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5 passos para gerir sua carteira de clientes e vender ainda mais

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Se tem um assunto que sempre dá o que falar é a carteira de clientes, não é mesmo? Manter um público fiel e conseguir atrair novos consumidores é uma das metas de muitas empresas.
Pois é, e falando nisso, você já ouviu falar em carteira de clientes ativa? É preciso fazer uma boa gestão para que ela mantenha a regularidade almejada e sua empresa evite prejuízos.
Para entender melhor como gerenciar melhor a carteira de clientes do seu negócio, é só prosseguir na leitura desse texto com a gente. Aproveite!

Carteira de clientes ativa

Antes de falar sobre as boas práticas a serem tomadas para vender ainda mais em sua empresa, é importante que você conheça a importância de ter uma carteira de clientes ativa.
Gerir uma carteira de clientes é sempre um desafio, mas torná-la ativa é essencial. Algumas empresas se preocupam em conseguir novos clientes, mas depois esquecem que é necessário continuar prospectando e dando motivos para que o público mantenha um relacionamento com a sua organização.
Então, é preciso que sua equipe de vendas busque se atualizar sempre para conhecer a fundo todos os benefícios e as soluções que sua empresa oferece, criar boas relações com os clientes, entender os diferenciais da sua marca e manter uma boa comunicação. Tudo isso pode ajudar bastante no gerenciamento da carteira da sua empresa. Confira mais 5 dicas nos tópicos a seguir.

1. Defina o seu público e a sua persona

“Ah, mas minha empresa já tem um público formado”: esse é um pensamento comum entre muitos empresários, mas é preciso analisar direitinho antes de ter essa conclusão. Isso porque quando você sabe qual público é o ideal para sua empresa, até as suas estratégias podem se tornar mais assertivas.
Ao analisar os dados de quem mantém uma relação com a sua empresa, avaliar quais são seus gostos, suas preferências e necessidades, você consegue identificar as personas da sua empresa. Esse passo leva tempo, mas depois gera muitos benefícios a longo prazo para sua empresa. Além de ajudar na fidelização de clientes e no aumento de vendas, também contribui para a otimização de tempo e produtividade da sua equipe.
Para saber mais sobre como analisar a sua carteira de clientes, é só clicar aqui e conferir 5 dicas que separamos especialmente para você.

2. Faça análise de dados

As empresas que estão tendo mais sucesso em suas ações, atualmente, possuem uma atitude em comum: analisam dados antes de tomar quaisquer decisões e realizar seus planejamentos. Por isso, é importante monitorar cada etapa dos fluxos, analisar as porcentagens de vendas e os dados de perfis de clientes. Isso ajuda até no momento de verificar quais clientes estão se afastando do relacionamento com sua empresa e quais já estão “perdidos”.
Essa atitude também é ideal para você que deseja conhecer mais o seu público, pensar em novas estratégias para alcançar novos clientes e entender melhor como lançar mais soluções nos serviços ou produtos da sua empresa, a fim de obter melhores resultados e mais lucros.

3. Tenha uma comunicação clara

Além de ter uma forte presença online e mostrar disponibilidade para manter contato, atender às dúvidas e receber sugestões de seus clientes, é importante também estabelecer uma comunicação clara.
Para isso, é válido investir em uma identidade de comunicação para sua empresa. Dessa forma, a experiência do consumidor será mais satisfatória em qualquer um dos canais de vendas do seu negócio.
É fundamental também oferecer treinamentos para sua equipe de vendas, a fim de estabelecer uma maior integração e transparência na comunicação entre vendedores, colaboradores, fornecedores, gestores e clientes.

4. Gere mais valor para sua marca

Uma das melhores formas de gerar valor e garantir mais diferenciais para sua marca é investir naquilo que ela mais conhece. Que tal pensar em eventos, conteúdos ou cursos voltados para o que suas soluções oferecem?
Essa é uma ótima forma de educar o mercado, se tornar autoridade em sua área, atrair mais clientes e ficar à frente da concorrência.

5. Invista em um sistema de automação

Todas as dicas citadas anteriormente se tornam mais facilmente possíveis quando você investe em um sistema de automação. Sim, contar com o apoio de um software automatizado proporciona diversas vantagens, como:
– Análise de métricas;
– Geração de relatórios;
– Monitoramento das etapas;
– Dados de resultados de vendas;
– Integração da equipe;
– Gerenciamento da carteira de clientes;
– Cadastro de perfis de consumidores;
– Armazenamento de informações;
– Diminuição de falhas ou prejuízos;
– Otimização de tempo;
– Melhorias no clima organizacional;
– Mais eficiência nas atividades;
– Redução de custos operacionais.

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