Assim como muitas pessoas costumam confundir força de vendas com equipe de vendas, também é bastante comum se atrapalhar quanto aos conceitos de “técnicas de vendas” e “estratégias de vendas”.
Isso não quer dizer que são termos completamente distintos, inclusive um tem muito a acrescentar ao outro, mas possuem algumas características especiais. Quer saber mais sobre isso? Prossiga na leitura deste conteúdo, que vamos explicar tudo!
Ao longo do texto, você vai entender o significado destes conceitos e conferir 5 dicas para ter mais sucesso com a força de vendas em sua distribuidora.
Uma equipe de vendas remete a um conjunto de profissionais que realizam vendas, sem necessariamente focar nas necessidades e nos anseios dos consumidores.
Já a força de vendas vai além disso: se baseia em uma equipe, onde cada profissional é motivado a conhecer tanto os produtos e serviços que oferece quanto os objetivos da empresa, ou seja, possui o compromisso não apenas de bater metas, mas de se comprometer em alcançar os resultados almejados da empresa.
Além de ser especialista em vendas e apaixonado pelo que faz, o profissional que compõe a força de vendas de uma empresa também tem uma postura diferenciada por buscar se aprimorar sempre e focar em retornos que vão para além dos lucros obtidos.
Por falar nisso, já fizemos um conteúdo voltado a este assunto, apresentando5 sinais de que sua força de vendas precisa de uma renovação, clica aqui pra conferir.
Todo vendedor precisa de uma base de conhecimento em constante atualização para se destacar em um mercado tão competitivo, não é mesmo? Por isso, sempre é importante contar com técnicas e estratégias para garantir mais vendas. Porém, o que difere estes termos?
As técnicas de vendas são, basicamente, uma série de habilidades e metodologias que podem ser aplicadas no dia a dia para bater as famigeradas metas. Inclusive, clicando aqui, você pode ficar por dentro de 4 dicas para montar uma proposta de venda mais assertiva.
Enquanto isso, as estratégias de vendas se remetem aos objetivos da empresa e podem se dividir em quatro etapas: encontrar, conquistar e fidelizar clientes, além de aumentar as vendas para estes.
Como aprimorar a força de vendas da sua distribuidora?
Aumentar as vendas de uma distribuidora tem tudo a ver com conquistar um melhor desempenho, não é? Para isso, investir na força de vendas é extremamente necessário. Portanto, confira as 5 dicas que reunimos para ajudar você a encontrar o tão almejado sucesso em sua empresa. Vem com a gente!
Elaborar um planejamento prévio faz toda a diferença para estabelecer padrões e evitar os temidos erros.
A dica para ter mais segurança nesta etapa é automatizar e gerenciar o processo, a fim de integrar a comunicação com o restante da equipe e estabelecer as atividades rotineiras.
Este passo nunca deve faltar, pois após a definição de metas é mais fácil definir prioridades e planejar o tempo de realização para cumprir cada uma.
Além disso, definir metas também contribui para fortalecer o trabalho em equipe, trazer mais clareza às etapas e motivar os funcionários a alcançarem os resultados almejados.
Entender o perfil dos consumidores de sua empresa, conquistar a confiança destes e apresentar as soluções ideais para suas necessidades, sem dúvidas, é um ótimo passo no desafio da fidelização de clientes.
Neste caso, um sistema de automação também é muito útil, para que você tenha acesso ao histórico de compras e preferências e, dessa forma, possa entender os indicadores de vendas para ter a oportunidade de manter um bom relacionamento e vender ainda mais.
Com uma comunicação integrada e mais transparência no processo, sua equipe de vendas terá mais foco para realizar cada tarefa, bem como você também terá mais tempo para realizar outras atividades para além da parte operacional.
A otimização do tempo contribui tanto para o aumento da produtividade quanto para a busca de novas competências,aumento de vendas e redução de custos.
Por último, mas não menos importante, não poderia faltar a parte do monitoramento. Esta etapa é essencial para que você consiga visualizar o que deu certo e o que pode ser melhorado em cada fase do processo.
Contar com um software de automação, que armazena diversas informações de clientes e vendas, é essencial para trazer mais praticidade a cada um dos pontos abordados ao longo deste texto, inclusive na hora de monitorar e avaliar os resultados da sua distribuidora.
Quer tirar alguma dúvida ou saber mais informações sobre este assunto? Fala com a gente, clicando aqui, ou diretamente pelo telefone: (85) 4008-4508. Você também pode continuar de olho em nosso blog, para ficar por dentro de tudo que envolve gestão de negócios e vendas, e acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram.