Ruptura de gôndola acontece quando não é disponibilizado determinado produto do catálogo na loja física ou virtual, ou até mesmo quando ele está mal exposto no ponto de venda.
Treinamento da equipe de vendas, contar a tecnologia e adotar estratégias são imprescindíveis para eliminar a ruptura de gôndola em seu negócio. Continue com a leitura deste artigo e entenda tudo sobre a principal inimiga das vendas.
A perda da lucratividade está diretamente ligada à ruptura de gôndola. Se esse problema for recorrente em sua empresa, as suas vendas cairão devido a insatisfação dos seus clientes.
Mas antes de nos aprofundarmos nos problemas ocasionados pela ruptura de gôndola, vamos entender um pouco mais sobre os seus principais tipos. Confira abaixo:
Fantasma: ocorre quando o produto está disponível para venda, mas o cliente não consegue encontrar devido a má exposição dele no ponto de venda ou loja online.
Abastecimento: é quando a loja não tem o produto para a venda, o que mostra falha na gestão de compras.
Exposição: diferente da ruptura fantasma, essa remete ao produto que está no estoque, mas não está exposto no ponto de venda.
Sortimento: acontece quando o cliente procura por algum produto que a loja não vende. Isso pode acontecer devido a falhas na comunicação do estabelecimento.
A sua empresa apresenta algum dos tipos de ruptura de gôndola citados acima? Caso sim, procure entender onde está o problema.
Geralmente, um negócio apresenta essa problemática quando não tem o acompanhamento adequado das vendas, falha de gerenciamento do estoque, atrasos de reposição ou compra das mercadorias.
Um estudo realizado pela Retail Stockouts mostrou que quando um cliente não encontra o produto desejado no ponto de venda 9% deles desiste do produto, outros 15% adiam a compra para outro dia, 34% compra com o concorrente, enquanto 42% substituem a marca e compram um produto similar.
O problema afeta tanto o atacadista, que tem grandes possibilidades de perder o seu cliente, quanto para a fornecedora da mercadoria, que não receberá mais pedidos deste produto em falta.
Cuidados básicos ajudam a evitar a ruptura de gôndola em sua empresa. Para isso, atente-se às dicas detalhadas abaixo.
Atente-se ao gerenciamento de estoque: é muito importante gerenciar o estoque de mercadorias da forma correta. Confira quais produtos estão com maior saída e cheque a reposição deles; atente-se a datas sazonais e direcione um responsável para essa tarefa.
Confira se os seus setores estão alinhados: muitas vezes um produto falta na gôndola porque o setor responsável pela compra simplesmente não realizou o pedido de reposição. Confira se o financeiro, logística e compras estão por dentro do planejamento da empresa. Caso não, pense em estratégias para alinhá-los.
Treine o seu time: treine o seu time para que ele possa prevenir possíveis problemas e saber contorná-los caso aconteça.
O uso de Inteligência Artificial deixou há muito tempo de ser expectativa para o futuro e passou a ser necessidade para o presente. Empresas que ainda não utilizam, acabam ficando para trás e vendo os concorrentes conquistarem mercado.
Pedidos recebidos em PDF podem ser transcritos de forma automática para dentro do sistema, evitando assim que os vendedores percam tempo com essa operação que não agrega valor às vendas, além, é claro, de ganhar tempo, automatizar o processo e alinhar a comunicação com o estoque e reposição.
A Ruptura de gôndola é um grande desafio para as empresas, mas quando encarada de frente, como deve ser, com as ferramentas adequadas, vai aumentar o lucro de toda a cadeia, principalmente da indústria, distribuidor e varejo e evitar conflitos e ruídos nos processos. Além de conquistar os consumidores, que só querem encontrar o que estão procurando!
Quer entender como a tecnologia pode te ajudar na prática? Fale com os nossos especialistas.