O principal objetivo de todo atacadista/distribuidor é vender mais e eliminar os prejuízos da operação. A Inteligência Artificial é uma grande aliada nesse processo, aumentando a produtividade da equipe e impactando diretamente nas vendas.
Se a sua empresa ainda não faz ideia de como aliar tecnologia aos processos, isso é um sinal de alerta, oportunidades estão sendo deixadas para trás em um mundo digital que cobra rapidez nas tomadas de decisões.
Esse artigo é para você, que busca eliminar erros e prejuízo com equipes e processos improdutivos e ineficientes.
O mundo está passando por uma transformação e o cenário econômico é desafiador. De acordo com a pesquisa “O Marketing B2B e o impacto do Coronavírus”, feita pela Intelligenzia no ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, 86,8% das empresas B2B tiveram que se reestruturar e investir em soluções digitais para dar agilidade e eficiência aos processos.
O atacadista/distribuidor faz parte desse dado, e tem uma posição estratégica e fundamental dentro da sua cadeia de mercado, onde as indústrias/fabricantes estão na base e o cliente final – através do varejista, na ponta. A Tecnologia e o universo digital entram justamente para conectar os segmentos, ampliar a visão de negócios e atuar diretamente em processos específicos.
A busca por eficiência para a sobrevivência de um negócio, considerando uma concorrência agressiva e um mercado que evolui rapidamente, passa obrigatoriamente pela implementação de tecnologias e inteligência artificial dentro dos processos.
O Atacadista distribuidor ainda sofre bastante com a dificuldade de transição dos processos tradicionais e manuais para fluxos automatizados, conectados e inteligentes.
Como mencionado anteriormente, dentro do mercado de atacado e distribuição, a insistência em processos manuais ainda prejudica e impacta diretamente na produtividade da equipe, gerando erros e prejuízos.
No universo do atacadista distribuidor, a atividade do pedido, por exemplo, realizada pelo vendedor é uma delas. O que deveria ser comemorado, acaba se tornando um vilão dentro do processo de vendas.
Existem varejistas que solicitam seus pedidos por pdf com 30, 50, 200 … páginas, obrigando o vendedor a ter tempo para digitar manualmente dentro do sistema item por item, ou seja, em uma página que tenha 20 itens, multiplique pela quantidade de páginas do pedido total emitido pela varejista.
Muito tempo dentro dessa atividade, e mais, o vendedor passa a ser um mero digitador, realizando uma tarefa repetitiva e propícia a erro.
A maioria dos prejuízos do atacadista distribuidor nas vendas vem dessa digitação de pedidos errados, que geram devolução, isso sem contar o atraso no processamento do pedido, impacto na logística e ruído com o cliente.
Por isso precisamos falar sobre Inteligência Artificial que já é uma realidade para transformar esse cenário.
É necessário deixar claro, a Inteligência Artificial é uma aliada e não vem para acabar ou substituir com a atuação humana, elas são complementares, assim, dentro dos processos de vendas dos atacadistas distribuidores, ela transforma o papel dos vendedores e demais profissionais, tornando-os mais eficientes, capacitados e produtivos.
A tecnologia com inteligência artificial contribui:
Nas análises de dados: onde se gerencia informações, identifica perfis e comportamentos dos clientes dentro dos históricos e gera relatórios importantes para as tomadas de decisões.
Na relação com o consumidor: e a abertura de novos canais de vendas com a disponibilidade em diferentes dias e horários.
Nos processos automatizados: com o objetivo de conectar diferentes áreas, entregar uma visão do todo e não mais de uma parte, criar padrões, reduzir os erros operacionais e aumentar as vendas.
O Polipedidos PDF, por exemplo, é um módulo de Inteligência Artificial. Uma solução desenvolvida pela Polibras Software que elimina os prejuízos financeiros causados pela digitação manual de pedidos.
Prejuízos são gerados por digitação manual, com erros e devolução dos produtos, além, claro, do desgaste do vendedor e tempo perdido em uma atividade repetitiva. Esse tempo poderia estar sendo utilizado pelo vendedor para vender mais e se relacionar com o cliente.
O Polipedidos PDF captura, interpreta e processa páginas de pedidos no formato PDF, via TELEGRAM ou e-mail, levando a informação direto para o ERP.
A tecnologia elimina a digitação manual, adaptando – se às regras de negócio de cada cliente, e permitindo o processamento de forma ágil e segura.
Levantamentos realizados entre os usuários da ferramenta apontaram redução de 90% do tempo do vendedor destinado à digitação e conferência e redução de 99,99% de erros nos pedidos, zerando as devoluções de mercadorias por erro de digitação.
Outro grande desafio quando se fala em tecnologia dentro dos atacadistas/distribuidores é a integração junto ao sistema de gestão, isso é imprescindível. Com o Polipedidos PDF, a integração acontece independente de qual ERP a empresa utilize.
Com apenas 5 meses de uso do Polipedidos PDF, a distribuidora Ibiapina, cliente Polibras há mais de uma década, reduziu de 10% para ZERO as perdas por devolução devido a erros.
A Ibiapina é um dos maiores distribuidores do Nordeste de produtos de higiene pessoal, beleza, limpeza e alimentos. Ao longo de 35 anos de atuação, a empresa sabe da importância em se modernizar para proporcionar ao mercado um serviço de alta performance e continuar sendo uma referência no setor.
Como um grande parceiro Polibras, o Grupo Ibiapina utiliza hoje várias soluções que alavancam os canais de vendas e levam celeridade a esses processos. O Polipedidos PDF foi a mais recente ferramenta implementada.
Dentre muitos outros clientes, a Ibiapina atende uma rede varejista que possui 29 lojas. Antes do Polipedidos PDF, a distribuidora realizava a venda em grupos de nove ou dez lojas, em dias alternados, para que assim, os seus vendedores tivessem tempo de digitar todos os pedidos e encaminhar ao setor de distribuição. Esse era um processo que levava mais de um dia entre pedido, processamento e entrega e o pior, os erros de digitação e consequentemente, produtos devolvidos eram uma máxima e aconteciam recorrentemente.
Veja o que o João Paulo, gestor comercial do Grupo Ibiapina diz sobre esse mesmo processo hoje utilizando o Polipedidos PDF:
“Agora, nós podemos receber os pedidos das 29 lojas no mesmo dia e menos de 30 minutos depois ele já está pronto para ser separado e embarcar no caminhão de entrega, sem erro de produto, sem erro de descrição. A diferença é muito grande”.
O Grupo Ibiapina conseguiu zerar os erros da operação, levar mais produtividade aos vendedores que já não perdem mais tempo em uma atividade repetitiva e agora estão focados apenas nas vendas e no relacionamento com os clientes.
Nesse artigo demonstramos com casos concretos como a Inteligência Artificial é além de uma realidade, uma necessidade e poderosa ferramenta para transformar os processos de vendas dos atacadistas/ distribuidores, dando celeridade, eficiência, bem como eliminando erros e prejuízos.
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