×
Blog

E-commerce: saiba tudo sobre o canal de vendas que mais cresce

e-commerce

O acesso mais facilitado à internet, a evolução das mídias digitais e sociais e a transformação de tendências nos processos de compra e venda, geraram um novo perfil de consumidores.
E por falar em tendências, o e-commerce, também conhecido por comércio eletrônico ou virtual, tem se tornado um canal de vendas que cresce cada vez mais tanto mundialmente quanto no Brasil. 
Se você ainda não está por dentro deste tipo de venda, quer saber mais sobre o assunto ou deseja iniciar um negócio online e fazer parte deste universo, prossiga na leitura deste texto!

O que é e-commerce e como ele surgiu?

Primeiramente, é fundamental entender o que está envolvido neste termo tão falado ultimamente. Como foi falado acima, o e-commerce pode ser chamado por “comércio eletrônico”, onde é realizada uma transação pela Internet.
O surgimento deste mercado se deu no início dos anos 90 e se fortaleceu a partir de uma loja virtual de livros, que entrou no ar em 1994 e, hoje, é nada mais nem menos do que a Amazon.
Aqui no Brasil, a primeira loja online foi lançada em 1996: chamada BookNet, que se transformou na Submarino depois de alguns anos.
Desde esse tempo, o e-commerce é um canal de vendas que só tem se desenvolvido aceleradamente, gerando mais lucros para pequenos e grandes empresários e conquistando mais reconhecimento.
homem verificando documentos

Como está a evolução do e-commerce?

Conforme pesquisa da eMarketer, o comércio eletrônico apresentará um crescimento de dois dígitos até 2020, podendo experimentar vendas que vão exceder US$ 4 trilhões e, segundo informações dadas pela Ebit|Nielsen, a expectativa é de crescimento de 15% com vendas previstas de R$ 61,2 bilhões no e-commerce brasileiro.
Atualmente o Brasil é considerado um dos países com as maiores taxas de crescimento do e-commerce no mundo, mesmo com os altos e baixos da economia em diversos setores comerciais, e só tende a se expandir nos próximos anos.
mulher anotando lista de estoque

Quais são as categorias do comércio eletrônico?

O e-commerce pode ser dividido em três categorias. Confira as definições e especificidades de cada um destes:

  1. Business to Consumer (B2C)

    Este é o mais conhecido dos três tipos e também pode ser chamado de varejo online, onde vendedores criam lojas virtuais com o intuito de vender produtos ou serviços diretamente para seus consumidores finais.

  2. Business to Business (B2B)

    Em crescimento constante no Brasil, esta categoria também é conhecida como e-commerce atacadista, onde distribuidores ou fabricantes realizam a venda online de produtos ou serviços somentes para outras empresas.

Consumer to Consumer (C2C)

Também conhecido por marketplace, este tipo de e-commerce é basicamente um site em que é possível que qualquer pessoa cadastre produtos e realize vendas para outras pessoas.
Ficou com vontade de conhecer mais sobre o mundo do e-commerce? Pois você veio no lugar certo: confira o Guia completo e totalmente GRATUITO que preparamos com mais informações para você.
Para conferir mais conteúdos como este, é só continuar de olho em nosso blog e acompanhar nossas novidades pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

Marketing Polibras
Compartilhe esta página: