Ainda há quem acredite que vendedores externos são profissionais que apenas cumprem uma agenda de visitas, tentam vender para qualquer empresa a todo o custo e não se baseiam em estratégias.
Os tempos mudaram e as vendas B2B evoluíram. Destaca-se no mercado aquele que moderniza os seus processos, está de olho nas novas tendências e preparado para atender as necessidades dos clientes.
Mas quais as principais dicas para se tornar um vendedor externo de alta performance? Antes de responder essa pergunta, vamos definir quais as principais atribuições desse profissional:
Prospecção: encontrar novas oportunidades de vendas e identificar novos negócios para a empresa.
Apresentação de proposta: após encontrada uma nova oportunidade, o vendedor apresentará uma proposta comercial para o prospect, podendo ou não ser personalizada para esse cliente.
Negociação: o vendedor também negocia preços, condições de vendas e outros detalhes contratuais com o cliente.
Retenção do cliente: o vendedor externo também é responsável por reter o cliente na carteira. Isso acontece com as visitas periódicas para realização de novos pedidos e fortalecimento do relacionamento.
Agora, confira 3 dicas infalíveis de como se tornar um vendedor de alta performance.
Planejamento é essencial para alcançar grandes resultados e tornar-se um vendedor de alta performance.
Confira o roteiro da semana, sugira os ajustes necessários a tempo, veja se todos os seus equipamentos para fechamento de vendas estão carregados, verifique se não há nenhuma pendência a ser resolvida com algum cliente etc.
Um força de vendas ajudará muito a planejar sua rotina de trabalho e ter uma agenda de visitas mais organizada. No entanto, é sempre bom ter o hábito do planejamento e organização para potencializar os seus resultados e ter melhor gestão de tempo.
Você sempre utiliza os mesmos argumentos para conquistar novos clientes ou fechar vendas com os clientes já existentes na carteira? Que tal colocar novas técnicas de vendas em prática?
Para isso, é importante estar atento às novidades do mercado e buscar novos conhecimentos. Invista em cursos, faça networking com profissionais de outras empresas, teste seus novos aprendizados.
A curiosidade deve fazer parte do seu dia a dia não apenas na busca de novos conhecimentos, mas também na prospecção e fidelização de clientes.
Para os prospects, entenda o mercado de atuação e as necessidades dele para que assim, você possa oferecer uma proposta comercial personalizada e que se difere da concorrência.
Já para os clientes que já fazem parte da sua carteira, procure entender os comportamentos de compras para que você possa realizar novos negócios sempre alinhados com as expectativas deles.
É importante Focar nos resultados a longo prazo se você quer se tornar um vendedor de alta performance.
Claro que, é imprescindível bater a meta estabelecida no mês, porém tenha visão para prospectar novos clientes e render bons resultados no futuro.
Há vendas com ciclos longos e complexos que podem levar de seis meses ou até mesmo um ano para se concretizar em negócio.
Por isso, não se deixe levar apenas por metas e fechar uma negociação que não seja vantajosa para você e para a empresa.
Quer obter mais dicas como essas sobre o mercado? Fique ligado em nosso blog e confira as novidades.