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4 pontos para aumentar as vendas do distribuidor/atacadista

25 de agosto de 2021
4 pontos para aumentar as vendas do distribuidor/atacadista

O setor comercial de uma empresa é o principal ponto de relacionamento entre ela e o cliente. Pois o trabalho dessa equipe vai muito além das vendas, indo até o momento pós-compra. Pensando em todo esse processo, vamos neste post falar sobre como vender mais em uma empresa de distribuição.

Quando falamos de uma distribuidora atacadista, falamos de uma das empresas que mais mantém um relacionamento com o cliente após uma compra. Isso acontece porque seus clientes costumam ser recorrentes e fiéis ao fornecedor.

Porém, para que essa fidelidade possa existir é necessário tomar algumas atitudes essenciais. Garantir que a parceria possa oferecer vantagens e benefícios especiais é uma delas.

Quer saber o que é preciso fazer para aumentar as vendas na sua empresa de distribuição? Então continue lendo este conteúdo para pegar as dicas.

Como aumentar as vendas na minha distribuidora?

Aumentar as vendas de uma distribuidora atacadista pode ser um desafio para alguns empresários do ramo. Apesar de a grande maioria venderem produtos essenciais para o consumo diário das pessoas, trazer um novo cliente para a carteira ou aumentar o pedido daqueles clientes frequentes pode não ser uma tarefa muito fácil. Por isso, é essencial que as empresas estejam atentas aos pontos de melhoria na hora de vender.

Veja a seguir, os pontos mais importantes que podem impactar nas vendas da sua distribuidora.

Relacionamento com o cliente

Não é à toa que este tópico é o primeiro, pois como falamos no início, os clientes de uma distribuidora – supermercados, farmácias, restaurantes, gráficas e etc – costumam ser fiéis aos seus fornecedores quando a parceria vale a pena.

Pensando nisso, busque sempre oferecer aos seus clientes condições especiais e promoções direcionadas à ele. O relacionamento personalizado faz com que o cliente se sinta importante e no centro das suas atenções.

Entrar em contato para saber se o pedido chegou direitinho ou se mostrar disponível para apresentar um novo produto, são tipos de atenção que não custam nada e deixam o cliente confiante em relação a sua empresa.

Ao ligar para o cliente, pergunte a ele se tem alguma dúvida sobre os itens enviados ou se ele gostaria de algum suporte para entender algum ponto específico do pedido. Ser proativo e oferecer ajuda antes que o cliente peça, mostra o quanto você se importa com ele.

Seja criativo, analise o perfil do seus clientes e anote ideias de como você pode se relacionar com cada um deles de acordo com suas necessidades. Quanto menos você parecer um robô, mais fiel o seu cliente será a você.

4 pontos para aumentar as vendas do distribuidor/atacadista

Ofertas e promoções

Mesmo sendo um tipo de negócio B2B, ou seja, de empresa para empresa, saiba que o seu cliente também gosta de uma promoção ou condições especiais.

Muitos empresários acham que promoções e ofertas são apenas descontos nos preços dos produtos. Porém, existem algumas formas de fazer com que o cliente saia ganhando sem necessariamente diminuir os preços da mercadoria.

Você sabia que é bastante comum um cliente abordar um funcionário do supermercado para esclarecer dúvidas sobre um um produto? Muitas vezes o funcionário não sabe responder e fica olhando pro cliente sem saber como ajudar.

Pensando nessa situação, a distribuidora poderia oferecer aos seus clientes (supermercados e outros) um treinamento com seus colaboradores para explicar tudo sobre os produtos vendidos. Assim, ajuda o cliente com uma das suas dores e não precisa oferecer descontos nos valores.

Agora, quando falamos de descontos nos preços dos produtos, pode-se fazer um planejamento com antecedência para datas comemorativas, por exemplo. Black Friday, Dia do Consumidor e Aniversário da Distribuidora ou do cliente são umas dessas datas interessantes.

Pensar em formas de agregar mais ao cliente e oferecer condições importantes ou bônus para ele, é fundamental. Para isso é importante conhecer suas dores e dificuldades, assim conseguirá dar a ele exatamente o que precisa.

Um cliente feliz sempre volta a comprar de você.

Bom atendimento

No começo falamos de relacionamento, mas é importante ressaltar que não é o mesmo que um bom atendimento.

Não adianta nada você estar sempre em contato com o cliente e se mostrar ao lado dele, se quando ele te procura você demora a responder ou responde com frieza.

Se não está podendo responder naquele momento, deixe uma mensagem do tipo: Olá! Neste momento estou concluindo uma tarefa e logo que terminar vou lhe responder com a atenção que merece. Dessa forma você diminui a ansiedade do cliente e evita qualquer má interpretação. Já dizia o ditado: “O combinado não sai caro”.

Óbvio que o bom atendimento não se trata apenas deste exemplo, portanto, fique atento a forma como:

  • responde ou atende o telefone;
  • as palavras e termos que utiliza na conversa;
  • tom de voz;
  • empatia e carisma, e;
  • a paciência.

É importante ressaltar que esse cuidado na hora do atendimento não é o suficiente. Mais que isso, é preciso sempre buscar a solução para o problema dele. Não adianta ser educado se no final das contas o problema não for resolvido.

Resolver os empecilhos do cliente faz com que ele se sinta mais seguro com a sua distribuidora e volte para comprar mais, ou ainda melhor, indique você a outros comerciantes.

Uso da tecnologia

Não dá mais para ignorar que a tecnologia é hoje a principal aliada para o sucesso de uma empresa. E quando falamos de uma distribuidora atacadista a realidade não é diferente.

A tecnologia surgiu com diversas finalidades, mas as mais importantes foram: produtividade e redução de erros humanos.

Em uma empresa de distribuição, é fundamental ter mais produtividade e evitar erros. Pois a cada hora perdida ou um erro no momento de fechar um pedido, pode ser um prejuízo para a empresa. Esses prejuízos podem estar diretamente ligados ao caixa ou na perda de um cliente que resolve não comprar mais.

4 pontos para aumentar as vendas do distribuidor/atacadista

Já que este post está falando sobre como aumentar as vendas para o distribuidor atacadista, não podemos deixar de levar em consideração que os erros cometidos nas vendas por causa de trabalhos manuais, fazem as vendas despencarem.

Portanto, garantir que os pedidos dos clientes sejam automatizados reduzindo praticamente a zero qualquer chance de erro, é fundamental para que um distribuidor venda mais.

Lembre-se que o cliente de uma distribuidora é recorrente. Então se ele sente segurança na sua operação, ele vai cada vez mais se sentir confortável em tornar você o principal fornecedor dele. E quanto mais o cliente centraliza em você, mais as suas vendas aumentam.

O Polipedidos PDF, por exemplo, é uma ferramenta que digitaliza os pedidos enviados pelos clientes. Com ela, o vendedor não precisa digitar os pedidos manualmente no sistema e garante que os produtos cheguem ao cliente do jeitinho que ele pediu. 

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender como aumentar suas vendas sem depender apenas do aumento da carteira de clientes. Pois atrair novos clientes é um assunto essencial que merece outro conteúdo apenas sobre isso.

Até o próximo!

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