Você já pensou em vender online, mas ainda não sabe por onde começar? Ampliar seus canais de venda e ter presença online são dois fatores que podem ajudar no bom desenvolvimento de sua empresa, mas é preciso ter alguns cuidados para ter sucesso com um e-commerce B2B.
O setor de atacado e distribuição tem muito a ganhar investindo em vendas pela internet. Não é à toa que o comércio eletrônico B2B aumentou 62% em 2020, no Brasil, mesmo em um período de pandemia da Covid-19, de acordo com a atualização da McKinsey.
Antes de investir, é fundamental saber o que você não deve fazer para, assim, evitar falhas e obter melhores resultados a longo prazo. Ao longo desse texto, você vai conferir os principais erros de atacadistas e distribuidores ao iniciar no universo do e-commerce.
Confira e saiba como vender online para aumentar seus lucros, otimizar a produtividade de sua equipe e alcançar mais clientes. Vamos lá!
A saúde financeira da sua empresa precisa estar sempre em dia, ainda mais se você pretende investir em um e-commerce: é importante pensar no crescimento da sua marca, desperdiçando o mínimo de recursos possível.
Assim, é necessário aliar diversos setores da sua empresa ao controle financeiro, a fim de evitar gastos imprevistos e ter mais segurança nos próximos passos.
É recomendável fazer também uma análise do seu histórico de vendas e realizar um diagnóstico do controle financeiro de sua empresa para avaliar o cenário atual e identificar o que precisa ser feito.
A gestão de estoque faz parte de toda a logística da empresa: quanto melhor você conseguir controlar o seu estoque, avaliando as entradas e saídas, mais deve ter atenção também às rotas, aos serviços de distribuição, transportes e fretes.
Para efetuar isso de forma segura e assertiva, é indicado contar com um sistema integrado de gestão: isso pode melhorar até o relacionamento com os clientes também, visto que eles poderão saber o prazo de entrega de forma automática.
Ter vários canais de venda é ótimo para quem deseja alcançar mais clientes e oferecer mais meios de comunicação. Porém, para melhorar o relacionamento com o público, é de extrema importância solidificar os valores e objetivos da sua empresa, a fim de fortalecer sua marca.
Ao definir a identidade do seu negócio, se torna mais fácil aprimorar a experiência de compra do cliente: os canais offline e online vão dialogar entre si, gerando mais competitividade para a sua organização no mercado.
Uma dica para conseguir fazer isso, além de investir na identidade de comunicação da sua marca, é conhecer a fundo os seus clientes, analisando suas preferências e necessidades, para saber como alcançá-los da melhor forma.
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Para obter mais sucesso com um e-commerce B2B, é recomendável investir em um sistema integrado de gestão. Com esse apoio tecnológico, você ganha mais tempo para se dedicar a atividades mais importantes, otimizando o operacional e aumentando a produtividade da equipe.
Além disso, um software de automação também ajuda você a acompanhar os processos, monitorar os indicadores e as estratégias, e analisar os dados e as métricas dos resultados adquiridos.
Investir na automação da força de vendas é diminuir os prejuízos no estoque, aumentar os lucros, contar com relatórios de dados precisos, integrar os setores e, assim, tomar decisões mais assertivas com praticidade em seu e-commerce B2B de atacado e distribuição.
Se o modo de vender mudou, sua empresa pode – e deve – se adaptar da melhor forma para fazer parte da era digital e aumentar o faturamento do seu negócio com um e-commerce.
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