Sempre que fazemos o planejamento mensal das ações a serem realizadas, rapidamente nos perguntamos: como lucrar mais que o mês passado? A resposta para essa pergunta depende muito do que os gestores estão dispostos a fazer.
Lucrar mais não exige apenas das estratégias de marketing da empresa, mas também da área comercial e administrativa. Ao contrário do que muitos pensam, o lucro não é apenas vender mais, e sim, fazer com que a empresa tenha mais dinheiro após pagar todas as suas contas.
É fundamental entender isso porque muitas vezes é levado em consideração apenas as novas vendas do mês, porém, pouco se observa sobre as falhas de processos e erros humanos que geram custos para a empresa.
Lucrar mais é um desejo para todos os tipos de organizações, mas neste conteúdo vamos focar nas empresas de distribuição atacadista (alimentação, cosméticos, higiene e outros).
Continue a leitura para conhecer pontos importantes de como lucrar mais na sua empresa de distribuição.
De uma forma bem resumida podemos dizer que o lucro é o que sobra nas contas da empresa após o pagamento de todos os custos e despesas.
É bastante comum encontrar pessoas que confundem o lucro com o lucro bruto ou até mesmo com o faturamento. O faturamento nada mais que o valor que entra no caixa da empresa. Se em um mês a empresa registrou a entrada de R$ 100 mil no seu caixa, significa que ela faturou esse valor.
Agora, quando falamos de lucro bruto, estamos nos referindo ao valor que fica após o pagamento de custos operacionais referentes ao produto, alguns exemplos são o preço do produto vendido e os impostos sobre ele. Portanto, para que realmente se saiba qual o valor do lucro final também conhecido como lucro líquido, é necessário levar em consideração o desconto de outras despesas como:
Se em um mês a empresa faturou os R$ 100 mil e teve gastos e custos no valor de R$ 75 mil, significa que ela lucrou R$ 25 mil durante o período.
Como é possível observar, o lucro não depende apenas do volume de vendas para ser considerado bom. As empresas precisam ser estratégicas em várias frentes para que possam aumentar os números.
Esse resultado final depende muito de uma boa gestão tributária, além de uma gestão de processos administrativos e a implantação de tecnologias e automações.
Assim como na maioria das empresas, as distribuidoras atacadistas precisam estar atentas a diversas situações que envolvem os seus processos, sejam eles na gestão administrativa, tributária e estratégica ou na capacitação de colaboradores.
Por isso, separamos 3 pontos importantes que devem ser analisados a fim de obter lucros melhores.
Parece muito óbvio falar sobre isso, mas por incrível que pareça ainda é bastante comum empresas que deixam de lucrar mais devido uma má gestão dos seus impostos.
Para garantir que a empresa faça uma boa gestão tributária é importante ter o acompanhamento de um contador que analise cada detalhe e apresente uma proposta de regimes tributários que melhor se adequa à empresa.
Com um especialista na área, a distribuidora pode garantir que tudo seja feito de acordo com a legislação. Pois é comum empresários praticarem a evasão fiscal ao invés da elisão fiscal. Perante a lei, evasão fiscal é quando há sonegação de impostos e a elisão fiscal é uma forma legal de reduzir o pagamento de tributos.
A gestão de processos deve ser levada muito a sério para garantir o bom funcionamento da empresa, assim como para obter melhores lucros.
Imagina que em uma distribuidora onde o processo que vai desde o pedido de um supermercado até o momento da entrega, seja feito de modos diferentes por cada colaborador. Esse desalinhamento faz com que o número de erros seja bastante alto e o volume de reclamações dos clientes também aumente.
Da mesma forma acontece com os processos administrativos. Já pensou se cada colaborador usasse de forma indiscriminada os materiais de escritório? E se o setor de TI gerasse gastos aleatórios com manutenção ou adesão de equipamentos? Ou ainda, se os seus colaboradores sempre saíssem dos escritórios deixando luzes e ar condicionados ligados?
Para isso, é importante que os gestores de uma distribuidora analise bem cada ponto dos processos e amarre de uma forma eficiente para que todos os colaboradores possam seguir. Assim como devem ser estipuladas regras internas a fim de ter um uso consciente dos recursos da empresa.
Quando falamos de automações, certamente podemos dizer que as distribuidoras fazem parte de um segmento que vem utilizando robôs a um certo tempo. Afinal, com as demandas cada vez maiores, seria impossível não se valer desse tipo de tecnologia.
O grande problema é que essa tecnologia vem sendo aplicada apenas nos setores operacionais e logísticos. Quando o assunto é a área administrativa, marketing e comercial, sabemos que existe ainda uma certa resistência às ferramentas de automação.
A área comercial de uma distribuidora é um dos setores que mais precisam de ferramentas robotizadas. Pois são responsáveis por um grande volume de pedidos e informações de clientes. Dessa forma, qualquer trabalho manual pode gerar sérios erros e consequentemente perda de dinheiro.
É importante ressaltar que os erros operacionais são uns dos principais responsáveis pelo baixo lucro de uma empresa. Portanto, reduzir esses erros é fundamental para garantir mais dinheiro em caixa…
Uma empresa de distribuição conta com diversos processos para garantir que as mercadorias cheguem até os seus clientes. Entre esses processos o que mais preocupa é o famoso “pedido em PDF”.
Para quem trabalha nesse segmento, sabe que o pedido PDF é uma das formas mais comuns de se solicitar produtos a uma distribuidora. Acontece que, muitas vezes o colaborador responsável por receber esses pedidos e registrar a venda acaba fazendo tudo de forma manual, aumentando assim as chances de cometer diversos erros.
Esses erros no processo de pedidos impactam seriamente no lucro da empresa, pois o que poderia sobrar no final do mês acaba se transformando em despesas, o que chamamos de prejuízo.
Hoje, existem ferramentas desenvolvidas com as mais altas tecnologias a fim de evitar que esses erros aconteçam.
Conforme mencionamos aqui, hoje existem tecnologias eficazes que aceleram a produtividade dos colaboradores e ainda garantem que todo o processo seja feito sem erros e prejuízos.
A ferramenta Polipedidos PDF, por exemplo, é uma ferramenta que transforma todas as informações de um PDF em informações digitalizadas. Dessa forma o vendedor não precisa registrar os pedidos manualmente e evita os erros cometidos nesse processo de venda.
Outra forma de reduzir custos e aumentar o lucro da distribuidora são as ferramentas e softwares em nuvem. Esse tipo de tecnologia já é bastante comum e simples nos dias de hoje, porém ainda pouco adotado pelas empresas mesmo com as facilidades que existem no mercado.
Já imaginou quantas folhas de papel são impressas todos os dias? E as impressões de notas fiscais? Certamente é um custo a menos quando a distribuidora adere a digitalização e para de gastar com documentos físicos.
Quer saber como a sua distribuidora pode estar lucrando mais com essas e outras dicas? Então fale com a nossa equipe e faça um diagnóstico da sua empresa. O nosso time de consultores vai ter o maior prazer de te ajudar nessa missão.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Aproveite e compartilhe com seus colegas. Até mais!