Com apenas cinco meses de uso de ferramenta com Inteligência Artificial, distribuidora reduziu de 10% para zero as perdas por devolução devido a erros.
Distribuidor de produtos de higiene pessoal, beleza, limpeza e alimentos, exclusivo dos bombons Garoto e Nestlé, com abrangência em todo o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, o Grupo Ibiapina é uma das maiores empresas do setor na região Nordeste. Ao longo de 35 anos de atuação, a empresa fundada por Orlando Pontes vem constantemente se modernizando para proporcionar ao mercado um serviço de alta performance.
Há mais de uma década parceiro da Polibras Software, o Grupo Ibiapina resolveu apostar, em outubro de 2020, na solução E-Pedidos, ferramenta inédita baseada na Inteligência Artificial, que eleva a produtividade e eficiência da força de vendas do atacado distribuidor a um novo patamar.
“Em apenas cinco meses usando o E-Pedidos, tivemos um ganho exponencial na prestação do serviço de entrega aos clientes e ainda valorizamos a nossa força de vendas. Reduzimos sensivelmente os custos. Além de baixar de 10% para zero as perdas com a devolução de produtos por erros na hora de concluir o pedido, também diminuímos o tempo de caminhões parados, que assim conseguem fazer mais entregas no mesmo dia”, afirma João Paulo Teixeira Gomes, Gestor Comercial do Grupo Ibiapina.
Hoje, a empresa de distribuição utiliza a ferramenta com uma rede de supermercados composta por 29 lojas. Antes do E-Pedidos, a varejista fazia os pedidos em grupos de nove ou dez lojas, em dias alternados, para que os vendedores da Ibiapina tivessem tempo de digitar os pedidos e encaminhar ao setor de distribuição responsável por enviar ao supermercado os produtos comprados. Nesse processo, que levava mais de um dia entre o pedido da loja, o processamento na distribuidora e a entrega, havia frequentemente erros de digitação e alguns produtos terminavam sendo devolvidos.
“Temos total confiança no sistema. Agora, nós podemos receber os pedidos das 29 lojas no mesmo dia e menos de 30 minutos depois ele já está pronto para ser separado e embarcado no caminhão de entrega, sem erro de produto, sem erro de descrição. A diferença é muito grande”, ressalta João Paulo.
A partir da experiência com a primeira rede de supermercados, o Grupo Ibiapina recebeu o reconhecimento do trabalho realizado pela rapidez e pela otimização de recursos e começou a expandir o uso do E-pedidos para os outros grandes clientes. “Na rede que atendemos, já ouvimos um vendedor falar para outra distribuidora o seguinte: “vocês deviam fazer igual a Ibiapina, que tem um sistema muito mais ágil e um nível de entrega alta”. Esse retorno é um prêmio pra gente. Nós conseguimos zerar os erros de operação e conquistar ainda mais o cliente”, salienta.
Para implantar o E-Pedidos, a supervisora de vendas Kilsiane Mota tornou-se líder do projeto. Coube a ela a missão de estudar a ferramenta, passar as informações aos outros colegas e atualizar e padronizar as informações (nome do produto, código, preço e identificação do cliente). Essa primeira etapa era necessária para abastecer o software com dados do ERP (sistema de gestão) do atacadista e distribuidor.
“Nosso time já era bastante capacitado, mas agora ficou ainda mais motivado a entregar resultados efetivos. A força de vendas não precisa mais gastar boa parte do seu tempo com trabalho burocrático. E o vendedor está virando cada vez mais um consultor. Não fica só preocupado com o abastecimento do supermercado. Agora, ele tem tempo para fazer mais ações com os clientes, ofertar outros produtos e avaliar preços de acordo com a demandas das lojas”, exemplifica.
E-Pedidos
Criado com o objetivo de reduzir o tempo gasto e os erros cometidos, o E-Pedidos é um robô com Inteligência Artificial ‘treinado’ para fazer a identificação visual de pedidos enviados pelos varejistas em formato PDF e ajustar automaticamente os documentos para o processamento. Ao vendedor cabe enviar o PDF, revisar o material e acompanhar o pedido.
Na prática, o E-Pedidos cria um ciclo virtuoso onde todas as partes ganham. O atacadista consegue entregar a mercadoria mais rapidamente e sem erros. O varejista sente a melhora no atendimento prestado, pois recebe todos os pedidos corretos e a tempo de evitar rupturas nas gôndolas. E o vendedor ganha qualidade de vida e tempo para desenvolver novos clientes, além de poder melhorar o mix de produtos, prestando assessoria ao varejista no ponto de venda.
“O E-Pedidos pode transformar incrivelmente o dia a dia da força de vendas, mas tivemos a preocupação de oferecê-lo com um preço de implementação bastante acessível e custo de manutenção compatível com o porte de cada negócio. Podemos garantir que o E-Pedidos apresenta uma excelente relação custo-benefício, além de nosso suporte especializado”, afirma Sérgio Girão, fundador e desenvolvedor de sistemas da Polibras.