×
Blog

4 tipos de equipe de trabalho: qual é a sua?

equipe

Muito se fala da importância de realizar uma boa gestão de equipe para conquistar melhores resultados em uma empresa, não é mesmo? Isso acontece porque quando a equipe possui integração, planejamento e metas, tudo costuma ocorrer de forma mais prática e produtiva. 
Porém, você sabe qual é o tipo de equipe do seu trabalho? Identificar qual é o tipo que mais combina com seu time pode gerar mais prosperidade à empresa. Prossiga na leitura e confira os 4 principais tipos de equipe de trabalho! Aproveite para compartilhar com seus colegas.
 

1 – Equipe de resolução de problemas

Esse tipo de equipe se assemelha muito àquela que é chamada de “força-tarefa”, porém sem o sentido de tanta urgência. 
 
Apesar do objetivo comum desse tipo de equipe ser o de apresentar soluções ou resoluções para resolver problemas específicos, os colaboradores não podem fazer isso sem antes encaminhar para o gestor ou responsável pelo setor para, então, partir para a ação.
 

2 – Equipe funcional


A equipe funcional é o tipo mais comum das empresas: os colaboradores contam com a presença de um líder e, assim, todas as possibilidades e decisões devem ser passadas por ele. 

 

Vale ressaltar que, por mais que esse modelo faça parte de diversos negócios, é possível torná-lo menos restritivo e permitir que os colaboradores participem mais, apresentando suas opiniões e perspectivas.
 
 

3 – Equipe multidisciplinar


Diferentemente da funcional, a equipe multidisciplinar não é feita de vários colaboradores exercendo a mesma função.

Também conhecida por “equipe interfuncional”, esse time é formado com profissionais que possuem diferentes competências e técnicas, com o objetivo de compartilhar mais ideias e inovar nas soluções de problemas. 

 
Um diferencial desse tipo de equipe é realizar a mescla de diferentes áreas para trabalhar de forma mais colaborativa, diversa, interativa e criativa. Inclusive, vale ressaltar que grupos assim são ótimos para formar equipes de projetos específicos. Após um planejamento, os colaboradores podem focar em suas áreas de conhecimento para produzir algo novo juntos.

4 – Equipe autogerida

Nesse caso, a presença do líder já não é mais essencial: os colaboradores precisam ter uma dose a mais de responsabilidade para tomar suas próprias decisões e arcar com as consequências, realizando planejamentos e analisando seus resultados colaborativamente, sem precisar de cobranças.

Esse tipo se torna mais possível quando a cultura da empresa é sólida e quando os colaboradores possuem uma forte integração.
E então, já descobriu qual desses tipos mais combina com a sua empresa ou com seus propósitos? 
Para conferir mais conteúdos sobre equipe de trabalho, gestão e negócios, continue acompanhando nosso blog e acesse as novidades pelas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.
 

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: