×
Blog

5 Maneiras de evitar prejuízos no seu estoque

homem olhando para o estoque

Só quem trabalha ou já trabalhou com estoque, sabe o tanto de problemas que podem acontecer, não é mesmo? Por lidar com ofertas, entrada e saída de produtos, é preciso estar atento a diversos fatores que envolvem esta área. Já fizemos uma publicação reunindo algumas das principais situações que costumam ocorrer em um estoque, e agora outras informações, confira aqui.
A pergunta que não quer calar é: como evitar prejuízos financeiros e conseguir apurações melhores do que é investido? A gente sabe que realizar um bom controle de estoque não é uma das missões mais simples e por isso preparamos este conteúdo. Confira algumas dicas que separamos especialmente para você no decorrer deste texto.

jovem fazendo anotações

1. Classificação dos produtos e armazenamento

Conhecer as especificidades de cada mercadoria e fazer a sua classificação é uma das dicas básicas que devem ser seguidas para reduzir prejuízos em seu estoque.
Independentemente do porte de sua empresa, é primordial que todas as mercadorias sejam identificadas e devidamente classificadas. Isto é importante para que haja um maior controle da quantidade adequada. Além disso, gera uma avaliação mais assertiva das condições dos produtos, otimização do tempo de pesquisa e conhecimento de quais estão em falta ou não.
Somado a isso, a classificação das mercadorias também contribui no tipo de armazenamento que cada uma deve ter para que não se desgaste. É válido lembrar que o local de armazenamento dos produtos também deve ser provido de organização, cuidado e limpeza.
A nossa dica é que este inventário seja feito regularmente. Assim, você conseguirá realmente ter um bom controle dos produtos que entram, saem e sobram em seu estoque.

equipe planejando compras

2. Planejamento de compra

Quem lida com vendas, também precisa se planejar bem quanto às compras, não é mesmo? Por isso é necessário avaliar a duração dos produtos no estoque até a venda, o custo financeiro destes e o tempo de entrega para poder definir o período ideal de realizar pedidos e evitar riscos de acúmulos ou sobras.
Ademais, também é necessário escolher bons fornecedores para negociar os prazos de pagamento e as datas de compras da forma mais confiável possível.

analisando planilhas

3. Histórico de vendas

Avaliar seu histórico de vendas, a saída, a reposição e o giro de produtos no estoque, contribui bastante. Não somente para que você adquira mais conhecimento do perfil de clientes, mas que mapeie suas preferências.
A partir disso, será mais fácil identificar os produtos em que você deve investir mais, afim de evitar prejuízos, excessos, sobras ou acúmulos e manter a lucratividade da sua empresa sempre em dia.

etiquetar produtos

4. Segurança

Ao lidar com vendas de mercadorias, você precisa estar preparado para manter a segurança destas e evitar furtos ou perdas. Para evitar isto, é válido etiquetar os materiais de sua empresa. Além disso, fazer controle frequente do inventário, instalar câmeras de segurança e treinar sua equipe é importante para manter o estoque seguro. Todas essas dicas lhe ajudarão a saber se posicionar em situações de risco.

mãos femininas no computador

5. Automação de processos

Empresas com poucas ou muitas mercadorias podem passar por falhas em seu estoque. Felizmente, hoje já é possível contar com ferramentas que automatizam diversos processos,trazendo mais praticidade no dia a dia.
Além de demandar menos tempo dos profissionais, fazer uso de sistemas de gestão também pode ajudar na integração da equipe. Também auxiliam no monitoramento dos dados, na geração de relatórios de produtos, na organização do seu estoque e redução de prejuízos.
Sabemos que realizar uma boa gestão de estoque influencia diretamente nos lucros de uma empresa. Esperamos ter ajudado você com as dicas que reunimos aqui. Continue nos acompanhando e confira mais conteúdos como este em nosso blog!
Quer saber mais sobre os sistemas de gestão de processos e força de venda? Agenda um papo com a gente clicando aqui ou, se preferir, ligue: (85) 4008-4508.

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: