×
Blog

Como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas

Como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas

Vamos falar de produtividade em vendas?

Esse é um tema que quase todo mundo tem o mesmo pensamento: Produtividade: vamos aumentá-la! Em seguida, é que surgem as dúvidas, mas como?

De acordo com pesquisa recente do The Bridge Group, os profissionais de vendas desejam constantemente maximizar os resultados das vendas enquanto controlam o custo, o tempo e o esforço.

O desafio é real, considere algumas das coisas que podem atrapalhar as vendas dos vendedores:

  • falta de planejamento;
  • dados descentralizados;
  • comunicação confusa;
  • demandas não previstas;
  • sistemas complexos e ultrapassados;
  • alterar prioridades das atividades de vendas;
  • papelada desnecessária;
  • falta de alinhamento entre vendas e marketing.

Avalie o tempo das atividades da sua equipe

O primeiro passo para descobrir como otimizar a produtividade do seu time, é saber onde e como os vendedores atualmente gastam seu tempo.

Muitos vendedores pensam que gastam seu tempo com sabedoria e seus registros provavelmente refletem isso. Mas muitos de nós, por exemplo, somos culpados de exagerar no tempo gasto em atividades não solicitadas, como ligações, apresentações e visitas não planejadas.

Portanto, se você quiser usar melhor o tempo da sua equipe, incentive os vendedores a serem honestos, a se auto-avaliarem e serem realistas ao registrarem seu tempo. Não faça prejulgamentos e você deve obter o retorno correto.

Com uma avaliação, você verá e entenderá melhor a sua realidade na produtividade de vendas.

Saiba o que fazer com o tempo

Simplifique atividades como verificação de potenciais clientes, organize estrategicamente a agenda de visita dos seus vendedores, concentre as rotinas em uma única ferramenta de campo, aproveite-se das facilidades da tecnologia, assim você poderá agilizar o processo de vendas e ter mais tempo para focar na experiência de compra, além de ter mais tempo para fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Aqui reunimos 5 dicas importantes que vão te ajudar a fazer sua equipe mais produtiva

1 – Mensure de forma diferente

É bem mais fácil medir as vendas, metas, receitas, pois estes são indicadores sólidos de sucesso. Já avaliar (e recompensar) a venda é um pouco mais difícil. Se você deseja alcançar novas metas, é muito importante que você defina e estruture suas estratégias de vendas, acompanhe e recompense os ganhos e resultados de produtividade, incluindo métricas como taxa de fechamento, taxa de devoluções, positivação e tempo do ciclo de vendas por exemplo.

2 – Simplifique o fluxo de trabalho

Muitos vendedores afirmam que gastam várias horas por semana em processos manuais para descrever clientes em prospecção, vendas e outras atividades que são vitais para fechar negócios.

As organizações de vendas desejam manter os vendedores responsáveis por seu tempo. Mas muita papelada e processos complexos, tornam os vendedores prisioneiros de processar. Elimine o máximo possível, atividades em que só se perde tempo, mas não entregam nenhum resultado.

3 – Simplifique o sistema

Visando aumentar a eficiência do time, muitas organizações ampliam a tecnologia. Eles fornecem aos vendedores ferramentas para vídeo, bate-papo, rastreamento de e-mail, compartilhamento de documentos, apresentações, planilhas, pontuação, etc. Gerenciar tudo isso pode prejudicar a produtividade das vendas!

Com tantas ferramentas para se concentrar, os vendedores costumam ficar lentos tentando alinhar todas as informações e cumprir processos em soluções distintas, que muitas vezes não possuem nenhuma relação umas com as outras.

Tente colocar o máximo de ferramentas possível numa única solução, um aplicativo multiuso por exemplo. O que é importante são as informações, a integração, a segurança dos dados e as métricas centralizadas, fáceis de acessar e simples de entender e acompanhar.

4 – Digitalize de forma sensata

A tecnologia facilita demais nossas vidas, não é mesmo? Entretanto, precisamos utilizá-la de maneira consciente para evitar ficarmos sobrecarregados pelo seu manuseio.

O e-mail e WhatsApp provavelmente são suas melhores ferramentas para manter contato com clientes atuais e potenciais, porém ambos precisam ser gerenciados para que não se torne uma bagunça na comunicação.

Defina uma programação que funcione para você – até seis vezes por dia no máximo é o que os especialistas recomendam.

Postagens em mídias sociais e buscas na Internet podem se transformar em muitas horas perdidas sem auto-gerenciamento. Lembre-se: o envolvimento da mídia social deve levar a vendas. Participe com qualidade, não com quantidade.

5 – Capacite sua equipe

Um bom treinamento de vendas ensina o time a conhecer o perfil de seus potenciais clientes, estudar mais sobre ele e sua forma de pensar, sobre o produto ou serviço que você oferta.

Aqui alguns pontos para abordar em um treinamento de vendas:

  • Identificar quais dores o seu cliente quer resolver;
  • Quais transformações ele deseja;
  • O que mais valoriza em um produto ou serviço.

Também é seu dever, bem como de sua equipe comercial, mergulhar no universo do seu produto, pois assim vocês estarão muito mais seguros, e poderão passar com mais clareza e assertividade como seu produto funciona, quais os diferencias, quais públicos ele atende e isso vai ajudar a garantir que a solução ofertada, seja realmente o que seu cliente precisa.

Toda empresa busca meios para atingir melhores resultados e proporcionar uma boa experiência ao público. Monitore suas próprias atividades – ou as do time – e pense a todo momento: como posso aumentar a produtividade em vendas de acordo com o meu mercado, minha empresa e minha equipe? Assim, temos certeza que a rotina caminhará para uma melhor performance e isso é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Conheça o Poliequipes, utilizado a para a gestão de equipes de vendas. O Poliequipes é uma solução inovadora da Polibras Software que une força de vendas e gestão de processos. Agilidade e eficácia na palma da sua mão.

Um sistema efetivo que potencializa as vendas do atacadista distribuidor e gerencia os processos dos seus vendedores em campo.

Confira todas as vantagens:

🔹  Se adequa a qualquer equipe;

🔹  Emite relatório de visitas totais, concluídas, pendentes e não realizadas;

🔹  Faz acompanhamento de check-in e check-out em tempo real;

🔹  Estabelece metas de visitas para equipe;

🔹  Cria agenda e jornada do agente externo;

🔹  Criação de pesquisas e checklists customizáveis para todo tipo de equipe.

Saiba como o Poliequipes pode aumentar a produtividade da sua equipe e otimizar seus resultados em 2021.
Marketing Polibras
Compartilhe esta página: