Muito se fala da importância de realizar uma boa gestão de equipe para conquistar melhores resultados em uma empresa, não é mesmo? Isso acontece porque quando a equipe possui integração, planejamento e metas, tudo costuma ocorrer de forma mais prática e produtiva.
Porém, você sabe qual é o tipo de equipe do seu trabalho? Identificar qual é o tipo que mais combina com seu time pode gerar mais prosperidade à empresa. Prossiga na leitura e confira os 4 principais tipos de equipe de trabalho! Aproveite para compartilhar com seus colegas.
Esse tipo de equipe se assemelha muito àquela que é chamada de “força-tarefa”, porém sem o sentido de tanta urgência.
Apesar do objetivo comum desse tipo de equipe ser o de apresentar soluções ou resoluções para resolver problemas específicos, os colaboradores não podem fazer isso sem antes encaminhar para o gestor ou responsável pelo setor para, então, partir para a ação.
A equipe funcional é o tipo mais comum das empresas: os colaboradores contam com a presença de um líder e, assim, todas as possibilidades e decisões devem ser passadas por ele.
Vale ressaltar que, por mais que esse modelo faça parte de diversos negócios, é possível torná-lo menos restritivo e permitir que os colaboradores participem mais, apresentando suas opiniões e perspectivas.
Diferentemente da funcional, a equipe multidisciplinar não é feita de vários colaboradores exercendo a mesma função.
Também conhecida por “equipe interfuncional”, esse time é formado com profissionais que possuem diferentes competências e técnicas, com o objetivo de compartilhar mais ideias e inovar nas soluções de problemas.
Um diferencial desse tipo de equipe é realizar a mescla de diferentes áreas para trabalhar de forma mais colaborativa, diversa, interativa e criativa. Inclusive, vale ressaltar que grupos assim são ótimos para formar equipes de projetos específicos. Após um planejamento, os colaboradores podem focar em suas áreas de conhecimento para produzir algo novo juntos.
Nesse caso, a presença do líder já não é mais essencial: os colaboradores precisam ter uma dose a mais de responsabilidade para tomar suas próprias decisões e arcar com as consequências, realizando planejamentos e analisando seus resultados colaborativamente, sem precisar de cobranças.
Esse tipo se torna mais possível quando a cultura da empresa é sólida e quando os colaboradores possuem uma forte integração.
E então, já descobriu qual desses tipos mais combina com a sua empresa ou com seus propósitos?
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