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3 Principais indicadores para acompanhar as metas da sua equipe de vendas

equipe reunida olhando dados no tablet

Sua equipe de vendas sempre consegue bons resultados, mas você não consegue ver sua empresa encontrar o tão sonhado caminho do sucesso? Talvez seja preciso analisar alguns detalhes. Não somente no desempenho de seus funcionários, mas principalmente do que tem sido feito além disso. 
Além de pensar e definir metas de vendas, que realmente farão a diferença no seu negócio, é fundamental se atentar para alguns indicadores que podem te ajudar a trazer melhorias ao seu empreendimento. Quer saber quais são os 3 principais indicadores de vendas para melhorar a produtividade? E, além disso, alcançar um bom desenvolvimento no seu empreendimento? Acompanhe a leitura deste texto com a gente e confira!

Qual é a importância dos indicadores de vendas?

Antes de prosseguirmos para os 3 indicadores essenciais para conquistar um melhor desempenho em sua equipe de vendas, é necessário saber um pouco mais sobre a importância de estabelecer o que pode garantir bons retornos para as ações que sua organização realiza. 
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que “vender é uma arte” e que é preciso sempre pensar em novas estratégias para obter mais lucros, não é? Inclusive, você pode conferir 4 medidas infalíveis para desenvolver vendas externas, basta clicar aqui e, para saber como definir metas para sua equipe de vendas é só clicar aqui. Assim como é essencial definir metas, também é muito importante saber como monitorá-las. Isto é necessário para saber o que deve ser alterado – ou não – durante o processo de vendas e fazer os próximos planejamentos da melhor forma possível. 
Então como os indicadores de vendas podem contribuir no alcance de objetivos e metas de sua empresa? Confira abaixo:

  • melhoria de desempenho da equipe;
  • aumento de foco no que realmente importa;
  • maiores níveis de produtividade;
  • desenvolvimento da experiência do cliente;
  • clareza dos resultados e das consequências de cada ação;
  • comprovação do que funciona melhor por meio de dados comparativos;
  • criação de metas mensuráveis e planejamentos mais assertivos.

Agora que você já sabe que metas e indicadores devem sempre andar juntos a fim de sempre gerar melhores resultados de vendas para sua equipe e organização, vamos para os principais indicadores que você deve conhecer independentemente do tipo da sua empresa. 
equipe reunida olhando dados no tablet

1.Geração de leads e taxa de conversão

Para muito além do faturamento e da margem de lucro, existem alguns outros indicadores que vão te ajudar a percorrer a fantástica jornada de sucesso do seu empreendimento. Um destes indicadores é o tão falado lead, que nada mais é do que um potencial cliente para sua empresa.
É fundamental ter controle do funil de vendas para analisar a efetividade das ações aplicadas no topo, meio e fundo do funil e avaliar a quantidade de leads conquistados em um determinado período, além de verificar o que pode ser modificado para obter o retorno almejado. 
Vale lembrar que você deve investir na qualificação dos leads, por meio de materiais ricos, eventos e cadastros em newsletter, por exemplo, para facilitar a decisão de compra com sua equipe de vendas. Depois disso, é importante verificar a taxa de conversão, um dos indicadores mais importantes: quais oportunidades geradas foram realmente transformadas em vendas? 
É recomendável também fazer o uso de testes A/B para analisar os resultados e planejar as futuras estratégias a serem tomadas pelo seu time. Pensar em novas ações que atendam às necessidades e aos anseios do seu público é uma ótima forma de personalizar o produto ou serviço da sua empresa e melhorar a taxa de conversão.
fazendo anotações

2.Ticket médio


O ticket médio é basicamente o valor médio de transações em um determinado período de tempo. Este é outro indicador fundamental a ser analisado, pois além de demonstrar o comportamento do cliente com a marca, ele também tem tudo a ver com o faturamento do seu negócio.
Por meio da avaliação deste, é possível pensar em táticas para melhorar a venda de seus serviços ou produtos, sua performance perante à concorrência e também em novas formas de atender e fidelizar os consumidores. Algumas das estratégias que podem ser usadas a fim de aumentar o ticket médio são:

– criação de upsell (adicional com mais recursos para produto ou serviço comprado) ou crosell (algo que combine e seja complementar ao produto ou serviço);
– fortalecimento de produtos ou serviços, que estão com menores vendas, e criação de combos;
– descontos progressivos ou frete grátis a partir de um determinado valor.
equipe reunida

3.Quantidade de negócios fechados e ciclo de vendas

Por último, mas não menos importante: você sabe dizer quantos negócios são fechados em um período definido e quanto tempo leva até que um potencial cliente decida fechar negócio com sua empresa?
O número de vendas fechadas juntamente com o ticket médio podem contribuir bastante na análise de estratégias e criação de metas que devem mudar para melhorar os resultados. 
Já o ciclo de vendas é importante para que você possa identificar o momento em que é necessário aprimorar a nutrição de leads a fim de alcançar mais clientes que desejam fechar negócio. 
É muita informação, não é mesmo? Porém conhecer estas informações e estar atento a cada um destes indicadores pode alavancar bastante a produtividade e o desempenho da sua equipe de vendas, bem como contribuir para o crescimento de seu empreendimento. 
Sem dúvidas, fazer uso de sistemas de gestão, que automatizam processos, é essencial para que você consiga fazer o monitoramento adequado dos indicadores, definir as metas e os objetivos ideais para alcançar o retorno desejado, ter mais transparência nos processos com a equipe e organizar cada uma das etapas para melhorar a produtividade e os lucros. 
Quer saber mais sobre softwares de gestão de processos e indicadores essenciais para acompanhar as metas de vendas da sua equipe? Fala com a gente, clicando aqui, ou pelo telefone: (85) 4008-4508. Ah, e aproveita para conhecer nossas redes sociais também e ficar por dentro de tudo: Facebook e Instagram.

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