e também pensarem em novas soluções.
Fique atento apenas para a sutil diferença entre desafio e obstáculo: o desafio é possível e até mesmo motivador na maioria das vezes, enquanto o obstáculo poderá prejudicar o processo ou impedir a resolução de tal demanda. É importante que as metas estabelecidas sejam atingíveis para que a conclusão destas se concretize.  

5.Documente tudo

Depois de estabelecidas as metas, é crucial documentar o processo juntamente com dados, gráficos, valores, resultados e tudo que estiver envolvido em cada uma das etapas percorridas. Isto não ajudará apenas em uma análise posterior, mas também no monitoramento das ações, na organização e no direcionamento da equipe  e na execução das metas e dos objetivos.
Sem dúvidas, pensar em cada um desses passos antes de planejar uma ação e definir metas de vendas para sua equipe pode contribuir bastante no retorno de seus investimentos e no sucesso de sua empresa.

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